Laboratório de CSS Brasileiro

4 views
Skip to first unread message

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 25, 2008, 10:32:39 AM3/25/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
O que será que os brasileiros usam para erguir um site ?

Eu faço assim:

1- Corto pelo photoshop cs2 (Nao consegui crack q funcione para o cs3)
Detalhe: Quando corto, eu uso um actionscript feito por um conhecido,
vc seleciona a area e aperta F5 e tlin tloin, pronto é só botar o nome
e salvar sem aquele processo melecoso.

2- Uso Dreamweaver 8 ( Não consegui crack q funcione pro cs3 )
Sinto falta daquela linha que acompanhava o código que esta sendo
editado que tinha no maravilhoso homesite. Mas tive que imigrar pro
dream devido o seu autocompletar. Há outra saída? ou técnica que
simplifica o trabalho no dream?

3- Com conselhos dos meus antigos aprendizes, aconselharam usar o
reset.css que zera os valores alegando
que simplifica a vida. mas aquilo tem me atrapalhado e ajudado em
certos momentos, basta meter a mão e fazer que ele seja mais
especificado as suas necessidades.

4- Uso o quarteto (Opera,ie7,safari,firefox) para ajustar o source,
mas se precisar de exagerar tem o http://browsershots.org para te
orientar, é lento mas é a melhor saída que tenho.

Estou nesse pé! Esse é meu laboratório!

Falta algo nele?

E como é seu laboratório?


Querendo action,reset.css,livros de css/html é só pedir!

Treme tudo!

Foi pra isso que eu vim, e você?


MR.








Ricardo

unread,
Mar 25, 2008, 10:35:32 AM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
acho que só falta vc ser preso por piratear software...




--
Ricardo L. Silveira
http://srsilveira.com

André Carneiro

unread,
Mar 25, 2008, 10:46:48 AM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
Me mande o reset.css para eu ver por favor. E ao invés de piratear, use software livre...

André

lee (Alessandro)

unread,
Mar 25, 2008, 10:56:30 AM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
Posso sugerir?

Notepad++
http://notepad-plus.sourceforge.net/br/site.htm

Esse não precisa de crack.

E vc dá autocomplete com Shift + barra de espaço. Colore a sintaxe,
tem um "procurar e substituir" que é uma beleza...

Tem versão Portable pra carregar no pendrive... me quebra um galhão na escola.

--
[]'s & =*'s do lee
# Alessandro Ramos dos Santos @ Itaporanga @ SP @ Brasil
# MSN: lee.rain # Gtalk: edenfall # Orkut: 7093009035179968825

William G. Comnisky

unread,
Mar 25, 2008, 10:59:21 AM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
PSPad (www.pspad.com), também é free e muito bom!

Em 25/03/08, lee (Alessandro) <eden...@gmail.com> escreveu:

Irapuan Martinez

unread,
Mar 25, 2008, 10:59:53 AM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
2008/3/25 mateus...@gmail.com <mateus...@gmail.com>:

> 1- Corto pelo photoshop cs2 (Nao consegui crack q funcione para o cs3)

Perdoai, Abrasoft. Eles não sabem o que fazem.

> Detalhe: Quando corto, eu uso um actionscript feito por um conhecido,
> vc seleciona a area e aperta F5 e tlin tloin, pronto é só botar o nome
> e salvar sem aquele processo melecoso.

Como castigo, você deveria migrar do Photoshop. Usar qualquer outro
software raster.

Porque Photoshop não importa. Você está fazendo home pages. Em lugar
algum da web lhe dirão que Photoshop é essencial ao web development.
Exceto revendendores de licença e bitolados.

O valor do exercício é justamente este, se desbitolar.


> 2- Uso Dreamweaver 8 ( Não consegui crack q funcione pro cs3 )

Sou do tempo que era tabu comentar isto em fórum público. Não
propriamente se expor, mas só a evidência da newbice.

> Sinto falta daquela linha que acompanhava o código que esta sendo
> editado que tinha no maravilhoso homesite. Mas tive que imigrar pro
> dream devido o seu autocompletar. Há outra saída? ou técnica que
> simplifica o trabalho no dream?

Antes do Dreamweaver, fazíamos tudo que o Dreamweaver faz, sem o
Dreamweaver. Use Notepad por um mês, como castigo, pequeno gafanhoto.
Só assim você poderá partir e vingar sua família morta pela quadrilha
de Uing Fa Yo.

> 3- Com conselhos dos meus antigos aprendizes, aconselharam usar o
> reset.css que zera os valores alegando

Bitolagem detectada!!! Alerta! Alerta!

Que "reset.css" o quê. Isto parece "spacer.gif".


> que simplifica a vida. mas aquilo tem me atrapalhado e ajudado em
> certos momentos, basta meter a mão e fazer que ele seja mais
> especificado as suas necessidades.

A maioria das regras de web development são bitolagens passadas de
geração a geração. Como evitar? Pense. Questione. Subverta.

Você já deu um excelente passo, montando um "laboratório". Na minha
juventude, eu tinha aqui um diretório com centenas de HTML escritos
por mim para testar CSS, Javascript, Validações. Isolava um recurso e
iria testá-lo, antes de jogá-lo no mark up.


> 4- Uso o quarteto (Opera,ie7,safari,firefox) para ajustar o source,
> mas se precisar de exagerar tem o http://browsershots.org para te
> orientar, é lento mas é a melhor saída que tenho.

Esqueça os browsers. Foque no mark up. Na estrutura do HTML. Crie como
se criasse uma home page em 1995 - que as dúvidas em torno do web
development eram "Se o browser suporta imagem e javascript".

Crie como se criasse para 1995, porém usando XHTML. É retrocompatível,
de qualquer forma.

Depois, só depois, glaceie com CSS e Javascript. Para tanto, não
precisa de 4 browsers. Use um dos KMOS (Konqueror; Mozilla; Opera ou
Safari) e mais o IE. Funcionou nos dois, tem excelentes chances de
funcionar em todos.

Com a prática, isto se viabiliza. O ponto chave é não complicar. É nas
dobras do código que Murphy se esconde. Deixe o código lisinho, ele
não terá aonde se esconder.


> Estou nesse pé! Esse é meu laboratório!
> Falta algo nele?

Nada. Exceto mudar o modelo de pensá-lo. Não veja o mark up com os
mesmos olhos do mercado. Veja como o W3C o criou. Porque a estrutura
<head> e <body>. Porque o <div>. Porque o <img> e <object>. Porque o
<marquee>.

Claudia Pessanha

unread,
Mar 25, 2008, 11:14:54 AM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
Não há nada melhor do que o bom e velho Eclipse! Ah, ele é gratuito! :D Ao invés de PS, uso Fireworks. Testo em IE6, IE7, Firefox.

Em 25/03/08, Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> escreveu:
MSN: claudia-...@hotmail.com
Gmail: claudia...@gmail.com
Orkut: Claudia Pessanha
Skype: Claudiapessanha

@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@

Valdir Silveira Junior

unread,
Mar 25, 2008, 1:02:24 PM3/25/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Recomendo tudo enxuto e livre:

Imagens: GIMP (http://www.gimp.org/) - não precisa crack
Editor: Intype (http://intype.info/) - não precisa crack

agora vem uma ferramenta essencial (e também não precisa crack):
ESTUDO!

estudar pra valer CSS, XHTML.. na internet não falta é informação
sobre isso.
Quer inspiração? procura por "css design" ou "css gallery", voce vai
ver muita coisa boa.


Boa Sorte

Valdir Silveira Junior
http://enlabs.net/blog/

On 25 mar, 12:14, "Claudia Pessanha" <claudiapessa...@gmail.com>
wrote:
> Não há nada melhor do que o bom e velho Eclipse! Ah, ele é gratuito! :D Ao
> invés de PS, uso Fireworks. Testo em IE6, IE7, Firefox.
>
> Em 25/03/08, Irapuan Martinez <irap...@gmail.com> escreveu:
>
>
>
>
>
> > 2008/3/25 mateusrese...@gmail.com <mateusrese...@gmail.com>:
> > > mas se precisar de exagerar tem ohttp://browsershots.orgpara te
> > > orientar, é lento mas é a melhor saída que tenho.
>
> > Esqueça os browsers. Foque no mark up. Na estrutura do HTML. Crie como
> > se criasse uma home page em 1995 - que as dúvidas em torno do web
> > development eram "Se o browser suporta imagem e javascript".
>
> > Crie como se criasse para 1995, porém usando XHTML. É retrocompatível,
> > de qualquer forma.
>
> > Depois, só depois, glaceie com CSS e Javascript. Para tanto, não
> > precisa de 4 browsers. Use um dos KMOS (Konqueror; Mozilla; Opera ou
> > Safari) e mais o IE. Funcionou nos dois, tem excelentes chances de
> > funcionar em todos.
>
> > Com a prática, isto se viabiliza. O ponto chave é não complicar. É nas
> > dobras do código que Murphy se esconde. Deixe o código lisinho, ele
> > não terá aonde se esconder.
>
> > > Estou nesse pé! Esse é meu laboratório!
> > > Falta algo nele?
>
> > Nada. Exceto mudar o modelo de pensá-lo. Não veja o mark up com os
> > mesmos olhos do mercado. Veja como o W3C o criou. Porque a estrutura
> > <head> e <body>. Porque o <div>. Porque o <img> e <object>. Porque o
> > <marquee>.
>
> --
> @@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@@
>
> - = Claudia Pessanha = -
>
> Blog:http://claudiapessanha.blogspot.com
> MSN: claudia-pessa...@hotmail.com
> Gmail: claudiapessa...@gmail.com

Harlley Roberto

unread,
Mar 25, 2008, 1:26:32 PM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
Hahahaha. Essa foi a thread da semana!

