[Drupal: 2] X [Joomla: 1]
--
Infelizmente ainda nao usei o Drupal em producao de algum projeto.
Embora ouça falar muito bem dele.
Tenho curiosidade em usa-lo, o conceito de node e history dele é o que
mais me chama atencao.
E se ele ainda mantem-se fiel ao código html original ele realmente é
merecedor de toda boa fama que tem.
--
Israel Cefrin
O Drupal 6 (versão mais recente) produz um código XHTML strict que é
uma beleza.
sério o Joomla é uma bomba corra dele! seus módulos vem de cantos
obscuros da terra, milhões de queries, terriveis tabelas perdidas
dentro de cada módulo, um sistema de templates que chega a ser
ofensivo, depois de 5 anos usando ele só me restam as falhas dos
cabelos que arranquei
Quanto a curva de aprendizado ser maior que o Joomla não da pra discordar
o Drupal foi feito de desenvolvedores para desenvolvedores
o Joomla originalmente Mambo feito pela Miro, foi desenvolvido de
Empresa pra Consumidor.
Sinceramente até um macaco com um mouse amarrado na mão consegue usar
o joomla/mambo, nesse ponto bato palmas pra Miro.
Um ponto que realmente me encanta no Drupal (+cck) é a liberdade pra
se trabalhar com o conteúdo, diferente do joomla, wp...
você não fica preso ao formato Titulo > Corpo de Texto com Wysiwyg.
...
quando os comentários atingem este nível de intelectualidade, é sinal
que devo cair fora da thread. Dificilmente algo produtivo sairá daqui.
Perroud,
Qual você poderia nos passar como referência:
1. CMS que seja voltado para portais ou institucional, que seja intuitivo no admin. Um Wordpres para portais ou institucional ;
2. CMS que trabalhe com links amigáveis (opção de configura-los, como no WP)
3. CMS que seja simples criar tema.
4. CMS
Eu não entendi mesmo seu comentário. Significa que você acha que é melhor desenvolver uma ferramenta exclusiva á usar um CMS pronto?
Pois eu acho que na maioria dos casos não é não.. Até por experiência própia. Eu sempre fujo de construir ferramentas, prefiro utilizar as que estão prontas mesmo.
Porque? São mais confiáveis, mais fácil de conseguir suporte, mais simples e mais fácil de customizar...
Agora, se alguém pega um template pronto, mascara o layout, tira o rodapé e etc e vende isso para o cliente como algo exclusivo, de fato não é webdesigner, e acho que não se preocuparia de estar em uma lista de discussão para aprender alguma coisa, não é? ;-)
2009/2/4 Diogo Costa <dandrad...@gmail.com>Eu não entendi mesmo seu comentário. Significa que você acha que é melhor desenvolver uma ferramenta exclusiva á usar um CMS pronto?
Acredito que em muitos casos, sim. A questão não se devemos ou não usar... mas com que seriedade e comprometimento este CMS será adotado. Com que profundidade de modificações o desenvolvedor pode alterar o CMS?! São questões bem pertinentes.
Pois eu acho que na maioria dos casos não é não.. Até por experiência própia. Eu sempre fujo de construir ferramentas, prefiro utilizar as que estão prontas mesmo.
Então você se enquadra no meu comentário?
Porque? São mais confiáveis, mais fácil de conseguir suporte, mais simples e mais fácil de customizar...
O problema é que muitos desenvolvedores vendem isso como se ele (desenvolvedor) tivesse construído tudo.
Agora, se alguém pega um template pronto, mascara o layout, tira o rodapé e etc e vende isso para o cliente como algo exclusivo, de fato não é webdesigner, e acho que não se preocuparia de estar em uma lista de discussão para aprender alguma coisa, não é? ;-)
A maioria faz apenas isto. E acha que desenvolve algo. Quantas vezes não vi Joomla, Drupal, Xoops e WP serem usados desta forma?! E vejo empresas admitindo pessoas que tenham experiência em WP, como se fosse um grande expertise do camarada!!!
Há algo errado. Há alguma inversão de valor e de conceito por aí. Alguém precisa desatar este nó.
--
Perroud
> 2. CMS que trabalhe com links amigáveis (opção de configura-los, como no WP)
.htaccess? acho que tem em todas esses citados ai
> 3. CMS que seja simples criar tema.
Smarty, xtemplate, Phptemplate(proprio do drupal), precisa mais simples?
> 4. CMS
fator que realmente importam pra se escolher um cms IMHO é comudade
ativa e organizada o resto é consequência disso.
--
O que eu antendo como solução:
É algo que você não força (nao faz o cliente engolir so porque você quer vender e lucrar) e sim gera algo para o cliente de acordo com a neceddidade e investimento dele.
Sem consultoria, NO DIA A DIA me deparao SIM com cliente que NAO QUEREM PAGAR O CORRETO por algum BENEFICIO que ele conseguirá pelo SEU TRABALHO E DEDICAÇÃO, por se escolhemos essa profissão, todos tem que se dedicar pra permanecer no mercado, hapto pra ter criatividade, conhecimento e idéias para os clientes.
No caso se sites e blog, existem SIM JOBS que não podem perder tempo com implementações com CMS nem com WP, não pode perder tempo com Layout Diferenciado com 100% de qualidade (quem fez marketing ai deve conhecer a regrinha dos 3, qto a qualidade final).
Portanto, eu não tenho vergonha nenhum de dizer: se o investimento do cliente for de R$500,00 eu não vou fornecer nenhum tipo de consultoria ou serviço especializado. Será tudo na base do FAST FOOD.
Vamos deixar a hipocrisia de lado. Todos fazemos iso!
2009/2/4 Thalis Valle <thali...@gmail.com>
O que eu antendo como solução:
É algo que você não força (nao faz o cliente engolir so porque você quer vender e lucrar) e sim gera algo para o cliente de acordo com a neceddidade e investimento dele.
Até aí, tudo bem. Gol!
Sem consultoria, NO DIA A DIA me deparao SIM com cliente que NAO QUEREM PAGAR O CORRETO por algum BENEFICIO que ele conseguirá pelo SEU TRABALHO E DEDICAÇÃO, por se escolhemos essa profissão, todos tem que se dedicar pra permanecer no mercado, hapto pra ter criatividade, conhecimento e idéias para os clientes.
Há uma diferença entre não querer e ter que pagar. Uma peneira natural, acho.
No caso se sites e blog, existem SIM JOBS que não podem perder tempo com implementações com CMS nem com WP, não pode perder tempo com Layout Diferenciado com 100% de qualidade (quem fez marketing ai deve conhecer a regrinha dos 3, qto a qualidade final).
Hmmm esta regrinha dos 3 é uma licença especial para que haja que tipo de trabalho?
Portanto, eu não tenho vergonha nenhum de dizer: se o investimento do cliente for de R$500,00 eu não vou fornecer nenhum tipo de consultoria ou serviço especializado. Será tudo na base do FAST FOOD.
Descreva o fast-food. Fiquei curioso.
Vamos deixar a hipocrisia de lado. Todos fazemos iso!
Fale apenas por você, por favor ;)
--
Perroud