Notepad++
http://notepad-plus.sourceforge.net/br/site.htm
Esse não precisa de crack.
E vc dá autocomplete com Shift + barra de espaço. Colore a sintaxe,
tem um "procurar e substituir" que é uma beleza...
Tem versão Portable pra carregar no pendrive... me quebra um galhão na escola.
--
[]'s & =*'s do lee
# Alessandro Ramos dos Santos @ Itaporanga @ SP @ Brasil
# MSN: lee.rain # Gtalk: edenfall # Orkut: 7093009035179968825
Perdoai, Abrasoft. Eles não sabem o que fazem.
> Detalhe: Quando corto, eu uso um actionscript feito por um conhecido,
> vc seleciona a area e aperta F5 e tlin tloin, pronto é só botar o nome
> e salvar sem aquele processo melecoso.
Como castigo, você deveria migrar do Photoshop. Usar qualquer outro
software raster.
Porque Photoshop não importa. Você está fazendo home pages. Em lugar
algum da web lhe dirão que Photoshop é essencial ao web development.
Exceto revendendores de licença e bitolados.
O valor do exercício é justamente este, se desbitolar.
> 2- Uso Dreamweaver 8 ( Não consegui crack q funcione pro cs3 )
Sou do tempo que era tabu comentar isto em fórum público. Não
propriamente se expor, mas só a evidência da newbice.
> Sinto falta daquela linha que acompanhava o código que esta sendo
> editado que tinha no maravilhoso homesite. Mas tive que imigrar pro
> dream devido o seu autocompletar. Há outra saída? ou técnica que
> simplifica o trabalho no dream?
Antes do Dreamweaver, fazíamos tudo que o Dreamweaver faz, sem o
Dreamweaver. Use Notepad por um mês, como castigo, pequeno gafanhoto.
Só assim você poderá partir e vingar sua família morta pela quadrilha
de Uing Fa Yo.
> 3- Com conselhos dos meus antigos aprendizes, aconselharam usar o
> reset.css que zera os valores alegando
Bitolagem detectada!!! Alerta! Alerta!
Que "reset.css" o quê. Isto parece "spacer.gif".
> que simplifica a vida. mas aquilo tem me atrapalhado e ajudado em
> certos momentos, basta meter a mão e fazer que ele seja mais
> especificado as suas necessidades.
A maioria das regras de web development são bitolagens passadas de
geração a geração. Como evitar? Pense. Questione. Subverta.
Você já deu um excelente passo, montando um "laboratório". Na minha
juventude, eu tinha aqui um diretório com centenas de HTML escritos
por mim para testar CSS, Javascript, Validações. Isolava um recurso e
iria testá-lo, antes de jogá-lo no mark up.
> 4- Uso o quarteto (Opera,ie7,safari,firefox) para ajustar o source,
> mas se precisar de exagerar tem o http://browsershots.org para te
> orientar, é lento mas é a melhor saída que tenho.
Esqueça os browsers. Foque no mark up. Na estrutura do HTML. Crie como
se criasse uma home page em 1995 - que as dúvidas em torno do web
development eram "Se o browser suporta imagem e javascript".
Crie como se criasse para 1995, porém usando XHTML. É retrocompatível,
de qualquer forma.
Depois, só depois, glaceie com CSS e Javascript. Para tanto, não
precisa de 4 browsers. Use um dos KMOS (Konqueror; Mozilla; Opera ou
Safari) e mais o IE. Funcionou nos dois, tem excelentes chances de
funcionar em todos.
Com a prática, isto se viabiliza. O ponto chave é não complicar. É nas
dobras do código que Murphy se esconde. Deixe o código lisinho, ele
não terá aonde se esconder.
> Estou nesse pé! Esse é meu laboratório!
> Falta algo nele?
Nada. Exceto mudar o modelo de pensá-lo. Não veja o mark up com os
mesmos olhos do mercado. Veja como o W3C o criou. Porque a estrutura
<head> e <body>. Porque o <div>. Porque o <img> e <object>. Porque o
<marquee>.
MSN: claudia-...@hotmail.com
Gmail: claudia...@gmail.com
Orkut: Claudia Pessanha
Skype: Claudiapessanha
@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
essa foi a pior thread da semana.
o meu também é portátil. tenho tudo num macbook :P
--
Leonardo Faria
leonardofaria.net
Meu Lab é simples: notepad++, firefox (firebug+web developer) e um gimp de
vez em quando
Valeu!
O que não justifica o crime, de qualquer maneira.
2008/3/25 mateus...@gmail.com <mateus...@gmail.com>:
> Eu uso photoshop pq tbm sou designer! paguei pelo photoshop 5 e
> desisti de upradear diante da pirataria massiva.
O que não justifica o crime, de qualquer maneira.
> Se tu curte o seboso
> notepad! vai na raça!
Seboso? Notepad é o aplicativo mais bem resolvido da Microsoft. Fácil
de usar, não tem segredos, abre um catatau de formatos, rápido
absurdo. Quer me ver perdido é não ter o atalho para ele no menu
direito do mouse.
Oh, mas ele não tem live database nem gera código com o toque de um
botão... Isto, em muitos casos, é na verdade mais um estorvo e
bitolagem do que mérito em praticidade.
> >>Bitolagem detectada!!! Alerta! Alerta!
> >>Que "reset.css" o quê. Isto parece "spacer.gif".
>
> Ok, se tu julga isso! beleza, quero uma crítica firme sua!
> Gostaria que você desse uma fufucada na proposta de Eric Meyer.
> --->> http://meyerweb.com/eric/tools/css/reset/
> Outros sites para o reconhecimento:
> http://en.wikipedia.org/wiki/Eric_Meyer
> http://meyerweb.com/
Depois me dá uma dicas sobre um tal de Hakon Lie e um fulando chamado
Jeffrey Zeldman, Mateus.
> Nao acho que seja bitoinhagem, justamente pq ele nao faz nada 'de
> mais', alem de, justamente, 'resetar' a apresentacao nos navegadores.
> evitando certos stress!
Aposto que tu usa hack de CSS e acha que são um... avanço.
Surpresa: hack é código imundo. É ele que faz o Windows ser a porcaria
que é. Solução com complicadores, não a remoção deles.
> Martinez, nao sei como vc conceitua makup, meu markup puxa os
> conceitos de marketing sobre o custo de produto.
"Nós apertamos as mãos. Um carro encosta no meio-fio lá fora e
entramos no banco de trás. Ele levanta as pernas das calças
segurando-as nos vincos ao entrar no carro. Ele parece ter sido feito
por encomenda.
O agente parece eterno e durável. Só de encontrá-lo sinto a mesma
culpa de quando compro algo impossível de ser reciclado.
"Nossa outra cura para o câncer chama-se Oncologic", ele diz, e me
passa outro frasco marrom, sentado comigo no banco de trás. É um carro
bacana, com bancos de couro preto e todo acolchoado por dentro. A
viagem é mais suave que a que fiz de avião. Dentro do segundo frasco
há mais cápsulas escuras, e colado nele está um rótulo de farmácia
desses comuns. O agente retira da pasta outro frasco.
"Este é uma de nossas curas para a AIDS", ele anuncia. "É o nosso
produto mais vendido." Ele continua retirando frasco após frasco de
dentro da pasta. "Aqui temos nossa cura para a tuberculose resistente
a antibióticos. Este é para cirrose hepática. Este é para o mal de
Alzheimer. Neurite múltipla. Mieloma múltiplo. Esclerose múltipla.
Rinovírus", ele continua, balançando cada um dos frascos para que as
pílulas lá de chacoalhem, e depois os passa para mim.
ViralSept, está escrito num frasco.
MaligNon, noutro.
CerebralSave.
Kohlercaine.
Palavras sem sentido.
São frascos marrons todos do mesmo tamanho, com tampinhas de segurança
brancas e rótulos da mesma farmácia.
O agente chegou empacotado num terno de lã cinza tamanho médio
trazendo apenas sua pasta. Ele tem dois olhos castanhos atrás dos
óculos. Uma boca. Unhas limpas. Nada é
excepcional nele, exceto o que ele está me contando.
"Fale qualquer doença", ele diz, "e temos uma cura pronta para ela."
Ele retira mais duas mãos cheias de frascos marrons da pasta e os
chacoalha. "Eu trouxe isto tudo para te provar."
A cada segundo, o carro em que estamos desliza mais e mais na
escuridão em direção a
Nova York. Ao nosso redor, outros carros marcam passo. Digo que fico
surpreso que todas
essas doenças ainda existam no mundo.
"É uma pena", o agente comenta, "o fato de a tecnologia médica ainda
estar tão atrasada em relação ao marketing. Puxa, fazemos nossas
promoções de vendas há anos, as canecas de
presente para os médicos, os anúncios em revistas, o lançamento dos
produtos, mas é a mesma cantilena de sempre. As pesquisas estão
atrasadas em anos. Os macacos de laboratório ainda morrem feito
moscas.""
