O que conecta 4 bi de pessoas e é muito mais importante que o Facebook ?

11 views
Skip to first unread message

Cleber Gouvêa

unread,
May 8, 2012, 7:07:14 PM5/8/12
to ar...@googlegroups.com, metarec...@lists.riseup.net
O humilde SMS. Faz 20 anos em 2012. :)

"Here's a question: what's bigger and far more important than
Facebook? Hint: it's very low-tech and doesn't need a smartphone or
even an internet connection. And this year marks its 20th birthday,
which means that in internet time it's 140 years old. Oh, and it
doesn't involve LOLcats either.

Got it yet? It's SMS – text messaging to you and me. Or txt msng, if
you prefer. Two-thirds of the world's population – that's over 4
billion people – have access to it because that's the number of people
who have mobile phones, and even the cheapest, clunkiest handset can
send SMS messages. It's had a much bigger impact on people's lives
than anything dreamed up in Silicon Valley."

http://www.guardian.co.uk/technology/2012/may/06/sms-text-messages-20th-birthday

Cleber

Pedro Rocha

unread,
May 8, 2012, 7:13:02 PM5/8/12
to ar...@googlegroups.com

Em tempos tão hightech, esquecem de que preço ainda é o fator mais importante para a "acessibilidade".

Parabéns ao SMS!

--
Ao responder um tópico reproduza apenas a parte
relevante da mensagem original, apagando demais
partes e assinaturas.

Para sair deste grupo: arqhp-un...@googlegroups.com
Outras opções: http://groups.google.com/group/arqhp

Irapuan Martinez

unread,
May 8, 2012, 9:33:38 PM5/8/12
to ar...@googlegroups.com
Ainda me lembro do meu primeiro SMS. Eu era cliente da Americel, única operadora que cobria Distrito Federal e Goiás (posteriormente, comprada pela Claro). Foi uma propaganda da própria Americel, vendendo um pacote de 20 SMS (o Faustão não tinha ainda dado a sua mais infeliz contribuição da vida e chamá-lo de "torpedo" - uma gíria da época do onço para recadinhos de paquera enviados dentro de salões) por uns R$ 50 na época.

Sabe o que era engraçado: É que eu sequer tinha SMS no meu pacote. Então fiquei assim: A Americel não liberava eu enviar SMS sem pagar uma fortuna, mas ela podia me enviar propaganda pro SMS.

Vi emocionado anos depois um grande avanço: PODER MANDAR SMS PARA OUTRA OPERADORA! Uau! Mais emocionante que isto foi poder fazer ligações de uma operadora para outra, que havia acontecido apenas com alguns meses de atencedência... Era naquela época aonde o custo de uma ligação celular era compartilhado com quem ligava e com quem recebia.

Gozado mesmo é que hoje, é que enquanto o peso do celular caiu 20 vezes, pagamos talvez apenas metade das tarifações daqueles idos. E o telemarketing das operadoras só passaram a funcionar POR FORÇA DE LEIS. Embora hoje eles ainda usem ábacos e fichários no lugar de computadores, pois vá ter sistema lento e caidor assim numa obra do Kafka!

Se numa mão o Governo aliviou a burocracia comercial (menus mais produtivos; portabilidade; metas de expansão; ouvidorias) ele esgana com a outra: Entre 1/4 a 1/3 da conta são tributos. Daquele tipo de tributo saboroso como o CPMF ("vai pra saúde! Quem não quer ajudar a Saúde?"). FUST, por exemplo, que deveria ir para PESQUISA CIENTÍFICA... Vai inteirinho para o baú do Governo para equilibrar o déficit fiscal. E dali, para ser gasto com aquela política jaboticabalmente brasileira de verbas lá, vota aqui de deputados e senadores.

Coisa de uns R$ 20 bilhões/ ano que deixam de virar capital intelectual e científico pra virar Copa do Mundo.

E o SMS? Enquanto aqui ele vive aos trancos e barrancos de lobbys políticos, filhos de presidente que viram sócios de concessionárias telefônicas e tributos que são pessimamente gerenciados, é espantoso o que fazem com ele na África. Enquanto aqui aplicações bancárias móveis caminha tibiamente, lá o SMS é utilizado para transferir numerários.

Quer ver o futuro do SMS, não olhe para um Japão, Google ou Finlândia. Olhem para a África.

Cleber Gouvêa

unread,
May 18, 2012, 2:16:48 AM5/18/12
to ar...@googlegroups.com, metarec...@lists.riseup.net

Irapuan Martinez

unread,
May 18, 2012, 5:14:08 PM5/18/12
to ar...@googlegroups.com
On Fri, May 18, 2012 at 3:16 AM, Cleber Gouvêa <cle...@gmail.com> wrote:
O humilde SMS serviu tb para ilustrar a pizza de uma CPI:
http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,tv-flagra-mensagem-de-petista-tranquilizando-sergio-cabral-por-cpi,874388,0.htm

E nem era um Nextel.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages