OVNIs na TV

1 view

astroPT

to astr...@googlegroups.com

O documentário "Encontros Imediatos" já foi aqui referido pelo Luis Ribeiro, e o primeiro episódio já foi comentado aqui pelo Zé Matos.
Eu vou deixar os meus comentários para a lista de discussão, mas deixo aqui o 1º episódio, para quem ainda não o viu (em 3 partes).

http://astropt.org/blog/2008/04/09/ovnis-na-tv/

Blog do astroPT - a desbravar caminhos celestiais
(c) 2007 http://www.astropt.org/blog/

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Após ter visto todo o programa, tenho estes
comentários a fazer:

- não concordo com o Paulo Heleno de que o programa
foi uma desilusão, porque pelo menos fez-se alguma
coisa. Ao menos deu-se informação sobre o caso mais
complexo que aconteceu em Portugal.
- devido a isso, o programa é de certo modo
interessante.
- concordo com o Zé Matos que o programa ficou MUITO
aquém das expectativas.
- alguém consegue perceber o que dizem as cartas? Qual
é o objectivo de as mostrar se não se percebe o que
elas dizem? Será que é somente um assomo de elitismo
como diz o Paulo Heleno?
- vários investigadores usam uma linguagem demasiado
rebuscada. Qual é o público-alvo do programa? O comum
das pessoas ou o Sócrates? Um programa que se quer
popular não pode usar linguagem que requere que a sua
audiência tire doutoramentos E ande com o dicionário
ao lado.
Sinceramente, não sei quem andou a enganar certas
pessoas a dizer-lhes que são bons comunicadores...
- o programa era sobre OVNIs ou sobre alguns membros
da CTEC? A certa altura fiquei sem saber, porque só se
via a pessoa a falar...
- o falar-se demais, e de maneira tão elitista, faz
com que o programa se torne aborrecido... o que leva
as pessoas a adormecer.
- durante todo o programa tive a mesma percepção do
Paulo Heleno: parece que o programa foi feito de forma
amadora.
- oh senhores, o som duma máquina de escrever? Isso
não lembra a ninguém...
- enquanto via o programa, fez-me recordar o programa
TV Rural dos anos 70.
- ou seja, parece-me que os "pensadores" do programa
estão parados no tempo; no que era o mundo há 30 anos
atrás.
O COSMOS do Carl Sagan hoje não faria o sucesso que
fez na altura, devido à evolução do mundo e da TV.
Este programa parece-me dum tempo anterior ao Cosmos,
o que realmente não é nada convidativo.

qual é a tua ideia, Luis?

Carlos

--- astroPT <mar...@astropt.org> wrote:
> [...]
> foi comentado aqui pelo Zé Matos.
> Eu vou deixar os meus comentários para a lista de
> discussão, mas deixo aqui o 1º episódio, para quem

http://mail.yahoo.com

Luis Ribeiro

to astr...@googlegroups.com
OLá,

Sinceramente não posso dizer que não gostei do programa. Podia ser melhor... talvez, tudo pode ser melhor na vida... mas acho que foi bem melhor do que qualquer outro que tenha passado na TV, inclusivé até programas estrangeiros. Se nos mordemos todos por ver programas sobre ovni em que gira tudo à volta da explicação ET e só a ET é a explicação para o dito fenómeno, em que os casos são apresentados como verdades incontestáveis e com provas completamente estapafurdias, pelo menos este programa, a meu ver, não seguiu essa tendencia; julgo até que se afastou bem dessa linha.
 Quanto ao vocabulário usado... que queres que diga ? Que utlizassem uma linguagem corrente, tipo Zé povinho ? :-) Foi técnica demais ? Julgo que não, pois até eu compreendi lol. O público alvo somos todos nós e não quero discutir contigo formas de comunicação ... já tenho a minha dose :-).
 Julgo que faltou no programa foram comentários independentes, de alguém não ligado ao CTEC. Aqui concordo. Ficou tudo no seio da familia.
Julgo que as criticas aqui apresentadas foram demasiado severas. Para mim, uma atitude céptica de negar por negar é tão reprovável como a de acreditar por acreditar. Afinal, o que há aqui para negar ? Que as testemunhas são todas mentirosas? Que a foto é falsa ? .... O assunto foi exposto, de modo nu e cru e teceram-se comentários, nada mais. Não se deu explicação alguma , ficou tudo em aberto. Na realidade pouco mais há a dizer.

Abraços :-)
LuisRibeiro

Carlos

to astr...@googlegroups.com
Acho que foi pouco "engaging".

E demasiado parado no passado.

Até os investigadores estavam parados no passado, no
seu discurso.

O que se quer de um programa é que esteja actual e
olhe pró futuro ;) Mesmo usando um exemplo do passado
;)

Claro que ainda há que goste do TV Rural de há 20 anos
atrás.... mas não me parece que ele agora tivesse
grande audiência, fosse engaging, etc... ;)

Carlos :-D