Palahniuk, Chuck - in "O Sobrevivente".
* { margin: 0; padding: 0; }
AÊ.
Sério: pesa o tamanho do seu reset.css aí e quantas vezes ele
realmente vai ser útil pra algo que o seletor acima não faça.
--
diego nunes
dnunes.com
* { margin: 0; padding: 0; }
* { margin: 0; padding: 0; }
não funciona no IEca6 até onde me lembro
Mas pode ser mito, não se é verdade e não sei como poderia medir isso.
Pablo | www.noema.com.br
Na mesma thread recomendaram o reset do Yahoo:
http://developer.yahoo.com/yui/reset/
2008/3/26 Pablo Barros <pablo...@gmail.com>:
--
Eu ainda acho mais fácil eu definir o margin e padding dos
elementos que eu quero (já que provavelmente eu alteraria os valores
padrão do navegador, mesmo) do que usar aquele monte de regras pra
fazer uma coisa tão simples.
--
diego nunes
dnunes.com
Qual é a lógica mesmo de "zerar" propriedades de TODOS elementos, e
depois mais adiante, eu configurar o tamanho que eu quero?
Não é redundante?
Que era, afinal, o problema do spacer.gif: Pra quê a gente salpicava o
mark up com imagens transparentes de 1px de dimensão? Nunca
questionamos a razoabilidade disto.
é lógico.
ou você acha que vou perder meu tempo respondendo suas dúvidas de css?
suporte por email só após confirmação do pagamento.
--
Leonardo Faria
leonardofaria.net
Porque as propriedades "default" são diferentes de navegador pra navegador?
Inclusive para os KMOS?
Perdoe o leigo aqui, Ira, mas o que seria isso?
Pois é. A especificação não é clara quanto a que valores usar como
padrão (às vezes ela se omite completamente, nesse quesito), e ficou
da cabeça dos criadores dos navegadores definir isso como julgaram
conveniente (e, lógico, tentando manter uma certa coerência com o que
já estava implementado mercado afora). O grande problema dessa
aleatoriedade, mesmo que coerente, é que há mais de uma maneira de se
obter o mesmo resultado visual, falando das propriedades do CSS. Se eu
coloco "margin: 5px; padding: 10px;" ou "margem: 10px; padding: 5px"
num elemento dentro de uma página em branco, isso não alterará em nada
o resultado. Mas quando eu for alterar uma dessas propriedades o
resultado será diferente de navegador para navegador.
Na maioria das vezes, principalmenête quando voc vai lidar com
listas (UL, OL e DL), é muito corriqueiro ter resultados completamente
inconsistentes, porque cada navegador aplica valores diferentes para
os elementos (o UL ou OL e o LI, assim como o DL, DT e DD). Nesses
casos, para não zerar um a um, zero tudo d'uma vez e economizo um
bocado de bytes no CSS no futuro.
O reset.css tentou fazer mais ou menos a mesma coisa, só que num
nível bem superior (tira até as aspas automáticos dos quotes de
navegadores modernos, por exemplo). O problema é que, ao menos pros
usos que eu faço, ele "passa do ponto". Pra mim não vale os bytes que
custa -- talvez pra alguém valha, vai saber...
--
diego nunes
dnunes.com
Markup é estutura.
Pegue um documento do Word ou do Powerpoint e peça para visualizar o
documento em tópicos. Fica muito parecido com HTML sem formatação.
Estrutura lógica. A web foi desenvolvida intencionando não o marketing
ou estética. A intenção eram com que agentes automatizados
processassem informações e service aos seus donos humanos. Por isto
que o HTML é escrito numa forma que web crawlers compreendam.
Mas isto não impede que o documento seja palatável ao ser humano. Daí
que inventaram a jóia chamada CSS. CSS Media Types são quase a
justificativa de para quê serve o CSS.
Markup é a estrutura. Semântica é o quanto relaciona a tag com o seu
conteúdo. Um endereço de contato dentro de uma <p> não é semântico.
Dentro dum <address>, tudaver.
Aonde a web errou: http://www.flickr.com/photos/jeremiah_owyang/1241424786/
Os desenvolvedores teimam em errar a mosca.
Perdoe o leigo aqui, Ira, mas o que seria isso?
> Inclusive para os KMOS?
Bom, respondendo então a pergunta do Ira:
Eu acredito que sim, nunca testei realmente.
Não sei se foi nessa lista, faz tempo, que falaram que existe, sim
algumas diferenças de um browser para outro. Inclusive nessa thread eu
li sobre o reset do Yahoo que citei.
Respondendo à *primeira* pergunta:
> Qual é a lógica mesmo de "zerar" propriedades de TODOS elementos, e
> depois mais adiante, eu configurar o tamanho que eu quero?
Partindo do princípio de que os navegadores definem cada um à sua
maneira as propriedades padrão dos elementos, se eu resetá-los e
depois configurá-los, vou ter mais certeza de que os elementos vão
aparecer do jeito que eu quero.
2008/3/26 Manoel Carvalho <man...@gmail.com>:
> Ele já tinha dito no início da thread.
>
>
> "Para tanto, não precisa de 4 browsers. Use um dos KMOS (Konqueror; Mozilla;
> Opera ou
> Safari) e mais o IE. Funcionou nos dois, tem excelentes chances de
> funcionar em todos."
>
>
> On Wed, Mar 26, 2008 at 1:29 PM, lee (Alessandro) <eden...@gmail.com>
> wrote:
> >
> >
> > > Inclusive para os KMOS?
> >
> > Perdoe o leigo aqui, Ira, mas o que seria isso?
--
Sim, inclusive eles.
Entre eles existem certas divergências quanto à aplicação de margens
internas, externas e etc.
Vide o elemento fieldset, por exemplo, até a borda varia.
--
Carlos R. L. Rodrigues
http://jsfromhell.com
On 3/26/08, Leandro Camargo <leand...@gmail.com> wrote:
O que sei que variavam eram geralmente listas de itens (<ol>, <ul>) e
elementos do form model.
Mas peraí. Estes são elementos da plataforma. Se você pega um browser
de uma webtv, dum videogame, estes campos são a coisa mais alienígena.
Logo, a questão é: Não faça seu layout depender de ajustes finos
destes campos. É encrenca na certa. Evite formatação neles. De quebra,
o usuário familiarizado com a plataforma entenderá de cara o que são
aqueles campos - pense naquela modinha de colorir barras de rolagem,
que as camuflava no meio do layout. Imagine quantos quilômetros de
conteúdo deixaram de ser rolados pois a barra de rolagem não ficou
evidente.
"Pô, mas isto vai atrapalhar meu conceito e tals". Home page não tem
cheiro. E ninguém diz que isto atrapalha o conceito do site.
O que sei que variavam eram geralmente listas de itens (<ol>, <ul>) e
On 3/26/08, Leandro Camargo <leand...@gmail.com> wrote:
>> Inclusive para os KMOS?
>
> Sim, inclusive eles.
> Entre eles existem certas divergências quanto à aplicação de margens
> internas, externas e etc. Vide o elemento fieldset, por exemplo, até a borda varia.
elementos do form model.
Esse lance de ter vários arquivos pode facilitar para o desenvolvedor, mas pode prejudicar a performance do site por causa dos vários requests que são feitos ao acessar os arquivos.
http://developer.yahoo.com/performance/rules.html#num_http
Conclusão tenho o que queria. Montei uma fabulosa lista de URL de
javascripts tools e demos em tirando apenas
5h do meu tempo restrito em 1 semana inteira postando e lendo.
Se fosse pescar sozinho no mar googleano eu gastaria 2 semanas
"INTEIRAS" que seriam 80 horas. isso procede?
2008/3/26 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>:
2008/3/26 Otávio Calaça Xavier <otav...@gmail.com>:
Mas se um layout depende de um ajuste tão fino, deveria considerar o
uso de Flash ou de PDF para publicação.
Se o sistema do usuário não tiver a fonte determinada? O browser puxar
outra fonte com métricas completamente diferentes. Zoom text é outra
coisa que acaba com os espaços delimitados visualmente das home pages.
Já temos que criar layouts tendo em mente que não existe ajuste fino
das dimensões. Assim como o Rio Tietê, precisa de espaço para
enchentes.
A minha primeira lição de CSS foi o Opera com seu Small Screen
Renderization. Caramba, redesenhava tudo em uma home page, para ser
contido numa largura de handheld. Isto localmente, sem interferir em
servidores! Minha primeira lição do CSS me jogou um balde de água
gelada na cara e disse: "Olhe como eu sou poderoso e como você esteve
no caminho errado todo este tempo".
Sim, mas não estou entrando no mérito desta discussão, essa já é uma
outra questão.
Estou apenas salientando os motivos de se anular certos aspectos da
apresentação padrão, para que você, no final das contas, não trabalhe
em função de valores variáveis entre os navegadores (caso use
justamente medidas 'em' ou uma outra medida relativa qualquer para se
ter uma flexibilidade maior do layout), gerando assim uma bola de
neve.
Talvez trabalhar em cima de variáveis seja positivo.
Deixa o web designer com o casco mais duro.
Claro que sim! Eu tenho um caderno aqui aonde eu anoto a caneta os
códigos que uso com mais frequência, então é só copiá-los.
> Pq eu to meio mal acostumado com CSS, principalmente pela lentidão de
> se programar comparado com aquela "ERA" onde o Deus era a <Table>
TopStyle and be happy.
> Cara, eu fazia os layouts 3x a 4x mais rápido em tables e ainda cutuca
> a vontade de usar <tables> mas vo deixar isso morrer pq a onda webiana
> já é outra.
Os médicos faziam 15 lobotomias por dia, até a OMS dizer que não era
nada daquilo.
> Cara, tem que ter solução que agilize o processo de codificação!
Isto, pequeno gafanhoto, não pode ser ensinado. Deve ser descoberto
por si próprio. E apresentados aos amigos, para ser ridicularizado.
Isto que faz verdadeiramente termos cascos duros.
Se o sistema do usuário não tiver a fonte determinada? O browser puxar
outra fonte com métricas completamente diferentes. Zoom text é outra
coisa que acaba com os espaços delimitados visualmente das home pages.
Já temos que criar layouts tendo em mente que não existe ajuste fino
das dimensões. Assim como o Rio Tietê, precisa de espaço para
enchentes.
A minha primeira lição de CSS foi o Opera com seu Small Screen
Renderization. Caramba, redesenhava tudo em uma home page, para ser
contido numa largura de handheld. Isto localmente, sem interferir em
servidores! Minha primeira lição do CSS me jogou um balde de água
gelada na cara e disse: "Olhe como eu sou poderoso e como você esteve
no caminho errado todo este tempo".
Qualquer HTML, inclusive sopa de tags, é redimensionada. User styles na cabeça.
> Fornecer um estilo melhorzinho para portáteis
> não é nada mais do que obrigação.
Estou tão feliz: Ontem configurei minha primeira rede wi-fi. Agora
posso conectar meu palm, Wii e meu futuro iPhone de onde eu estiver.
Se vocês detectarem uma rede chamada "covil_do_altíssimo"(*), toquem a
campainha pruma breja!
Isto é só pra alertar que o acesso a web via handhelds é realidade, e
tende a crescer.
Falta o Opera migrar para o Palm. O browser nativo dele é chinfrim sem
tanto. Quase me dá vontade de adquirir um com Windows CE. Mas passa
rápido.
* - escolhi o nome pois na vizinhança há uma igreja "Esconderijo do Altíssimo".
Eu nao sou manipulador, eu sou
provocador,estimulador,instigador,desafiador,duelador!!!
Uso essa lingua porque é ela que da resultado e eu nao escondo nada
nas fendas.
Nao escondo nada, apenas uso expresão com mais potência que gera mais
resultados.
...e assim vai.
2008/3/27 Perroud <per...@gmail.com>:
Sem falso moralismo: ficar divulgando o quanto você gosta de
infringir a lei não vai te tornar mais atraente pra ninguém (nem pros
potenciais futuros contratantes, nem pras agências de emprego que
eventualmente busquem seu nome no google e achem esse tópico, nem
sequer pras mulheres, porque essa coisa de rebeldia contra o sistema
só é admirado quando envolve risco físico, não só um teclado e um
monitor).
--
diego nunes
dnunes.com
Fato é: dia desses um prego grudou no meu pé, já que o primeiro
resultado da busca pelo seu nome era um thread aqui na lista, aonde
discutíamos uma home page incompatível no qual ele havia assinado o
nome como autor.
Todo mundo craqueia? Eu estou com o HD abarrotado de MP3 de música
sertaneja, funk e Jotaquest (fiquei sabendo que o download de música
ilegal os prejudicava).
Mas não tem qualquer serventia papagaiar isto por aí.
<micragem mode="on">Caramba, deixa o cara usar os softwares que ele quizer, eu uso Dreamweaver CS3 ('crakeado'), Fireworks CS3 ('crakeado'), Photoshop CS3 ('crakeado'), Flash CS3 ('crakeado') sem problema nenhum.</micragem>
O que faz o desenvolvedor não é a ferramenta, e sim o que ele é capaz de fazer!