UOLKut se foi...

Walmar Andrade

to ar...@googlegroups.com
Alguém percebeu que UOLKut não é mais UOLKut? Agora se chama UOL K. Será que houve processo? Alguém está por dentro?

Walmar Andrade

Helio...@tecban.com.br

to ar...@googlegroups.com, ar...@googlegroups.com

Tb, com essa falta de criatividade no nome, deveria ser processado mesmo.

Walmar Andrade <walmar...@gmail.com>
Enviado Por: ar...@googlegroups.com

07/12/2005 16:15

Favor responder a
ar...@googlegroups.com

Para
ar...@googlegroups.com
cc
Assunto
arqHP:: UOLKut se foi...

Marcio Toledo

to ar...@googlegroups.com
Acho que nem precisa de processo.. hahehahe
Só pela má impressão que causaram colocando um nome só pra remeter ao outro serviço que ja era um sucesso nesse meio..
Se queimaram sozinho hehehe
--
mt.

Daniel Burle Orlandine

to ar...@googlegroups.com
E tirando que a logo deles foi chupada de uma que a apple usou na epoca do lançamento do itunes.

Khristofferson Silveira

to ar...@googlegroups.com
Aí é que tá: começar com o serviço com uma imagem queimada é
complicado de qualquer ponto de vista do negócio.

Essa é uma daquelas famosas idéias que alguém tem e todo mundo acha
legal mas não pensa antes de botar em prática.

Começaram mal e agora tão tentando arrumar a casa.

Vinicius Braz Pinto

to ar...@googlegroups.com
Sinceramente, eu achei "UOLKut" um bom nome (sinto olhares de reprovação :). É um nome horroroso? É! Mas o Orkut foi o primeiro (que obteve êxito) com esse tipo de site e todos os serviços que vieram depois eram descritos como "é tipo Orkut", ou seja, "Orkut" virou substantivo.

Suponhamos que o UOL nomeasse o produto como, sei lá, "Aldebaran". Daí eles provavelmente divulgariam como "Venham para o Aldebaran, o melhor site de relacionamentos e bla bla bla". Aí todo aquele pessoal que iXcrEvi aXiM ignoraria o produto, afinal não é Orkut. Um ou outro indivíduo passaria o link para os amigos como "é o Orkut do UOL".

Resumindo, não tem como fugir, a comparação com o site do Google é inevitável e, na minha opinião, o UOL fez uma boa escolha ao se aproveitar disso pra chamar a atenção para o produto.

E tá, eu não entendo nada de marketing, então ignorem-me hahha.

Marlon Quandt

to ar...@googlegroups.com
Resgatando um pouco o assunto...

Saiu na Information Week de 25 de novembro.

"O Orkut da UOL

O Site UOLKut, lançado pela UOL no moldes do Orkut, faz parte de uma
'estratégia maior' da empresa, de acordo com o diretor de produtos e
estratégias Victor
Ribeiro, sem detalhar que tipo de iniciativa o novo serviço vai alavancar.

A idéia da UOL é 'se posicionar como o primeiro colocado no Brasil', entre
os sites do tipo. Para isso, oferece integração das funcionalidades, como
blog, fotolog e álbum de fotos, e buscas refinadas, 'que não existem no
Orkut', alfineta Ribeiro."

Será que a UOL tem ambições de se tornar o Google brasileiro no questio
abrangência de ferramentas e "buscas refinadas"?!?

Atenciosamente
________________________________

Marlon Fernando Quandt
Joinville - SC
________________________________

to ar...@googlegroups.com
Tem um problema ai...

Todos falam de UolK pra cá, UolK pra lá, mas esquecem de um fato: o Terra lançou antes do uol uma plataforma tipo orkut que integra serviços de blog, fotolog e email p/ seus usuários. O que o uol fez? Para não ficar atrás, criou também uma ferramenta e mais "na cara-de-pau", ainda 'copiou' o orkut... Alguém já disse certa vez: "No Brasil, nada se cria, tudo se copia"

é lamentável...

Cadu de Castro Alves

to ArqHP - Arquitetura de home pages
Bom galera!

Vale lembrar que o Orkut não foi idéia do Google né? O Google
simplesmente comprou o Orkut. Um produto pronto que vem fazendo sucesso
em todo o mundo. Mas não podemos esquecer, também, que o Google
otimizou bastante o Orkut.

Mas a internet é assim mesmo. Surgiu o Orkut e, tão logo ele fez
sucesso, surgiram Yahoo! 360, Gazzag e outros mais. Veio o Flickr, e
logo o Google retrucou comprando o Picasa que, apesar de bom, não acho
melhor que o Flickr.

Concorrência é assim. Isso não rola somente na internet galera.
Quantas empresas nós conhecemos que já copiaram ou pelo menos
tentaram copiar produtos e serviços de suas concorrentes. O meio dos
negócios é assim. Alguns são inovadores a ponto de criarem novas
soluções e largaram na liderança frente aos concorrentes. Outros
são, simplesmente, seguidores.

O UOL foi infeliz ao nomear o seu "orkut" como UOLkut, mas foi uma
simples estratégia de marketing, que parece que não deu certo e ainda
lhes rendeu uma boa ação judicial.

Eu acho que os profissionais que estão a frente dessas empresas é que
são os maiores culpados. Se é que podemos chamar essas pessoas que
copiam, ou tentam copiar, as idéias do outros de profissionais. O UOL
poderia sim criar uma ferramenta semelhante ao Orkut. Mas poderia se
beneficiar dessa solução e a partir dela criar suas inovações. Aí
sim poderíamos considerar o UOL como uma empresa inovadora.

No Gazzag, se eu não me engano, parece que é possível conversar com
seus contatos se eles estiverem online. Eu acho uma grande solução
que o Orkut (ainda) não possui. Ele aproveitaram bem a idéia do Orkut
e implementaram uma nova solução que não está presente no Orkut. Eu
chamaria isso de perfil seguidor-inovador. Existem algumas outras
empresas que seguem esse perfil e muitas das vezes essas estratégias
deram certo.

Marco

to ar...@googlegroups.com
O Silvio Santos faz o mesmo há uns cem anos.
Ou alguém pensa que foi ele quem inventou o tal carnê?
--
Marco de Freitas,
NBR para a Internet já! Porque meu navegador não é penico.

http://www.abrasol.org/modules.php?name=News&file=article&sid=199
http://www.w3.org/2003/03/Translations/byLanguage?language=pt-br
http://www.petitiononline.com/we6k7496/petition.html
http://www.dicas-l.unicamp.br/dicas-l/browsers.php

Charles Pilger

to ar...@googlegroups.com
Cadu

Desculpa ter que te corrigir, mas acho que tu tá rateando em alguns pontos:

Em 13/12/05, Cadu de Castro Alves<cadudeca...@gmail.com> escreveu:

> [...]
> simplesmente comprou o Orkut. Um produto pronto que vem fazendo sucesso
> em todo o mundo. Mas não podemos esquecer, também, que o Google

O Orkut não foi comprado pelo Google. Não sei de onde você tirou essa,
mas o fato é que o Orkut é um projeto pessoal do Orkut Buyukkokten,
que é funcionário do Google. Caso você não saiba o Google oferece para
cada funcionário um dia da semana, assim como recursos de hardware e
software, para que este trabalhe em projetos pessoais. Ou seja, o
Orkut é do Orkut, é por isso que na capa do Orkut está "in affiliation
with Google" e não "Copyright (c) 2005 Google, Inc. All rights
reserved." como é no caso dos sites do Blogger, Picasa e Hello.

Se você quer ter certeza, basta procurar pelo Orkut no catálogo de
produto do Google:

http://www.google.com/press/descriptions.html

Pois é, nem consta...

> [...]
> sucesso, surgiram Yahoo! 360, Gazzag e outros mais. Veio o Flickr, e
> logo o Google retrucou comprando o Picasa que, apesar de bom, não acho

Antes do Orkut tinha o Friendster e o MySpace. Aliás esses sim são um
sucesso. O Orkut? Nah, é só uma rede social infestada de brasileiros,
e brasileiros não dão grana (pelo menos por enquanto), só dor de
cabeça. Mas o caso é que o Yahoo 360, que foi o primeiro esforço de
criação de uma social network por parte de um dos dinossauros da rede,
tem uma visão muito mais voltada para concorrer com o MySpace.

> O UOL foi infeliz ao nomear o seu "orkut" como UOLkut, mas foi uma
> simples estratégia de marketing, que parece que não deu certo e ainda
> lhes rendeu uma boa ação judicial.

Você poderia me mostrar essa ação judicial? Até onde se sabe essa é
uma hipotese, já que não se viu em lugar nenhum alguma notícia dizendo
que o Google entrou com um processo contra o UOL.

[]'s
Charles - cha...@pilger.com.br
http://www.charles.pilger.com.br
ICQ 306563363 MSN crpi...@hotmail.com

Pedro Rocha

to ar...@googlegroups.com
obs: o Orkut Buyukkokten veio a ser funcionário do Google quando da "afiliação" do Orkut com o mesmo.
ele não desenvolveu nesse "tempo de lazer" que realmente dizem que os funcionários de lá tem

creio eu....... lendas da web....... sei lá de fato o que foi..... não vi nenhuma entrevista dele dizendo nada

On 12/13/05, Charles Pilger <charles...@gmail.com> wrote:

> O UOL foi infeliz ao nomear o seu "orkut" como UOLkut, mas foi uma
> simples estratégia de marketing, que parece que não deu certo e ainda
> lhes rendeu uma boa ação judicial.

o fato principal falado aqui é justamente se aproveitar do nome...... falta criatividade, originalidade e sobra cara de pau

o conceito não é erro aproveitar
acredito ser hipocrisia quem trabalha com web dizer isso
todos aqui fazem isso todos os dias quando acham algo interessante na web........ copiam, adaptam como acham melhor e usam... :-P

--
Pedro Gomes Rocha
msn: pedrogo...@gmail.com

"Fábio Caparica de Luna [at] gMail"

to ar...@googlegroups.com

Irapuan Martinez

to ar...@googlegroups.com
Marlon Quandt wrote:
> Será que a UOL tem ambições de se tornar o Google brasileiro no questio
> abrangência de ferramentas e "buscas refinadas"?!?

Duvido. Não se vira um "Google", se tem atitudes de "Google". Virar um
"Google" é mole, basta seguir na picada que eles abriram na selva, e o
OrkUOL (ou qualquer nome que tenha) só fez isto (e ainda temos que
tolerar uma campanha publicitária fazendo chacota contra os "bad, bad
server" numa evidente atitude de cuspir no prato que comeu, ou melhor,
se inspirou).

UOL quer voltar a ser alguma referência? Então que façam web de verdade.
Começa abrindo acesso completo e irrestrito a sua biblioteca. Oh,
"precisam se capitalizar"? Google está digitalizando bibliotecas por aí,
e não combram ticket.

Eliminar a publicidade invasiva que aborrece é outro passo - acho que
não preciso comprar com o Adsense, programa que alguns poucos parceiros
do UOL já copiam. Ter relevância nos banners hoje, depois do ovo de
Colombo em pé, é mó fácil.

UOL nunca vai ser um "Google.br". Google nasceu usando a web a seu
favor. UOL nasceu da velha mídia, e depois de tanto tempo ainda não se
desprendeu do seu modelo de negócio. Por mais que este modelo esteja os
puxando ralo abaixo.

João Nobre

to ar...@googlegroups.com
Oi,

Decerto que o UOL nao será  nunca um Google... quem se esqueceu daquele caso do trambique que eles deram em centenas de provedores há alguns anos atrás? Pra nao falar na descaradamente tendenciosa posiçao política que é off-topic...

[ ]'s, Joao Nobre

===

Charles Pilger

to ar...@googlegroups.com
Em 14/12/05, Pedro Rocha<pedrogo...@gmail.com> escreveu:

> obs: o Orkut Buyukkokten veio a ser funcionário do Google quando da
> "afiliação" do Orkut com o mesmo.

O Orkut Büyükkokten trabalha no Google como desenhista de interface
com o usuário. O Orkut é um projeto dele que ele começou em Stanford e
continua desenvolvendo dentro do Google, no, como você disse, "tempo
de lazer" dele.

"Fábio Caparica de Luna [at] gMail"

to ar...@googlegroups.com
Devia ter registrado na sinistras mas terminei esquecendo na época.
Mas já tinha visto, talvez até aqui na lista mesmo, um link para uma
página do Orkut (a pessoa) onde ele mostrava o início do Orkut (o
sistema) antes dele ter ido trabalhar no Blog de Deus...

Alguem tem o tal link?

[]'s
fcl

Charles Pilger

to ar...@googlegroups.com
Em 14/12/05, Fábio Caparica de Luna [at] gMail<capa...@gmail.com> escreveu:

> [...]
> página do Orkut (a pessoa) onde ele mostrava o início do Orkut (o
> sistema) antes dele ter ido trabalhar no Blog de Deus...

http://clubnexus.stanford.edu/

Aliás, muito interessante esse paper descrevendo a criação do Club Nexus:

http://www.firstmonday.org/issues/issue8_6/adamic/index.html

Charles Pilger

to ar...@googlegroups.com
Em 14/12/05, Charles Pilger<charles...@gmail.com> escreveu:

> http://clubnexus.stanford.edu/
>
> Aliás, muito interessante esse paper descrevendo a criação do Club Nexus:
>
> http://www.firstmonday.org/issues/issue8_6/adamic/index.html

Aliás, reli com calma o email e vi que o link que eu acho que você
realmente queria era esse:

http://www.research.att.com/~volinsky/Graphs/slides/adamic.pdf

Fábio Caparica de Luna [at] gMail

to ar...@googlegroups.com
Oi Charles...
vou ler os links com calma...
Este pdf é uma pérola!!

MAS, acho que era este aqui que eu tinha em mente:

http://www.stanford.edu/~orkut/

Em 14/12/2005, às 19:18, Charles Pilger escreveu:

> http://www.research.att.com/~volinsky/Graphs/slides/adamic.pdf

Emanuel Costa

to ar...@googlegroups.com
Ninguem mencionou... mas um fato interessante aconteceu no orkut...
após a invasão brasileira ao Orkut os gringos cometeram orkuticidio e
migraram para o site myspace.com não credito isso unicamente ao fato
dos americanos não se integrarem bem com outros povos mas tb ao fato
de muito brasileiro ser pouco amigável com os gringos. Eu
particularmente acho que existe FDP e imbecil em todos os paises por
tanto me relaciono com todos e com nenhum! ehehehh.

--
Emanuel Costa