O meu laboratório é portátil :-D
Notepad++ e Gimp rodando no cartão miniSD do celular. Bão demais!
http://portableapps.com/apps


2008/3/25 Valdir Silveira Junior <vald...@gmail.com>:



--
=================
Harlley R. Oliveira
www.webtoo.com.br
=================

Leonardo Faria

unread,
Mar 25, 2008, 1:54:36 PM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
2008/3/25 Harlley Roberto <har...@gmail.com>:

> Hahahaha. Essa foi a thread da semana!
>
> O meu laboratório é portátil :-D

essa foi a pior thread da semana.
o meu também é portátil. tenho tudo num macbook :P

--
Leonardo Faria
leonardofaria.net

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 25, 2008, 5:41:35 PM3/25/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Grande martinez!

Eu uso photoshop pq tbm sou designer! paguei pelo photoshop 5 e
desisti de upradear diante da pirataria massiva.
admito que é um egoísmo da minha parte. um pecado meu. mas em breve
irei acertar isso. afinal eles merecem.

Quando a familia morta pelos lengendários Uing fa Yo, nao sou tolo e
néscio em ter que vestir roupas de peles e erguer uma clava para sair
pela cidade só para entender o código nativo. Se tu curte o seboso
notepad! vai na raça!

Mas vou experimentar os editores que vários aconselharam. Obrigado!
Obrigado!

>>Bitolagem detectada!!! Alerta! Alerta!
>>Que "reset.css" o quê. Isto parece "spacer.gif".

Ok, se tu julga isso! beleza, quero uma crítica firme sua!
Gostaria que você desse uma fufucada na proposta de Eric Meyer.

--->> http://meyerweb.com/eric/tools/css/reset/

Outros sites para o reconhecimento:
http://en.wikipedia.org/wiki/Eric_Meyer
http://meyerweb.com/

Nao acho que seja bitoinhagem, justamente pq ele nao faz nada 'de
mais', alem de, justamente, 'resetar' a apresentacao nos navegadores.
evitando certos stress!

E tem alguem que usa alguma tool(ferramenta) para CSS no láboratório
semelhante ao reset.css? algo que te auxilia a ganhar tempo?


Martinez, nao sei como vc conceitua makup, meu markup puxa os
conceitos de marketing sobre o custo de produto.
então fiquei confuso a sua forma de trabalhar, fiquei curioso, pois
trabalho erguendo a estrutura fixa e depois parto para as partes
dinâmicas sempre acompanhando a evolução nos broswers.

E o que mais gostei, foi vc forçar entender o pq de cada <tag> e todas
suas propriedades.
Muito bom!

Obrigado pela grande atenção Irapuan!!!



Treme tudo!
Foi para isso que eu nasci, e você?

MR.










On 25 mar, 11:59, "Irapuan Martinez" <irap...@gmail.com> wrote:
> 2008/3/25 mateusrese...@gmail.com <mateusrese...@gmail.com>:
> > mas se precisar de exagerar tem ohttp://browsershots.orgpara te

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 25, 2008, 5:52:39 PM3/25/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Mais uma coisa!

Veja uma ferramenta(Tool) que te auxilia a ganhar tempo em CSS!!

http://lab.christianmontoya.com/construct/



On 25 mar, 18:41, "mateusrese...@gmail.com" <mateusrese...@gmail.com>
wrote:
> Grande martinez!
>
> Eu uso photoshop pq tbm sou designer! paguei pelo photoshop 5 e
> desisti de upradear diante da pirataria massiva.
> admito que é um egoísmo da minha parte. um pecado meu. mas em breve
> irei acertar isso. afinal eles merecem.
>
> Quando a familia morta pelos lengendários Uing fa Yo, nao sou tolo e
> néscio em ter que vestir roupas de peles e erguer uma clava para sair
> pela cidade só para entender o código nativo. Se tu curte o seboso
> notepad! vai na raça!
>
> Mas vou experimentar os editores que vários aconselharam. Obrigado!
> Obrigado!
>
> >>Bitolagem detectada!!! Alerta! Alerta!
> >>Que "reset.css" o quê. Isto parece "spacer.gif".
>
> Ok, se tu julga isso! beleza, quero uma crítica firme sua!
> Gostaria que você desse uma fufucada na proposta de Eric Meyer.
>
> --->>http://meyerweb.com/eric/tools/css/reset/
>
> Outros sites para o reconhecimento:http://en.wikipedia.org/wiki/Eric_Meyerhttp://meyerweb.com/

Alexandre Gaigalas

unread,
Mar 25, 2008, 6:22:26 PM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
Notepad/PSPad para código (html, css, js, php) e Inkscape para criar as imagens.

--
Alexandre Gomes Gaigalas
alex...@gaigalas.net
http://Alexandre.Gaigalas.Net

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 25, 2008, 6:44:31 PM3/25/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
ALGUEM já ouviu falar em Blueprint? alguem já usou isso no
láboratório?

Tava dando uma gogleada e achei isso:

>> http://code.google.com/p/blueprintcss/

Dizem eles, ser um "framework" para CSS! bom, é curioso, é novidade
do dia e além disto tem credito
de: * Jeff Croft
* Nathan Borror
* Christian Metts
* Eric Meyer <-- Eric mais uma vez evolvido em projetos de CSS!

Bom, nao tenho tempo pra brincar com isso agora! tenho prazo pra
entregar os projetos esse mes.
mês que vem será meu briquedo. Quem quiser ir brincando com briquedo
novo no laboratório e ir postando as críticas vai pedalado fundo!!!

E fuçando mais

Achei este: http://www.wymstyle.org/en/!!
Diz ser mais um framework e o foco é ganhar tempo de produção! mais
uma coisa pra jogar no laboratório e brincar!

Opa! mais um: http://www.yaml.de/en/download.html!!

Legal demais! agora acredito que tem algo sanar as minhas pulgas
irritantes, se ficar mais tempo estudando no google por frameworks
podemos juntar todos e criar uma metamorfose decente! afinal, quer
algo perfeito? faça você mesmo em seu laboratório.

AGora tenhoq ir pra faculdade!

Treme tudo!!!
Foi para isso que eu nasci, e você?

MR.



On 25 mar, 18:52, "mateusrese...@gmail.com" <mateusrese...@gmail.com>
wrote:

Camillis

unread,
Mar 25, 2008, 8:23:39 PM3/25/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Uso notepad++, Gimp e Fireworks.

P.S.: Muito bons os comentários nunca usei PSPad e nem Intype. Se for
bom vou substituir o Fireworks por ele.

Abraços

Rafael Camillis

Rafael Kassner

unread,
Mar 25, 2008, 8:44:40 PM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
Se a PF fizesse alguma coisa eram vários presos.

Meu Lab é simples: notepad++, firefox (firebug+web developer) e um gimp de
vez em quando

Valeu!

Irapuan Martinez

unread,
Mar 25, 2008, 9:16:52 PM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
2008/3/25 Rafael Kassner <max...@gmail.com>:

> Se a PF fizesse alguma coisa eram vários presos.

O que não justifica o crime, de qualquer maneira.

2008/3/25 mateus...@gmail.com <mateus...@gmail.com>:


> Eu uso photoshop pq tbm sou designer! paguei pelo photoshop 5 e
> desisti de upradear diante da pirataria massiva.

O que não justifica o crime, de qualquer maneira.


> Se tu curte o seboso
> notepad! vai na raça!

Seboso? Notepad é o aplicativo mais bem resolvido da Microsoft. Fácil
de usar, não tem segredos, abre um catatau de formatos, rápido
absurdo. Quer me ver perdido é não ter o atalho para ele no menu
direito do mouse.

Oh, mas ele não tem live database nem gera código com o toque de um
botão... Isto, em muitos casos, é na verdade mais um estorvo e
bitolagem do que mérito em praticidade.

> >>Bitolagem detectada!!! Alerta! Alerta!
> >>Que "reset.css" o quê. Isto parece "spacer.gif".
>
> Ok, se tu julga isso! beleza, quero uma crítica firme sua!
> Gostaria que você desse uma fufucada na proposta de Eric Meyer.
> --->> http://meyerweb.com/eric/tools/css/reset/
> Outros sites para o reconhecimento:
> http://en.wikipedia.org/wiki/Eric_Meyer
> http://meyerweb.com/

Depois me dá uma dicas sobre um tal de Hakon Lie e um fulando chamado
Jeffrey Zeldman, Mateus.


> Nao acho que seja bitoinhagem, justamente pq ele nao faz nada 'de
> mais', alem de, justamente, 'resetar' a apresentacao nos navegadores.
> evitando certos stress!

Aposto que tu usa hack de CSS e acha que são um... avanço.

Surpresa: hack é código imundo. É ele que faz o Windows ser a porcaria
que é. Solução com complicadores, não a remoção deles.


> Martinez, nao sei como vc conceitua makup, meu markup puxa os
> conceitos de marketing sobre o custo de produto.

"Nós apertamos as mãos. Um carro encosta no meio-fio lá fora e
entramos no banco de trás. Ele levanta as pernas das calças
segurando-as nos vincos ao entrar no carro. Ele parece ter sido feito
por encomenda.

O agente parece eterno e durável. Só de encontrá-lo sinto a mesma
culpa de quando compro algo impossível de ser reciclado.

"Nossa outra cura para o câncer chama-se Oncologic", ele diz, e me
passa outro frasco marrom, sentado comigo no banco de trás. É um carro
bacana, com bancos de couro preto e todo acolchoado por dentro. A
viagem é mais suave que a que fiz de avião. Dentro do segundo frasco
há mais cápsulas escuras, e colado nele está um rótulo de farmácia
desses comuns. O agente retira da pasta outro frasco.

"Este é uma de nossas curas para a AIDS", ele anuncia. "É o nosso
produto mais vendido." Ele continua retirando frasco após frasco de
dentro da pasta. "Aqui temos nossa cura para a tuberculose resistente
a antibióticos. Este é para cirrose hepática. Este é para o mal de
Alzheimer. Neurite múltipla. Mieloma múltiplo. Esclerose múltipla.
Rinovírus", ele continua, balançando cada um dos frascos para que as
pílulas lá de chacoalhem, e depois os passa para mim.

ViralSept, está escrito num frasco.

MaligNon, noutro.

CerebralSave.

Kohlercaine.

Palavras sem sentido.

São frascos marrons todos do mesmo tamanho, com tampinhas de segurança
brancas e rótulos da mesma farmácia.

O agente chegou empacotado num terno de lã cinza tamanho médio
trazendo apenas sua pasta. Ele tem dois olhos castanhos atrás dos
óculos. Uma boca. Unhas limpas. Nada é
excepcional nele, exceto o que ele está me contando.

"Fale qualquer doença", ele diz, "e temos uma cura pronta para ela."
Ele retira mais duas mãos cheias de frascos marrons da pasta e os
chacoalha. "Eu trouxe isto tudo para te provar."

A cada segundo, o carro em que estamos desliza mais e mais na
escuridão em direção a
Nova York. Ao nosso redor, outros carros marcam passo. Digo que fico
surpreso que todas
essas doenças ainda existam no mundo.

"É uma pena", o agente comenta, "o fato de a tecnologia médica ainda
estar tão atrasada em relação ao marketing. Puxa, fazemos nossas
promoções de vendas há anos, as canecas de
presente para os médicos, os anúncios em revistas, o lançamento dos
produtos, mas é a mesma cantilena de sempre. As pesquisas estão
atrasadas em anos. Os macacos de laboratório ainda morrem feito
moscas.""

Palahniuk, Chuck - in "O Sobrevivente".

diego nunes

unread,
Mar 25, 2008, 10:40:23 PM3/25/08
to ar...@googlegroups.com
On 3/25/08, mateus...@gmail.com <mateus...@gmail.com> wrote:
> Nao acho que seja bitoinhagem, justamente pq ele nao faz nada 'de
> mais', alem de, justamente, 'resetar' a apresentacao nos navegadores.
> evitando certos stress!

* { margin: 0; padding: 0; }

AÊ.

Sério: pesa o tamanho do seu reset.css aí e quantas vezes ele
realmente vai ser útil pra algo que o seletor acima não faça.

--
diego nunes
dnunes.com

Pedro Gomes Rocha

unread,
Mar 26, 2008, 8:21:42 AM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
* { margin: 0; padding: 0; }

não funciona no IEca6 até onde me lembro

Israel Cefrin

unread,
Mar 26, 2008, 8:22:20 AM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Mesmo em modo strict ?


On Wed, Mar 26, 2008 at 9:21 AM, Pedro Gomes Rocha <pedrogo...@gmail.com> wrote:

* { margin: 0; padding: 0; }

não funciona no IEca6 até onde me lembro





--
Israel Cefrin
http://www.cefrin.com/blog

Pablo Barros

unread,
Mar 26, 2008, 8:25:19 AM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Pelo que já li, dizem que colocar essa regra "sobrecarrega" a
interpretação do browser.
Pois se aplica a todo e qualquer elemento.

Mas pode ser mito, não se é verdade e não sei como poderia medir isso.

Pablo | www.noema.com.br

lee (Alessandro)

unread,
Mar 26, 2008, 8:27:52 AM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Acho que isso foi comentado nessa lista mesmo.

Na mesma thread recomendaram o reset do Yahoo:

http://developer.yahoo.com/yui/reset/

2008/3/26 Pablo Barros <pablo...@gmail.com>:

--

Leandro Camargo

unread,
Mar 26, 2008, 8:28:11 AM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
o problema de se usar * {margin:0;padding:0} é que em alguns (ou todos)
os navegadores é até padding de botoes de formulário são afetados,
entre outros elementos menos comuns (como o fieldset e legend).

Pedro Gomes Rocha

unread,
Mar 26, 2008, 8:33:25 AM3/26/08
to ar...@googlegroups.com

diego nunes

unread,
Mar 26, 2008, 10:34:30 AM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
On 3/26/08, Leandro Camargo <leand...@gmail.com> wrote:
> o problema de se usar * {margin:0;padding:0} é que em alguns (ou todos)
> os navegadores é até padding de botoes de formulário são afetados,
> entre outros elementos menos comuns (como o fieldset e legend).

Eu ainda acho mais fácil eu definir o margin e padding dos
elementos que eu quero (já que provavelmente eu alteraria os valores
padrão do navegador, mesmo) do que usar aquele monte de regras pra
fazer uma coisa tão simples.

--
diego nunes
dnunes.com

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 26, 2008, 10:56:15 AM3/26/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Irapuan! Divertido seu post!

Só nao respondeu o markup na sua classe que propos nos posts
anteriores.
Vejo que vc é daqueles que adora botar o povo pra correr e pescar no
mar googleano.

Obrigado!


MR.


On 25 mar, 22:16, "Irapuan Martinez" <irap...@gmail.com> wrote:
> 2008/3/25 Rafael Kassner <maxs...@gmail.com>:
>
> > Se a PF fizesse alguma coisa eram vários presos.
>
> O que não justifica o crime, de qualquer maneira.
>
> 2008/3/25 mateusrese...@gmail.com <mateusrese...@gmail.com>:

Irapuan Martinez

unread,
Mar 26, 2008, 11:10:31 AM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Confesso que nunca usei qualquer coisa como "reset.css" (spacer.gif,
não tenho como negar. Nem colocar <form> entre <table> e <tr>).

Qual é a lógica mesmo de "zerar" propriedades de TODOS elementos, e
depois mais adiante, eu configurar o tamanho que eu quero?

Não é redundante?

Que era, afinal, o problema do spacer.gif: Pra quê a gente salpicava o
mark up com imagens transparentes de 1px de dimensão? Nunca
questionamos a razoabilidade disto.

Leonardo Faria

unread,
Mar 26, 2008, 11:21:00 AM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
On 3/26/08, mateus...@gmail.com <mateus...@gmail.com> wrote:
> Vejo que vc é daqueles que adora botar o povo pra correr e pescar no
> mar googleano.

é lógico.
ou você acha que vou perder meu tempo respondendo suas dúvidas de css?

suporte por email só após confirmação do pagamento.

--
Leonardo Faria
leonardofaria.net

lee (Alessandro)

unread,
Mar 26, 2008, 11:43:20 AM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
2008/3/26 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>:

> Qual é a lógica mesmo de "zerar" propriedades de TODOS elementos, e
> depois mais adiante, eu configurar o tamanho que eu quero?

Porque as propriedades "default" são diferentes de navegador pra navegador?

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 26, 2008, 12:05:22 PM3/26/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Meu querido guerreiro!

Só perguntei o que vem a ser markup nos conceito irapuanos!
Fiquei offline por quase 4 anos e to atrás de tudo.

Uma linha explicando nao doe nada! Sou fã da total doação!
Agora se fazem birra, sem problemas depois eu pesco no google, mas é
muito mais divertido
e prazeroso de ouvir um humano falando do que uma maquina que consulta
informações estásticas.

MR.

On 26 mar, 12:21, "Leonardo Faria" <leonardofa...@gmail.com> wrote:

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 26, 2008, 12:11:06 PM3/26/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Certo, não tenho opnião formada!

Eu nunca usei spacer, usei pitágoras de samos.
A rede social próxima de mim e esses caras conceituados comentam sobre
reset.css!

Eu apenas estou chegando! e concordo com as palavras que tu falou.
O reset.css pode ser inútil diante a sua linhagem de codificação não
é?
Porque se for, logo cedo irei abandonar o reset.css nos próximos
trabalhos.

Agora tem os frameworks que achei otem, nem espiei uma linha ainda.
mas vou estudar e ver o que pode ser agregado. Se alquem aqui ja teve
experiencias com isso.
grita pra gente ouvir. Fiz uma busca por blueprint na comunidade e nao
teve um tópico sequer.
entao acho que é novo aqui na comunidade.

MR.

Irapuan Martinez

unread,
Mar 26, 2008, 12:11:25 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
On 3/26/08, lee (Alessandro) <eden...@gmail.com> wrote:
> Porque as propriedades "default" são diferentes de navegador pra navegador?

Inclusive para os KMOS?

Ricardo

unread,
Mar 26, 2008, 12:20:10 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Eu ia ficar quieto, IA, não querendo defender o Irapuan, mas, mateusresende, vc é cara de pau MESMO.
" Vejo que você é daqueles que adora botar o povo pra correr e pescar no
mar googleano."
Vendo seus posts, lembrei de você no php-brasil. Você é um manipulador, adora postar mensagens com suas dúvidas embutidas e se fazer passar por bom garoto inteligente. Você manda mensagens que geram discussão, e a lista quase sempre responde bastante, todos queremos dar algum pitaco ou ajuda.
Lendo sua mensagem na verdade entendo o seguinte:
"Eu sou leigo, por favor lista de discussão, o que vocês usam para fazer seus sites?
1 - uso o photoshop crackeado com um script que peguei na internet
2 - usava o homesite crackeado, agora o dreamweaver crackeado, não conheço outra ferramente, existe vida após o dreamweaver?"
Esses dois trechos tenho que comentar:
3 - vc teve aprendizes?!?!?! teu reset.css é fogo, isso é coisa de quem está iniciando, confesse... assim todos podemos te ajudar, ninguém nasceu sabendo
4 - há um bocado de cosa estranha aqui, se você USA o safari, pq tem que tirar um snapshot da tela? tem que testar ao menos na versão anterior dos navegadores.... safari, opera e firefox também tem um numerozinho do lado como tem o IE...

cara, eu estou aqui para ajudar, não para me gabar de nada ou para parecer mais esperto do que realmente sou, seja modesto, pode perguntar sem medo, podemos sugerir muitas, como você disse "ferramentas(tools)" para você.


Pererinha

unread,
Mar 26, 2008, 12:25:40 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
eu já usei o blueprint, apenas como referência para criar meu proprio "framework" de css

inclusive ele tem um reset.css que eu vi uma pessoa pedindo no email

eu uso o SciTE (http://www.scintilla.org) um notepad tunado
e o photoshop 7







--
--------------------------------------------------------
Daniel Pereira Camargo
www.danielcamargo.com.br
pere...@gmail.com

lee (Alessandro)

unread,
Mar 26, 2008, 12:29:38 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com

Perdoe o leigo aqui, Ira, mas o que seria isso?

diego nunes

unread,
Mar 26, 2008, 12:30:36 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
On 3/26/08, lee (Alessandro) <eden...@gmail.com> wrote:
> Porque as propriedades "default" são diferentes de navegador pra navegador?

Pois é. A especificação não é clara quanto a que valores usar como
padrão (às vezes ela se omite completamente, nesse quesito), e ficou
da cabeça dos criadores dos navegadores definir isso como julgaram
conveniente (e, lógico, tentando manter uma certa coerência com o que
já estava implementado mercado afora). O grande problema dessa
aleatoriedade, mesmo que coerente, é que há mais de uma maneira de se
obter o mesmo resultado visual, falando das propriedades do CSS. Se eu
coloco "margin: 5px; padding: 10px;" ou "margem: 10px; padding: 5px"
num elemento dentro de uma página em branco, isso não alterará em nada
o resultado. Mas quando eu for alterar uma dessas propriedades o
resultado será diferente de navegador para navegador.
Na maioria das vezes, principalmenête quando voc vai lidar com
listas (UL, OL e DL), é muito corriqueiro ter resultados completamente
inconsistentes, porque cada navegador aplica valores diferentes para
os elementos (o UL ou OL e o LI, assim como o DL, DT e DD). Nesses
casos, para não zerar um a um, zero tudo d'uma vez e economizo um
bocado de bytes no CSS no futuro.
O reset.css tentou fazer mais ou menos a mesma coisa, só que num
nível bem superior (tira até as aspas automáticos dos quotes de
navegadores modernos, por exemplo). O problema é que, ao menos pros
usos que eu faço, ele "passa do ponto". Pra mim não vale os bytes que
custa -- talvez pra alguém valha, vai saber...

--
diego nunes
dnunes.com

Irapuan Martinez

unread,
Mar 26, 2008, 12:33:15 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
> Só perguntei o que vem a ser markup nos conceito irapuanos!

Markup é estutura.

Pegue um documento do Word ou do Powerpoint e peça para visualizar o
documento em tópicos. Fica muito parecido com HTML sem formatação.

Estrutura lógica. A web foi desenvolvida intencionando não o marketing
ou estética. A intenção eram com que agentes automatizados
processassem informações e service aos seus donos humanos. Por isto
que o HTML é escrito numa forma que web crawlers compreendam.

Mas isto não impede que o documento seja palatável ao ser humano. Daí
que inventaram a jóia chamada CSS. CSS Media Types são quase a
justificativa de para quê serve o CSS.

Markup é a estrutura. Semântica é o quanto relaciona a tag com o seu
conteúdo. Um endereço de contato dentro de uma <p> não é semântico.
Dentro dum <address>, tudaver.

Aonde a web errou: http://www.flickr.com/photos/jeremiah_owyang/1241424786/

Os desenvolvedores teimam em errar a mosca.

Manoel Carvalho

unread,
Mar 26, 2008, 12:44:00 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Ele já tinha dito no início da thread.


"Para tanto, não precisa de 4 browsers. Use um dos KMOS (Konqueror; Mozilla; Opera ou
Safari
) e mais o IE. Funcionou nos dois, tem excelentes chances de
funcionar em todos."

On Wed, Mar 26, 2008 at 1:29 PM, lee (Alessandro) <eden...@gmail.com> wrote:

>  Inclusive para os KMOS?

Perdoe o leigo aqui, Ira, mas o que seria isso?




--
Manoel Carvalho - Nel
Site: http://www.candeeiro.net
Blog: http://www.candeeiro.net/log
Caça Cachaça: http://www.candeeiro.net/cachaca

lee (Alessandro)

unread,
Mar 26, 2008, 1:20:05 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Ah, é!!!

Bom, respondendo então a pergunta do Ira:

Eu acredito que sim, nunca testei realmente.

Não sei se foi nessa lista, faz tempo, que falaram que existe, sim
algumas diferenças de um browser para outro. Inclusive nessa thread eu
li sobre o reset do Yahoo que citei.

Respondendo à *primeira* pergunta:

> Qual é a lógica mesmo de "zerar" propriedades de TODOS elementos, e
> depois mais adiante, eu configurar o tamanho que eu quero?

Partindo do princípio de que os navegadores definem cada um à sua
maneira as propriedades padrão dos elementos, se eu resetá-los e
depois configurá-los, vou ter mais certeza de que os elementos vão
aparecer do jeito que eu quero.

2008/3/26 Manoel Carvalho <man...@gmail.com>:


> Ele já tinha dito no início da thread.
>
>
> "Para tanto, não precisa de 4 browsers. Use um dos KMOS (Konqueror; Mozilla;
> Opera ou
> Safari) e mais o IE. Funcionou nos dois, tem excelentes chances de
> funcionar em todos."
>
>
> On Wed, Mar 26, 2008 at 1:29 PM, lee (Alessandro) <eden...@gmail.com>
> wrote:
> >
> >
> > > Inclusive para os KMOS?
> >
> > Perdoe o leigo aqui, Ira, mas o que seria isso?

--

Leandro Camargo

unread,
Mar 26, 2008, 1:33:04 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
On Wed, Mar 26, 2008 at 1:11 PM, Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> wrote:
> Inclusive para os KMOS?

Sim, inclusive eles.
Entre eles existem certas divergências quanto à aplicação de margens
internas, externas e etc.
Vide o elemento fieldset, por exemplo, até a borda varia.

Carlos R. L. Rodrigues

unread,
Mar 26, 2008, 2:25:04 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Não lembro da renderização, mas esse Konqueror era uma desgraça pra
JS... muito podre..

--
Carlos R. L. Rodrigues
http://jsfromhell.com


On 3/26/08, Leandro Camargo <leand...@gmail.com> wrote:

Irapuan Martinez

unread,
Mar 26, 2008, 2:50:52 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
On 3/26/08, Leandro Camargo <leand...@gmail.com> wrote:
>> Inclusive para os KMOS?
>
> Sim, inclusive eles.
> Entre eles existem certas divergências quanto à aplicação de margens
> internas, externas e etc. Vide o elemento fieldset, por exemplo, até a borda varia.

O que sei que variavam eram geralmente listas de itens (<ol>, <ul>) e
elementos do form model.

Mas peraí. Estes são elementos da plataforma. Se você pega um browser
de uma webtv, dum videogame, estes campos são a coisa mais alienígena.

Logo, a questão é: Não faça seu layout depender de ajustes finos
destes campos. É encrenca na certa. Evite formatação neles. De quebra,
o usuário familiarizado com a plataforma entenderá de cara o que são
aqueles campos - pense naquela modinha de colorir barras de rolagem,
que as camuflava no meio do layout. Imagine quantos quilômetros de
conteúdo deixaram de ser rolados pois a barra de rolagem não ficou
evidente.

"Pô, mas isto vai atrapalhar meu conceito e tals". Home page não tem
cheiro. E ninguém diz que isto atrapalha o conceito do site.

Alexandre Gaigalas

unread,
Mar 26, 2008, 3:13:31 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com


2008/3/26 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>:


On 3/26/08, Leandro Camargo <leand...@gmail.com> wrote:
>>  Inclusive para os KMOS?
>
> Sim, inclusive eles.
> Entre eles existem certas divergências quanto à aplicação de margens
> internas, externas e etc. Vide o elemento fieldset, por exemplo, até a borda varia.

O que sei que variavam eram geralmente listas de itens (<ol>, <ul>) e
elementos do form model.


Fontes, herança de fontes entre elementos, margens em geral (de quase tudo), bordas desagradáveis, outlines indesejados, alinhamento vertical de elementos, altura de linhas em elementos inline...

O "reset.css" é uma coisa natural, mesmo que não seja um arquivo separado qualquer desenvolvedor em algum momento criou algo pra minimizar esse tipo de diferença (que não é bug) e começar o CSS à partir de uma base mais homogênea entre dois ou mais navegadores.

Eu mesmo possuo vários trechos de CSS guardados que variam pouco de página pra página, como esse exemplo do reset, organização de campos em formulários (http://gaigalas.net/semanticforms.html), etc...

Enfim, é uma prática muito boa na área de programação chamada reuso. Você escreve o código uma só vez, usa sempre. É completamente diferente de gambiarras como spacer.gif ou um <form> entre <table> e <tr>, ou mesmo CSS hacks.


--
Alexandre Gomes Gaigalas
alex...@gaigalas.net
http://Alexandre.Gaigalas.Net

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 26, 2008, 3:36:40 PM3/26/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Grande Ricardo!

Eu nao sou manipulador, eu sou
provocador,estimulador,instigador,desafiador,duelador!!!

Uso essa lingua porque é ela que da resultado e eu nao escondo nada
nas fendas.
Deste o inicio já falava que sou iniciante em CSS. E quando em PHP-
Brasil que é uma
das 125 comunidades que entrei (orkut+mailist+grupos+foruns) postei
praticamente o mesmo assunto.

Conclusão tenho o que queria. Montei uma fabulosa lista de URL de
javascripts tools e demos em tirando apenas
5h do meu tempo restrito em 1 semana inteira postando e lendo.
Se fosse pescar sozinho no mar googleano eu gastaria 2 semanas
"INTEIRAS" que seriam 80 horas. isso procede?

Eu sou uma pessoa que usa a "rede" para gerar respostas e
processamento enquanto eu faço outra coisa. esse é o potencial da rede
pra mim. Nas 70 comunidades que responderam, pelo menos no mínimo 500
pessoras leram minhas palavras e umas 20 me ajudaram.
Mas é claro, eu ajudo também pô!!! nao sou um sugador de cerebro!
Deixo sempre meu contato na cara de todo mundo pra dar ajuda caso
precisar.

Nao escondo nada, apenas uso expresão com mais potência que gera mais
resultados.

"Quão profundo você é capaz de falar com para gerar uma potência
gigante de valor????"
"A Expressão e a maior ferramenta que tu tem pra ti defender e
explorar os universos"
Esse é meu lema!

Treme tudo!
Foi pra isso que eu vim e você?

MR.
> 2008/3/26 mateusrese...@gmail.com <mateusrese...@gmail.com>:

Harlley Roberto

unread,
Mar 26, 2008, 3:38:07 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Esse lance de ter vários arquivos pode facilitar para o desenvolvedor, mas pode prejudicar a performance do site por causa dos vários requests que são feitos ao acessar os arquivos.
http://developer.yahoo.com/performance/rules.html#num_http


2008/3/26 Alexandre Gaigalas <alex...@gaigalas.net>:



--
=================
Harlley R. Oliveira
www.webtoo.com.br
=================

Alexandre Gaigalas

unread,
Mar 26, 2008, 3:44:58 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Não precisa ficar em outro arquivo. Eu geralmente tenho os trechos em arquivos TXT, copio e colo eles em um único CSS quando o site entra em produção...

2008/3/26 Harlley Roberto <har...@gmail.com>:

Esse lance de ter vários arquivos pode facilitar para o desenvolvedor, mas pode prejudicar a performance do site por causa dos vários requests que são feitos ao acessar os arquivos.
http://developer.yahoo.com/performance/rules.html#num_http

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 26, 2008, 3:51:31 PM3/26/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
ALias, o snapt shot serve pra ver outros broswers que nao estao
instalados aqui!
na verdade é apenas uma ferramenta a mais. usa quem quer nao é? quando
necessário.

On 26 mar, 13:20, Ricardo <srsilve...@gmail.com> wrote:
> 2008/3/26 mateusrese...@gmail.com <mateusrese...@gmail.com>:

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 26, 2008, 3:55:02 PM3/26/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
AGora falando de CSS TOOLS! Hoje na hora do almoço, tive a sorte de
achar uma coletanea!
que vai da pra divertir por um bom tempo.

--->>>>>> http://www.realsoftwaredevelopment.com/2006/10/the_complete_li.html

Quem tiver melhores, joga os pedais aqui pra gente pedalar,pedalar,
pedalarrr!


Balança tudo!!!
Foi pra isso que eu nasci, e você?

MR.


On 26 mar, 16:51, "mateusrese...@gmail.com" <mateusrese...@gmail.com>
wrote:

Camilo Oliveira

unread,
Mar 26, 2008, 3:59:26 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Conclusão tenho o que queria. Montei uma fabulosa lista de URL de
javascripts tools e demos em tirando apenas
5h do meu tempo restrito em 1 semana inteira postando e lendo.
Se fosse pescar sozinho no mar googleano eu gastaria 2 semanas
"INTEIRAS" que seriam 80 horas. isso procede?

então se o pessoal se encher e parar de responder você nunca vai achar as URLs sozinho?
andar de muletas pra sempre?


--
Camilo Oliveira

Design Coletivo - http://designcoletivo.com
Portfólio - http://www.camilo87.com
Conexão Needforlumbriga - http://conexao.needforlumbriga.com

Otávio Calaça Xavier

unread,
Mar 26, 2008, 4:23:21 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Nossa... esse tópico está muito bom...
Sou desenvolvedor e ver designs discutindo deixa-me inteirado sobre os conceitos e tendências, bem como conflitos, dessa área...
Continuem.. rsrs


--
Otávio Calaça Xavier
Desenvolvedor WEB
Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Goiânia
otav...@gmail.com - ota...@cdlgoiania.com.br

Leandro Camargo

unread,
Mar 26, 2008, 5:03:14 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Exemplo, Irapuan, foi só um exemplo.
Assim como existe variação na margem (interna e externa) dos headings
entre os navegadores.
Entendeu? Só tinha citado um exemplo mais gritante, mas a dos headings
também é outros, embora mais sutil.
Ou seja, continua havendo variação.

2008/3/26 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>:

Leandro Camargo

unread,
Mar 26, 2008, 5:04:24 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
Olá amiguinho conterrâneo! Seja bem vindo. =]
Não lembro de ver você aqui antes na arqHP. Se não for membro novo,
ignore minha gafe.

2008/3/26 Otávio Calaça Xavier <otav...@gmail.com>:

Irapuan Martinez

unread,
Mar 26, 2008, 6:28:27 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
2008/3/26 Leandro Camargo <leand...@gmail.com>:

> Exemplo, Irapuan, foi só um exemplo.
> Assim como existe variação na margem (interna e externa) dos headings
> entre os navegadores.
> Entendeu? Só tinha citado um exemplo mais gritante, mas a dos headings
> também é outros, embora mais sutil.
> Ou seja, continua havendo variação.

Mas se um layout depende de um ajuste tão fino, deveria considerar o
uso de Flash ou de PDF para publicação.

Se o sistema do usuário não tiver a fonte determinada? O browser puxar
outra fonte com métricas completamente diferentes. Zoom text é outra
coisa que acaba com os espaços delimitados visualmente das home pages.

Já temos que criar layouts tendo em mente que não existe ajuste fino
das dimensões. Assim como o Rio Tietê, precisa de espaço para
enchentes.

A minha primeira lição de CSS foi o Opera com seu Small Screen
Renderization. Caramba, redesenhava tudo em uma home page, para ser
contido numa largura de handheld. Isto localmente, sem interferir em
servidores! Minha primeira lição do CSS me jogou um balde de água
gelada na cara e disse: "Olhe como eu sou poderoso e como você esteve
no caminho errado todo este tempo".

Leandro Camargo

unread,
Mar 26, 2008, 6:44:19 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
2008/3/26 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>:

> Mas se um layout depende de um ajuste tão fino, deveria considerar o
> uso de Flash ou de PDF para publicação.

Sim, mas não estou entrando no mérito desta discussão, essa já é uma
outra questão.
Estou apenas salientando os motivos de se anular certos aspectos da
apresentação padrão, para que você, no final das contas, não trabalhe
em função de valores variáveis entre os navegadores (caso use
justamente medidas 'em' ou uma outra medida relativa qualquer para se
ter uma flexibilidade maior do layout), gerando assim uma bola de
neve.

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 26, 2008, 7:07:35 PM3/26/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Não, na rede isso nao funciona!
se isso acontecer eu procuro outra fonte. Simples.
E quando é jaca dura pra achar, pego a minha vara e vou pro mar
googleando e pesco.

Simples?

MR.

mateus...@gmail.com

unread,
Mar 26, 2008, 7:24:53 PM3/26/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Entao Irapuan! vc codifica tudo do zero sem usar algum snippet,
framework, quebra galho, mata burro, destroyer criado por ti mesmo?

Pq eu to meio mal acostumado com CSS, principalmente pela lentidão de
se programar comparado com aquela "ERA" onde o Deus era a <Table>
Cara, eu fazia os layouts 3x a 4x mais rápido em tables e ainda cutuca
a vontade de usar <tables> mas vo deixar isso morrer pq a onda webiana
já é outra.

Cara, tem que ter solução que agilize o processo de codificação!
Mateus enchendo o peito de esperança nas soluções em frameworks e
snippets prometidos e coletado essa semana!!!

Pq se nao achar... meu... me dê 2 mÊses que alguma coisa eu vou fazer
nessa com esse CSS fricote!!!
Eu quero ser o papa! O PAPA!!!
cansei de tomar pedrada,paulada,bytada,bugada e gastar dedos em vao.

Vou fazer o que irapuan diz!!!

Sentar na cadera entender o pq de CADAAAAA <taquinhas> desgraçadas e
ver o que cada propriedade faz e programar tudo na cabeça.
Quando a neoexperiencia vir... dou o jeito no fricote!

Ta prometido!!


On 26 mar, 19:28, "Irapuan Martinez" <irap...@gmail.com> wrote:
> 2008/3/26 Leandro Camargo <leandro...@gmail.com>:

Irapuan Martinez

unread,
Mar 26, 2008, 8:54:06 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
2008/3/26 Leandro Camargo <leand...@gmail.com>:

> Estou apenas salientando os motivos de se anular certos aspectos da
> apresentação padrão, para que você, no final das contas, não trabalhe
> em função de valores variáveis entre os navegadores (caso use
> justamente medidas 'em' ou uma outra medida relativa qualquer para se
> ter uma flexibilidade maior do layout), gerando assim uma bola de
> neve.

Talvez trabalhar em cima de variáveis seja positivo.

Deixa o web designer com o casco mais duro.

Irapuan Martinez

unread,
Mar 26, 2008, 8:54:12 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com
2008/3/26 mateus...@gmail.com <mateus...@gmail.com>:

> Entao Irapuan! vc codifica tudo do zero sem usar algum snippet,
> framework, quebra galho, mata burro, destroyer criado por ti mesmo?

Claro que sim! Eu tenho um caderno aqui aonde eu anoto a caneta os
códigos que uso com mais frequência, então é só copiá-los.


> Pq eu to meio mal acostumado com CSS, principalmente pela lentidão de
> se programar comparado com aquela "ERA" onde o Deus era a <Table>

TopStyle and be happy.


> Cara, eu fazia os layouts 3x a 4x mais rápido em tables e ainda cutuca
> a vontade de usar <tables> mas vo deixar isso morrer pq a onda webiana
> já é outra.

Os médicos faziam 15 lobotomias por dia, até a OMS dizer que não era
nada daquilo.


> Cara, tem que ter solução que agilize o processo de codificação!

Isto, pequeno gafanhoto, não pode ser ensinado. Deve ser descoberto
por si próprio. E apresentados aos amigos, para ser ridicularizado.

Isto que faz verdadeiramente termos cascos duros.

Alexandre Gaigalas

unread,
Mar 26, 2008, 11:09:14 PM3/26/08
to ar...@googlegroups.com

2008/3/26 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>:


Se o sistema do usuário não tiver a fonte determinada? O browser puxar
outra fonte com métricas completamente diferentes. Zoom text é outra
coisa que acaba com os espaços delimitados visualmente das home pages.

Há uma série de medidas pra fazer com que o nível de fidelidade ao projeto original caia aos poucos dependendo das condições adversas. CSS permite especificar uma lista de fontes.. o navegador tenta uma por uma até escolher "outra fonte com métricas completamente diferentes", então precisa ser bem lesado pra desenvolver sem testar em fontes padrão nos sistemas operacionais mais populares.

Eu uso muito pngs transparentes nos meus layouts. Durante muito tempo eu criava um CSS separado para o IE com gifs no lugar dos pngs. Agora faço ainda melhor, negocio o conteúdo direto nos headers HTTP... afinal, negociação de conteúdo em servidores foi feita pra isso.

Zoom (tanto de texto quanto da página inteira) em navegadores é algo muito bem-feito (por incrível que pareça), desde que você trabalhe com dimensões relativas. Layouts baseados em "ems" (pra fontes, bordas, margens, larguras, posicionamento, TUDO) raramente quebram com a mudança de zoom.
 
Já temos que criar layouts tendo em mente que não existe ajuste fino
das dimensões. Assim como o Rio Tietê, precisa de espaço para
enchentes.

Não existe ajuste fino de dimensões em pixels. Em porcentagens e demais unidades relativas é quase sempre possível. Dependendo de quanto a mãe do designer cobra por programa, alguns elementos extra no HTML acabam sendo necessários, ou alguns elementos extra no layout acabam tendo que sair.
 
A minha primeira lição de CSS foi o Opera com seu Small Screen
Renderization. Caramba, redesenhava tudo em uma home page, para ser
contido numa largura de handheld. Isto localmente, sem interferir em
servidores! Minha primeira lição do CSS me jogou um balde de água
gelada na cara e disse: "Olhe como eu sou poderoso e como você esteve
no caminho errado todo este tempo".


Se não me engano, o small screen renderer usa um CSS com @media handheld quando a página fornece um. Fornecer um estilo melhorzinho para portáteis não é nada mais do que obrigação.

Irapuan Martinez

unread,
Mar 27, 2008, 1:22:16 AM3/27/08
to ar...@googlegroups.com
2008/3/27 Alexandre Gaigalas <alex...@gaigalas.net>:

> Se não me engano, o small screen renderer usa um CSS com @media handheld
> quando a página fornece um.

Qualquer HTML, inclusive sopa de tags, é redimensionada. User styles na cabeça.

> Fornecer um estilo melhorzinho para portáteis
> não é nada mais do que obrigação.

Estou tão feliz: Ontem configurei minha primeira rede wi-fi. Agora
posso conectar meu palm, Wii e meu futuro iPhone de onde eu estiver.
Se vocês detectarem uma rede chamada "covil_do_altíssimo"(*), toquem a
campainha pruma breja!

Isto é só pra alertar que o acesso a web via handhelds é realidade, e
tende a crescer.

Falta o Opera migrar para o Palm. O browser nativo dele é chinfrim sem
tanto. Quase me dá vontade de adquirir um com Windows CE. Mas passa
rápido.

* - escolhi o nome pois na vizinhança há uma igreja "Esconderijo do Altíssimo".

Perroud

unread,
Mar 27, 2008, 7:44:01 AM3/27/08
to ar...@googlegroups.com
CSSEdit e aquela coisa de beesha, apelidada de GoodPage. Interessantezinho, bonitinho, simpatiquinho... mas uma bosta. For Mac, CSSEdit e SEEdit Maxi resolve.
Tem também o textEdit, mas custa um rim. Veja no VersionTracker sobre o assunto.

-- Perroud

Perroud

unread,
Mar 27, 2008, 7:45:46 AM3/27/08
to ar...@googlegroups.com
Tem sim. Contrate um webdesigner. ¬¬

-- Perroud

Perroud

unread,
Mar 27, 2008, 7:51:03 AM3/27/08
to ar...@googlegroups.com




Eu nao sou manipulador, eu sou
provocador,estimulador,instigador,desafiador,duelador!!!

Menos, menos... por favor. Duelador você não tem nada. Você atira com chumbinho pra cima e os patos que caírem servem teu almoço.
 
Uso essa lingua porque é ela que da resultado e eu nao escondo nada
nas fendas.

Sobram as entrelinhas.
 
Nao escondo nada, apenas uso expresão com mais potência que gera mais
resultados.

Ótimo. Use também websites que listam aplicações e visite o del.icio.us. Tem uma pancada de coisas. Mas abrir a boca deitado é mais fácil do que usá-la para ir a Roma.

-- Perroud

Leandro Camargo

unread,
Mar 27, 2008, 8:18:10 AM3/27/08
to ar...@googlegroups.com
É. Geralmente os resultados do del.icio.us são bem relevantes se você
souber pesquisar via tags.
Tipo:
del.icio.us/tag/css
del.icio.us/tag/css+tools
del.icio.us/tag/css+editor

...e assim vai.

2008/3/27 Perroud <per...@gmail.com>:

Quique

unread,
Mar 27, 2008, 8:33:44 AM3/27/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
1.) On 26 mar, 21:54, "Irapuan Martinez" wrote:
> 2008/3/26 mateusrese...@gmail.com <mateusrese...@gmail.com>:

> TopStyle and be happy.

O que é isso Irapuan?

2.) Em quanto ao tópico, eu acho que aqui tem pessoas com muitos
diferentes graus de experiência na programação e logicamente quanto
maior seja a experiência/conhecimento melhor preparado esta para
deixar usar ferramentas quebra galho e CSS pre-definidos, porque por
exemplo para mim que ainda uso ferramentas quebra galho fazer um site
peba que vou cobrar 400 contos com toda a normativa web-standar com
suporte a 10 navegadores e a pda´s, demandaria muito tempo de
programação e ajuste que as vezes não compensa, porque tem uma meta á
cumprir enquanto a produtividade. Porque eu também acho que programar
bem ajustado nos web-standars não faz deferência para alguns tipos de
site simples, (aclarando que para aqueles que só programam e tem uma
experiência muito grande além de muita habilidade não compreendam como
alguém que tem que fazer uma ilustração bonita, o design do site, os
cortes, o CSS e XHTML, e finalmente a programação e o upload do site
com todas suas bases de dados funfando perfeitas, algumas ferramentas
quebra-galho não nojentas e o Tidy-HTML para firefox dizendo que nosso
site esta ok, são coisas muito boas.

3.) Uma outra pergunta é se alguém poderia-me dizer porque as Tabelas
são nosso inimigo número um?. Eu não utilizo elas nas minhas páginas
porque aprendi a me virar com CSS para fazer de um jeito muito
complicado o que antes fazia bem facílimo com uma tabela, e isso de
tableless e na moda e se o que lá vai pegando e você se sente muito
ignorante se tem que usar uma tabela. Mais realmente as vezes penso
que isso de ser tão estrito com não uso de tabelas é um exagero e
outras vezes penso que o que acontece é que eu sou ignorante e não sei
porque não é bom usar uma tabelinha para que o conteúdo fique centrado
verticalmente de um modo muito simples por exemplo, ou porque ainda
para enviar um newsletter formatado em html não tem como não usar
tabelas pois os leitores de emails não reconhecem o css.
Vocês sabem a resposta?


PS: O post está otimo!

lucas...@gmail.com

unread,
Mar 27, 2008, 8:34:56 AM3/27/08
to ArqHP - Arquitetura de home pages
Faço uso de algum tipo de reset.css há tempos por conta da diferença
de renderização dos browsers, mesmo KMOS.
Não estou trazendo nenhum tipo de ajuste fino e milimétrico ao site,
mas sim, estou reduzindo as tolerâncias. Espaço correto entre linhas,
interpretação correta por parte do IE de algumas medidas relativas,
tamanho de campos, recuos (principalmente em listas) são acertados ou
'igualados a texto'. O H1, por exemplo, em cada browser tem um tamanho
default e espaçamentos diferentes.

no principio, era o * {margin:0; padding:0;}. Testei então o
reset.css YUI do Yahoo. Era bom, mas não o suficiente. Ultimamente
tenho usado o reset.css built-in do BlueprintCSS (o tal framework
citado aqui que eu não dou lá muita moral - me soa como
'desaprendizado' (talvez porque eu trabalhe com projetos de
apresentação mais específica e não esteja no foco).

No mais, concordo com o que vem sendo falado - quanto mais medidas
relativas, maior a resistencia a zoom, dispositivos diferentes,
navegadores diferentes.

Quanto aos editores, quem usa Linux recomendo o Quanta.
Pra ilustração vetorial, Inkscape é phoda³ nas ferramentas mas ainda
peca no suporte a diferentes formatos para exportacao/importacao.
O Gimp é muito bom, mas falta interface/usabilidade (a Adobe tá longe
de ser imaculada nesse quesito também - os softwares da 'Macromedia'
davam/dão uma chinelada em usabilidade nos photoshops, illustrators e
cia - mas tá anos luz à frente do Gimp)

On 27 mar, 08:51, Perroud <perr...@gmail.com> wrote:
> 2008/3/26 mateusrese...@gmail.com <mateusrese...@gmail.com>:

Irapuan Martinez

unread,
Mar 27, 2008, 9:07:54 AM3/27/08
to ar...@googlegroups.com
2008/3/27 Quique <enrique...@gmail.com>:

>  > TopStyle and be happy.
>  
>  O que é isso Irapuan?

http://www.justfuckinggoogleit.com/search.pl?query=TopStyle



>  para mim que ainda uso ferramentas quebra galho fazer um site
>  peba que vou cobrar 400 contos com toda a normativa web-standar com
>  suporte a 10 navegadores e a pda´s, demandaria muito tempo de
>  programação e ajuste que as vezes não compensa,

Se estamos falando de web standards, não tem sentido pensar em 10 combos de browser+plataforma+dispositivo.

O quê, os browsers não são padronizados? O problema é o KISS. Você notará que funcionará em qualquer lugar.

O quê, seu documento não pode ser simples? Então o problema é seu conteúdo, que não tem consistência.



>  3.) Uma outra pergunta é se alguém poderia-me dizer porque as Tabelas
>  são nosso inimigo número um?

Porque web designer, embora se ache muito criativo, não pensa. Lá no início da modinha tableless ele ouviu que "<table> é mal" e até hoje perpetua a informação errada.



>  outras vezes penso que o que acontece é que eu sou ignorante e não sei
>  porque não é bom usar uma tabelinha para que o conteúdo fique centrado
>  verticalmente de um modo muito simples por exemplo, ou porque ainda
>  para enviar um newsletter formatado em html não tem como não usar
>  tabelas pois os leitores de emails não reconhecem o css.
>  Vocês sabem a resposta?

Você acha coerente estragar a estrutura do mark up para potencializar a estética do documento? <table> é para tabular dados, não para formatar.

Se o documento necessita disto, há algum problema em sua relevância. Ou no modelo de negócios dos web designers.



>  PS: O post está otimo!

Como estamos lidando com gente não inteiramente iniciada nos princípios desta comunidade, recomendo com bastante ênfase uma lida neste documento:

http://www.brockerhoff.net/bb/viewtopic.php?t=10

Marcus Gadbem

unread,
Apr 5, 2008, 4:00:03 PM4/5/08
to ar...@googlegroups.com
RESET.CSS , DREAMWEAVER? Joga seu Lab fora. :)
Um mais a frentex que o outro. To gostando de ver
hahahah

2008/3/27 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>:



--
Marcus Gadbem.

José Roberto Emerich Junior

unread,
Apr 7, 2008, 10:57:58 AM4/7/08
to ar...@googlegroups.com
Caramba, deixa o cara usar os softwares que ele quizer, eu uso Dreamweaver CS3 ('crakeado'), Fireworks CS3 ('crakeado'), Photoshop CS3 ('crakeado'), Flash CS3 ('crakeado') sem problema nenhum.

O que faz o desenvolvedor não é a ferramenta, e sim o que ele é capaz de fazer!

O problema é que quando alguém fala "Eu uso o Dreamweaver" todos já pensam na interface WYSIWYG dele... Faz anos que eu nem vejo essa interface (exceto qdo eu o instalo pq ele apartece em primeiro)

Mas sobre o laboratório, siga as ideias do Ira, faça o XHTML, HTML ou sei lá o que pensando na estrutura do site, não na aparência.

Já os testes, infelizmente eu tenho que testar em Firefox, IE7, IE6 e IE5 (sei que é idiotice, mais ainda há uma parcela considerável dessa versão no mercado, segundo o analytics do site que eu mantenho)

Mas no IE5 nós só olhamos se ele está 'entendível', pq não dá de fazer funcionar tudo certinho, é muito doido! hehehe

Abraços irmão!

Em 05/04/08, Marcus Gadbem <mcs...@gmail.com> escreveu:



--
Abraços!

=============================
José Roberto Emerich Junior
Visite: jremerich.com
=============================

diego nunes

unread,
Apr 7, 2008, 11:06:35 AM4/7/08
to ar...@googlegroups.com
On 4/7/08, José Roberto Emerich Junior <jrem...@gmail.com> wrote:
> Caramba, deixa o cara usar os softwares que ele quizer, eu uso Dreamweaver
> CS3 ('crakeado'), Fireworks CS3 ('crakeado'), Photoshop CS3 ('crakeado'),
> Flash CS3 ('crakeado') sem problema nenhum.
E certamente a polícia federal não teria problemas em conseguir
seu endereço baseando-se no seu nome (bastante incomum e completo, ao
que parece) para cobrar esse monte de licenças de software que você
não paga atualmente.

Sem falso moralismo: ficar divulgando o quanto você gosta de
infringir a lei não vai te tornar mais atraente pra ninguém (nem pros
potenciais futuros contratantes, nem pras agências de emprego que
eventualmente busquem seu nome no google e achem esse tópico, nem
sequer pras mulheres, porque essa coisa de rebeldia contra o sistema
só é admirado quando envolve risco físico, não só um teclado e um
monitor).


--
diego nunes
dnunes.com

Nelson Martins Neto

unread,
Apr 7, 2008, 11:18:55 AM4/7/08
to ar...@googlegroups.com
O problema não é o cara usar os softwares, é essa palavrinha que vc colocou entre parenteses.

> ('crakeado')

Como você mesmo disse, o que importa é o que o cara é capaz de fazer, e não como.
Se ele tem mesmo todo esse potencial, então vai ser capaz de usa-lo em softwares que ele PODE e DEVE pagar.
E quando tiver dinheiro para comprar uma suite da Adobe, ai sim investir nela e ganhar essa tal super produtividade que dizem que ela proporciona.
Enquanto o cara não tiver dinheiro pra pagar por um software, e em vez de procurar alternativas ele usar o software crackeado, vai continuar sendo só mais um 'sobrinho' e não um profissional, porque a primeira coisa que te torna um BOM profissional é ATITUDE, e a sua atitude ao meu ver é a de quem depende de uma ferramenta e não sabe fazer nada sem ela.

[]s
Nelson (Essa deve ser minha primeira mensagem na lista).

2008/4/7 José Roberto Emerich Junior <jrem...@gmail.com>:

Irapuan Martinez

unread,
Apr 7, 2008, 11:23:43 AM4/7/08
to ar...@googlegroups.com
2008/4/7 diego nunes <dnu...@gmail.com>:

> Sem falso moralismo: ficar divulgando o quanto você gosta de
> infringir a lei não vai te tornar mais atraente pra ninguém (nem pros
> potenciais futuros contratantes, nem pras agências de emprego que
> eventualmente busquem seu nome no google e achem esse tópico,

Fato é: dia desses um prego grudou no meu pé, já que o primeiro
resultado da busca pelo seu nome era um thread aqui na lista, aonde
discutíamos uma home page incompatível no qual ele havia assinado o
nome como autor.

Todo mundo craqueia? Eu estou com o HD abarrotado de MP3 de música
sertaneja, funk e Jotaquest (fiquei sabendo que o download de música
ilegal os prejudicava).

Mas não tem qualquer serventia papagaiar isto por aí.

Perroud

unread,
Apr 7, 2008, 11:33:39 AM4/7/08
to ar...@googlegroups.com
Eu hein, Sr Ednaldo Pereira da web?!

2008/4/7 José Roberto Emerich Junior <jrem...@gmail.com>:
<micragem mode="on">Caramba, deixa o cara usar os softwares que ele quizer, eu uso Dreamweaver CS3 ('crakeado'), Fireworks CS3 ('crakeado'), Photoshop CS3 ('crakeado'), Flash CS3 ('crakeado') sem problema nenhum.</micragem>

Qualquer um usa o software que quiser, desde que compre ou use algo freeware ou opensource, oras. Não é mesmo?
Se você não coloca na sua planilha o valor das aplicações pagas que usa... seus critérios para orçar seus trabalhos devem ser uma beleza, não?
 
O que faz o desenvolvedor não é a ferramenta, e sim o que ele é capaz de fazer!

Pagou quanto pela frase pronta? Ou crackeou também?

-- Perroud

José Roberto Emerich Junior

unread,
Apr 7, 2008, 12:47:40 PM4/7/08
to ar...@googlegroups.com
A idéia era colocar que este tópico aqui fugiu totalmente do que foi solicitado, que por sinal é uma marca registrada da lista! Infelizmente! Eu acompanho a lista, mas aprecio apenas as mensagens iniciais pois tem uns espertinhos que querem pegar mulher com a rebeldia, ou se achar o super com certezas dos outros!

Não paguei nada pela frase, tampuco crakiei, e sei que não fui o único que falou isso, mas o interessante é que todo mundo sabe da moral da frase e cisma em bater em teclas já gastas!!!

Eu uso tbm o Notepad++ de forma portavel e até mesmo em desenvolvimento, não vejo problema nenhum! Mas pra que me gambar de 'O BONZÃO' pq eu uso software open ou livre se a minha capacidade de programação eu consigo provar muito bem obrigado usando o bloco de notas (windows) ou o nano (linux).

E o interessante é que vem um cara me chamar de micreiro usando 'tagzinhas'... Pára né?!?! Babaquice!!!

E quanto à polícia federal??? Que venha! Mas antes de mim eles vão se preocupar muito mais com o pessoal windows, office e diabo a quatro pirateado e que ainda por cima ensina na internet como fazê-lo!

Abraços, e desculpa ao amigo que abriu a questão desta discussão que eu tenho certeza que ele não evoluiu em nada!

Não vou sair da lista por causa de um mane aqui ou ali! Acho engraçado vcs se brigando tudo! hehehe

Em 07/04/08, Perroud <per...@gmail.com> escreveu:

Irapuan Martinez

unread,
Apr 7, 2008, 1:32:29 PM4/7/08
to ar...@googlegroups.com
Vaca amarela
pulou a janela...
Quem continuar neste tom pessoal o thread...
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages