Silverlight 4 beta

0 views
Skip to first unread message

Joel Souza

unread,
Nov 23, 2009, 6:23:16 PM11/23/09
to ar...@googlegroups.com
Ta aí uma aplicação que, mesmo rodando em cima de plugin, vale o download. A MS tá correndo correndo bonito atrás do prejuízo e, mesmo que não alcance tão cedo, consegue emplacar em pequena escala, alguma coisa que faça valer a experiência (quem ainda não rodou o Windows Seven, deveria testar pra ver o quanto as coisas mudaram). 

O René esteve aqui na agência dia desses e mostrou várias coisas legais feitas em silverlight. Streaming de vídeo com adaptação da resolução conforme a banda do cliente foi a que mais chamou a atenção. 

Air não embarcou na onda não sei por qual motivo. 



PS: o podcast do rené, na minha humilde opinão, é disparado um dos pouquíssimos do bananão que vale assinar. 
de tirar o chapéu: Facebook + Silverlight 4

semana passada anunciaram no PDC09 em Los Angeles o Silverlight 4 beta.  um monnnnte de funcionalidades legais, um monte.   e pra ter uma noção de tudo o que dá pra fazer demonstraram uma aplicação em Silverlight 4 rodando fora do browser e consumindo os serviços do Facebook.    software + serviços na veia.  assista, eu dublei (de improviso, como sempre) pra ficar mais fácil de entender (espero).

se quiser ver o vídeo original aqui está: Day 2 Keynote :: Sessions :: Microsoft PDC09

--
Joel Souza

Irapuan Martinez

unread,
Nov 23, 2009, 6:51:04 PM11/23/09
to ar...@googlegroups.com
2009/11/23 Joel Souza <joel....@gmail.com>

Ta aí uma aplicação que, mesmo rodando em cima de plugin, vale o download. A MS tá correndo correndo bonito atrás do prejuízo e, mesmo que não alcance tão cedo, consegue emplacar em pequena escala, alguma coisa que faça valer a experiência (quem ainda não rodou o Windows Seven, deveria testar pra ver o quanto as coisas mudaram). 

A witch! Burn her!!!!!
 
O René esteve aqui na agência dia desses e mostrou várias coisas legais feitas em silverlight. Streaming de vídeo com adaptação da resolução conforme a banda do cliente foi a que mais chamou a atenção.

Abri a tal apresentação - nem lembrava que eu tinha SL no Iracomputador. Devo ter instalado para falar mal com mais propriedade.

Duas horas de apresentação por uma tecnologia que eu não vejo ganho do mercado se ela aumentar sua participação? Uma tecnologia que é concorrente de um fiasco chamado Flash e que prejudicará standards abertos como Ogg ou HTML 5? Uma tecnologia que agora sei chegou a 4 versão, a própria Microsoft ignora suas aplicações, apenas parceiros arriscaram colocar um tímido conteúdo no ar (tão tímido que apenas web designers muito curiosos já viu alguma)?

Pentear macacos é um melhor aproveitamento de tempo.

Air não embarcou na onda não sei por qual motivo.

A Macromedia tentou emplacar uma web só dela, não vou lembrar do nome do raio da tecnologia, era basicamente um browser que só rodava SWF como applets - ou seja, só os applets abençoados pela Macromedia. Estranhamente, o formato não vingou! O Air não me mostra o que é diferente disto, trazer lereia pra web quando ela funciona maravilhosamente sem isto.

Air não embarcou pelo memos motivo que o Java como aplicativo on line não embarcou: Complexo demais, licenças caras demais, manutenção cara demais e quem teve uma boa idéia pra fazer on line, HTML e Javascript bastou.

 
de tirar o chapéu: Facebook + Silverlight 4

semana passada anunciaram no PDC09 em Los Angeles o Silverlight 4 beta.  um monnnnte de funcionalidades legais, um monte.   e pra ter uma noção de tudo o que dá pra fazer demonstraram uma aplicação em Silverlight 4 rodando fora do browser e consumindo os serviços do Facebook.    software + serviços na veia.

Pra quê exatamente eu preciso do middleware em Silverligth... Se eu já tenho no browser?

Parece o comprimido para matar sede: Você toma um com um copo d'água e tcha-rám!
 

Joel Souza

unread,
Nov 23, 2009, 7:23:26 PM11/23/09
to ar...@googlegroups.com
O René esteve aqui na agência dia desses e mostrou várias coisas legais feitas em silverlight. Streaming de vídeo com adaptação da resolução conforme a banda do cliente foi a que mais chamou a atenção.
concorrente de um fiasco chamado Flash e que prejudicará standards abertos como Ogg ou HTML 5? Uma tecnologia que agora sei chegou a 4

Ninguém fazendo isso tá prejudicando standard aberto. 

Falando como usuário de banda precária, se eu puder escolher entre um vídeo que HD roda travado embutido no HTML ou outro que, (mesmo que tenha que instalar o bendito plugin) adapta a resolução dependendo da minha banda e roda liso, eu fico com a segunda opção.

Agora implementar as tais opções (deixando a cargo do usuário a melhor escolha - página/serviço/widget/whatever) fica a critério do desenvolvedor e não da MS.


--
Joel Souza

Alexandre Gaigalas

unread,
Nov 23, 2009, 7:57:48 PM11/23/09
to ar...@googlegroups.com

2009/11/23 Joel Souza <joel....@gmail.com>


Falando como usuário de banda precária, se eu puder escolher entre um vídeo que HD roda travado embutido no HTML ou outro que, (mesmo que tenha que instalar o bendito plugin) adapta a resolução dependendo da minha banda e roda liso, eu fico com a segunda opção.

Se ele adapta resolução (baixando-a), deixa de ser HD. É possível (e é comum) detectar a banda de um usuário e oferecer uma versão de menor resolução, a diferença é que o Silverlight faz isso on-the-fly. Olha que útil: se você comprar um pacote de internet melhor no meio da execução do vídeo ele começa a ficar mais nítido... viu como é algo totalmente utilizado no dia-a-dia?
 

Thiago Lima

unread,
Nov 24, 2009, 8:51:57 PM11/24/09
to ar...@googlegroups.com
A Microsoft encontrou um jeito de popularizar o Silverlight. Ela obrigou a gente a fazer um update do MSN e o silverlight vem com instalação pré-definida (opt-in by default).

90% dos que usam msn vão passar batido e instalar isso. MS deveria ser processada novamente por causa disso

2009/11/23 Joel Souza <joel....@gmail.com>



--
Thiago Lima
Products Director
http://www.eventials.com

Renato Elias

unread,
Nov 24, 2009, 10:57:32 PM11/24/09
to ar...@googlegroups.com
Por essas e outras que  ando feliz com a dupla mac & linux

Até agora não vi um raios de app silverlight decente, nem vejam com essa de que tem aceleração em gpu, pq qq plugin O3D pode ter, assim como silverlight basta instalar, mas a vantagem que é multiplataforma, até o quicktime é mais multiplataforma que silverlight, que na versão mac, é silverlight com um que de "light" lembrando o flash e o flash lite, os 2 eram flash, mas um não tinha nada a ver com o outro.
Renato Elias
Web Developer




Marcus VBP

unread,
Nov 25, 2009, 3:27:18 AM11/25/09
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Pois é renato, concordo... Uma das maiores críticas que faço ao
Silverlight e ao .Net framework é que eles se vendem como
multiplataforma, não sendo. Não vejo problema realmente em lançar um
produto para concorrer com outro já estabelecido (o Flash, no caso).
Só que a MS não ta nem aí pra outras plataformas realmente, eles
querem é vender windows e office. aí eles lançam versões oficiais do
software para windows, mas para linux eles dizem "a especificação é a
aberta, a comunidade pode fazer sua propria versão opensource". Isso
tá correto, mas não vejo motivo para a MS não lançar uma versão
oficial. No final de contas você tem 2 versões de um produto, a
oficial, e uma remelenta, 2 ou 3 versões atrasada com a versão mais
recente, lançada pela comunidade, e que não pode ser associada ao nome
microsoft. não pode ser um MS Moonlight ou MS Mono.

Pessoalmente acho alguns produtos da Microsoft muito bons, mas eles
tẽm uma visão muito possessiva.

E falem o que quiseram de Flex, mas eu rodo aplicativos flex no
windows e no linux, e eles têm a mesma aparência e funcionalidade nos
dois sistemas. O aplicativo supre completamente minha necessidade, não
vejo motivo para não usa-lo, mesmo usando Flash (que também não curto
muito).

On 25 nov, 00:57, Renato Elias <renato.el...@gmail.com> wrote:
> Por essas e outras que  ando feliz com a dupla mac & linux
>
> Até agora não vi um raios de app silverlight decente, nem vejam com essa de que tem aceleração em gpu, pq qq plugin O3D pode ter, assim como silverlight basta instalar, mas a vantagem que é multiplataforma, até o quicktime é mais multiplataforma que silverlight, que na versão mac, é silverlight com um que de "light" lembrando o flash e o flash lite, os 2 eram flash, mas um não tinha nada a ver com o outro.
>
> On Nov 24, 2009, at 11:51 PM, Thiago Lima wrote:
>
>
>
>
>
> > A Microsoft encontrou um jeito de popularizar o Silverlight. Ela obrigou a gente a fazer um update do MSN e o silverlight vem com instalação pré-definida (opt-in by default).
>
> > 90% dos que usam msn vão passar batido e instalar isso. MS deveria ser processada novamente por causa disso
>
> > 2009/11/23 Joel Souza <joel.so...@gmail.com>
> > Ta aí uma aplicação que, mesmo rodando em cima de plugin, vale o download. A MS tá correndo correndo bonito atrás do prejuízo e, mesmo que não alcance tão cedo, consegue emplacar em pequena escala, alguma coisa que faça valer a experiência (quem ainda não rodou o Windows Seven, deveria testar pra ver o quanto as coisas mudaram).
>
> > O René esteve aqui na agência dia desses e mostrou várias coisas legais feitas em silverlight. Streaming de vídeo com adaptação da resolução conforme a banda do cliente foi a que mais chamou a atenção.
>
> > Air não embarcou na onda não sei por qual motivo.
>
> > PS: o podcast do rené, na minha humilde opinão, é disparado um dos pouquíssimos do bananão que vale assinar.
> > de tirar o chapéu: Facebook + Silverlight 4
>
> > semana passada anunciaram no PDC09 em Los Angeles o Silverlight 4 beta.  um monnnnte de funcionalidades legais, um monte.   e pra ter uma noção de tudo o que dá pra fazer demonstraram uma aplicação em Silverlight 4 rodando fora do browser e consumindo os serviços do Facebook.    software + serviços na veia.  assista, eu dublei (de improviso, como sempre) pra ficar mais fácil de entender (espero).
>
> > se quiser ver o vídeo original aqui está: Day 2 Keynote :: Sessions :: Microsoft PDC09
>
> > --
> > Joel Souza
>
> > --
> > Thiago Lima
> > Products Director
> >http://www.eventials.com
>
> Renato Elias
> Web Developer
> +55 11 76943872
> renato.el...@gmail.com

Irapuan Martinez

unread,
Nov 25, 2009, 7:38:29 AM11/25/09
to ar...@googlegroups.com
2009/11/24 Thiago Lima <thi....@gmail.com>

A Microsoft encontrou um jeito de popularizar o Silverlight. Ela obrigou a gente a fazer um update do MSN e o silverlight vem com instalação pré-definida (opt-in by default).

Tentei abrir o MSN dia desses. Não permitiu eu logar sem efetuar o download da atualização. EM NENHUM LUGAR, me davam a opção de continuar com a versão antiga e/ou avisam o que estava vindo no download.

Era o Silverlight então?

Bom, depois da terceira tentativa aonde o download é interrompido, desisti de usar o MSN, DEFINITIVAMENTE. Miranda, come here. I had a job for you.

 
90% dos que usam msn vão passar batido e instalar isso. MS deveria ser processada novamente por causa disso

E tem gente capaz de defender esta excrescência.

O pessoal baixa/atualiza o Flash por pelo menos uma razão: CONTEÚDO. Microsoft empurra o Silverlight PORQUE ELES QUEREM.

Sinceramente, Silverlitght pode ser a utopia em software, mas servido deste jeito, passo.

Thiago Lima

unread,
Nov 25, 2009, 7:56:06 AM11/25/09
to ar...@googlegroups.com
Sobre isso


Web 2.0 Expo: O'Reilly Warns Of Web War


Internet visionary fears an end to openness as Internet rivals consolidate power.

The Web, which began life as an open community where information and tools were freely shared across geographic, political, and social boundaries, is in danger of becoming segmented into a federation of closed camps led by a handful of increasingly powerful vendors, said Internet pundit Tim O'Reilly.

"We're heading back into an ugly time," said O'Reilly, during a keynote address Tuesday at the Web 2.0 Expo in New York City.

O'Reilly said efforts by Google, Microsoft, Amazon, Apple, and other tech vendors—as well as publishers like Rupert Murdoch's Dow Jones—to create closed communities around their products and services are jeopardizing the freedom, and the spirit, of the Web.

"It's no longer about the Internet as a platform," said O'Reilly. "It's Google as a platform, it's Amazon as a platform, it's Microsoft as a platform," he said before a packed room at the Jacob Javits Convention Center.

O'Reilly pointed to Murdoch's intention to create pay walls around Dow Jones newspaper sites, to Apple's mandatory vetting of all third-party iPhone applications, and to a recent Google announcement in which the search giant said it would release a free turn-by-turn navigation system—but only for use on phones powered by its Android operating system.

"That's not the way the Web works," said O'Reilly, founder of O'Reilly Media and the first to coin the term Web 2.0, a concept where the Web is, in effect, the operating system for the Internet. And that OS, O'Reilly said, should be made up of "small pieces, loosely joined."

Instead, vendors are attempting to create "one ring to rule them all," said O'Reilly, referring to the one ring that would supposedly give the wearer ultimate power in Lord Of The Rings.

To counter the trend, O'Reilly said vendors like Google and others "must be rigorous in thinking through the benefit to the user" when it comes to developing new products, instead of focusing on how the product will enhance their competitive position.

"Do what you do best, link to the rest," said O'Reilly, citing an oft-quoted Web 2.0 maxim.


2009/11/25 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>

Irapuan Martinez

unread,
Nov 25, 2009, 8:41:18 AM11/25/09
to ar...@googlegroups.com
On Wed, Nov 25, 2009 at 10:56 AM, Thiago Lima <thi....@gmail.com> wrote:
Internet visionary fears an end to openness as Internet rivals consolidate power.

O RLY, O'Reilly? O que você entende de internet, heim? Exceto ter tido a percepção que transitamos entre Web 1.0 para Web 2.0?

 
O'Reilly said efforts by Google, Microsoft, Amazon, Apple, and other tech vendors—as well as publishers like Rupert Murdoch's Dow Jones—to create closed communities around their products and services are jeopardizing the freedom, and the spirit, of the Web.

Discordo que o Google faça parte desta panelinha. Qual tecnologia do Google hoje não é aberta?

Talvez o coração Page Ranking, mas tem dúzias de API pra cada subdomínio do Google. Não consigo pensar em nada provindo da empresa que seja proprietário ou que nos faça depender - exceto a qualidade - de suas ferramentas.
 

"It's no longer about the Internet as a platform," said O'Reilly. "It's Google as a platform, it's Amazon as a platform, it's Microsoft as a platform," he said before a packed room at the Jacob Javits Convention Center.

Linux também é uma plataforma.

Tudo que o Google libera, visa usar a internet como plataforma. Até seu Chromium deixa isto evidente. Aplicações locais, o Google não ganha nada, já que o grosso de seu sustento vem do Adsense.

Camilo Oliveira

unread,
Nov 25, 2009, 10:41:30 AM11/25/09
to ar...@googlegroups.com
2009/11/24 Thiago Lima <thi....@gmail.com>

A Microsoft encontrou um jeito de popularizar o Silverlight. Ela obrigou a gente a fazer um update do MSN e o silverlight vem com instalação pré-definida (opt-in by default).


No Windows não tem aplicativo pra MSN melhor que o Pidgin. O Adium, que é a versão pra Mac também faz bem o serviço.


--
Camilo Oliveira

Portfólio - http://www.camilo87.com
Design Coletivo - http://designcoletivo.com

Israel Cefrin

unread,
Nov 25, 2009, 10:59:12 AM11/25/09
to ar...@googlegroups.com
2009/11/25 Camilo Oliveira <lis...@camilo87.com>:

> No Windows não tem aplicativo pra MSN melhor que o Pidgin. O Adium, que é a
> versão pra Mac também faz bem o serviço.

Faz um tempo que não uso o MSN. Agora até vou testar esse adium apenas
de curiosidade. Mas o gtalk no browser mesmo tem sido meu IM único nem
sei desde quando.


--
Israel Cefrin

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages