O papel decadente do papel

1 view
Skip to first unread message

Jorge Krug

unread,
May 4, 2006, 8:22:13 AM5/4/06
to ar...@googlegroups.com
CARLOS HEITOR CONY

O papel decadente do papel

RIO DE JANEIRO - "O papel não faz mais parte da minha vida". A declaração é
de Bill Gates, montado numa fortuna de 50 bilhões de dólares e tendo à sua
disposição um computador com três monitores que fazem dele o maior agente e
consumidor do mundo virtual. Além dos dólares e do computador que montou
para uso próprio, ele usa um "tablet PC", que substitui qualquer caderninho
de notas, arquivo e provedor para outros e para si mesmo.
De papel mesmo, acho que só não substituiu ainda o papel higiênico por um
papel virtual -mesmo assim, não sei não, os gênios são capazes de tudo.
Quando tem uma nova idéia, escreve a anotação numa lousa e depois a embute
num programa qualquer para ver no que vai dar.

Quando vai a uma reunião de trabalho, não leva papel nenhum e desdenha do
executivo que puxa qualquer coisa parecida com uma agenda. Não quer dizer
que ele odeie o papel, apenas não precisa mais dele.
Por obrigação profissional, já fiz um levantamento do papel, desde os
papiros das margens do Nilo aos pergaminhos dos povos que usavam a pele das
ovelhas para escrever qualquer coisa. Sem esquecer as civilizações mais
antigas que usavam blocos de argila (tijolos) ou mesmo a parede das cavernas
em que moravam para deixar recados: "Fui ali e volto já".

Entrevistei há tempos, num almoço, importante empresário do setor de
celulose, que, em certo momento, em meio a uma digressão sobre a beleza e a
utilidade dessa ferramenta que levou a humanidade ao estágio de civilização
que conhecemos, deu uma espécie de brado retumbante: "O papel nunca vai
acabar!".
O restaurante inteiro parou, os garçons pararam de servir, os clientes
pararam de mastigar. Vermelho, o empresário repetiu "urbi et orbi", para a
cidade, para o mundo e para o restaurante em particular: "O papel nunca vai
acabar!".

Bill Gates não precisa gritar. Para ele, o papel é tão inútil como uma
escarradeira para quem não tem catarro a expelir.

[http://www1.folha.uol.com.br/fsp/opiniao/fz0405200606.htm]

Leonardo Andrade

unread,
May 4, 2006, 1:11:12 PM5/4/06
to ArqHP - Arquitetura de home pages
> os gênios são capazes de tudo.

??? Tio Bill? Gênio?... Hã... diante das opções eu concordo com o
cara da celulose: "o papel nunca vai acabar".

Leonardo Andrade.

Hélio Correia

unread,
May 7, 2006, 3:09:41 AM5/7/06
to ArqHP - Arquitetura de home pages
01. Papel higiênico? Vai que ele use um bidê tecnologicamente
evoluído, com água morna e secagem rápida

02. Bill é gênio, sim. Você pode discordar, assim como eu discordo,
das imposições que existem em um ambiente monopolizado.

:)

Total {'-_-'} Ninj@

unread,
May 7, 2006, 11:44:42 AM5/7/06
to ar...@googlegroups.com
No futuro não Havera PAPEL HIGIÊNICO, voces teram que usar as 3 conchas. (Demolution MAN)


 
2006/5/7, Hélio Correia <helioc...@gmail.com>:
total...@gmail.com
David Tobias Nunes

Leonardo Andrade

unread,
May 8, 2006, 12:01:34 AM5/8/06
to ArqHP - Arquitetura de home pages

Continuo a não achar Bill um gênio. Afinal, quais foram suas
principais implementações? Quais algoritmos ele criou? Será mesmo
que desenvolveu o DOS do zero ou adquiriu esse sistema de uma empresa e
depois o vendeu a IBM?
Sinceramente, se for achar qualquer pessoa magnata um gênio, prefiro
achar o Silvio Santos uma mente brilhante.
Rearfimo porém que minhas atuais a respeito de Gates podem ser fruto
de minha ignorância sobre a sua história. Com as informações que
possuo até agora, não o considero gênio, mas, com certeza, um bom
administrador de empresa.
Não é caso dos membros dessa comunidade, mas alguns usuários comuns
pensam que foi a Microsoft que inventou a Internet, por exemplo.

Charles Pilger

unread,
May 8, 2006, 7:14:20 AM5/8/06
to ar...@googlegroups.com
On 5/8/06, Leonardo Andrade <aaa.le...@gmail.com> wrote:
> Continuo a não achar Bill um gênio. Afinal, quais foram suas
> principais implementações?

O Basic que era usado pelos primeiros computadores, incluindo o Apple,
era da Micro Soft (sim, assim mesmo separado), desenvolvido pelo Bill
Gates e pelo Paul Allen.

> Quais algoritmos ele criou?

Não sabemos. Closed source =)

> Será mesmo que desenvolveu o DOS do zero ou adquiriu esse sistema
> de uma empresa e depois o vendeu a IBM?

Adquiriu de uma empresa e depois vendeu para a IBM.

> Sinceramente, se for achar qualquer pessoa magnata um gênio, prefiro
> achar o Silvio Santos uma mente brilhante.

Só para constar, o Bill Gates é na minha opinião é um gênio do
marketing. Mesmo fazendo um produto tecnicamente ruim, que sempre
perde quando comparado com produtos concorrentes, ele domina o
mercado. Não podemos concordar como ele consegue tal domínio, mas o
caso é que ele conseguiu.

[]'s
Charles - cha...@pilger.com.br
http://www.charles.pilger.com.br
ICQ 306563363 MSN crpi...@hotmail.com
"Antes, eu era meio quieto, calado, o conhecimento era meu,
eu era um software proprietário. Agora, quero espalhar o que
sei e mostrar que, da forma como eu evoluí, muitos outros
podem crescer." - Cleber de Jesus Santos

João Carlos

unread,
May 8, 2006, 7:27:59 AM5/8/06
to ar...@googlegroups.com
Gates: inicialmente oportunista sem escrúpulos ... com uma ótima visão de
negócios, QI superior a média, porém, sem ética moral e profissional,
apresenta sinais egóticos, mas não posso confirmar ... parece que depois ele
deve ter sentido um peso na sua consciência e começou a realizar grandes
atitudes altruístas em pró de entidades necessitadas ... também, com tanto
dinheiro e o imposto implacável dos EUA ... não quer ver seu império
desmoronando ... luta com todas as armas.

KK´

....................................................
Subject: arqHP:: Re: O papel decadente do papel

--~--~---------~--~----~------------~-------~--~----~

Irapuan Martinez

unread,
May 10, 2006, 8:40:11 AM5/10/06
to ar...@googlegroups.com
On 5/8/06, Charles Pilger <charles...@gmail.com> wrote:
> Só para constar, o Bill Gates é na minha opinião é um gênio do
> marketing.

Mas marketing não é relacionamento? Se é relacionamento, eles ouvem
pouco seus usuários, já que vivem de copiar a concorrência (embrace
extend exterminate).

Estão ouvindo seus usuários para desenvolver o IE 7? Mentira, eles já
haviam desistido de criar o IE 7. Voltaram atrás porque sentiram no
couro a perda de mercado. Isto não é ouvir seus clientes, é tentar
sobreviver.

Bill Gates é um gênio, mas administrativo. Sabe aonde atuar para
restringir o acesso aos seus concorrentes.

Irapuan Martinez

unread,
May 10, 2006, 8:41:56 AM5/10/06
to ar...@googlegroups.com
On 5/8/06, João Carlos <jcc...@gmail.com> wrote:
> Gates: inicialmente oportunista sem escrúpulos ... com uma ótima visão de
> negócios, QI superior a média, porém, sem ética moral e profissional,

A questão ética vs capitalismo sempre foi melindrosa. Não tem ética ou
tem foco definido, conquistar o mercado? Se há um foco, qualquer meio
é válido. Se nem todo meio é válido, ética é o foco.

Como disse, é uma questão melindrosa. E antiga.

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages