Lula fecha sites GOV.BR

瀏覽次數:2 次
跳到第一則未讀訊息

Irapuan Martinez

未讀,
2008年4月1日 凌晨12:31:512008/4/1
收件者:Lista ArqHp
Alegando segurança de informações Lula fecha sites GOV.BR

Da Reportagem Folha

Diante das recentes acusações de quebra de sigilo, do suposto dossiê
contendo os gastos do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, Lula
publicou nesta segunda-feira, dia 31, uma portaria instruindo que
todos os sites federais fossem fechados, acessados mediante apenas
cadastro e senha.

A medida, que faz parte de um amplo pacote de segurança de informação,
está sendo aplicada gradualmente, na medida que os técnicos migram
todos os sites do governo para um servidor central instalado nos
andares inferiores do Palácio do Planalto. Numa sala a prova de fogo e
de acesso controlado, foram montados um mainframe, tido como de
"segurança máxima".

O acesso aos sites será mantido, segundo nota divulgada agora à noite.
Mas apenas mediante cadastro, aonde a confirmação e senha será mandada
pelo correio comum. "Adotamos o que há de mais moderno em segurança de
informação", diz Estácio G. Ário, o secretário de processamento de
dados do governo federal. "A senha será mandada como correspondência
registrada, e em caso de fuga de informações, poderemos determinar
aonde a falha ocorreu" disse.

O mainframe, adquirido sem licitação em regime de gastos em segurança
nacional, é uma estação RISC Intel 386, rodando Windows Vista Security
Station. O representante da Microsoft desmente compra fraudulenta: "O
processo de acquisição seguiu as especificações da compra e nenhum
outro fornecedor tinha o software compatível com este hardware", disse
Atira Grossmen, gerente de interoperabilidade de produtos da
Microsoft.

Sites off line - Enquanto o processo gradual move os sites .GOV.BR
para este servidor, os sites vão sendo tirado gradativamente do ar.
Questionando a quantidade de pessoas que deixarão de acessar os
serviços, os assessores do gabinete do presidente garantiram que
centenas de senhas já estão ativas. Por exemplo, todo o diretório que
tem acesso a extranet do site do PT, pode acessar tranquilamente os
sites, utilizando a mesma senha fornecida pelo partido.

A oposição protestou contra este tipo de atitude. "O que o governo
espera, que a gente procure um filiado ao PT para que ele acesse para
nós os sites do Governo?" protestou o deputado Dado Mino Público, do
PV-AC.

"Em outros países, o controle de informação é coisa corriqueira",
teria dito Lula respondendo aos seus assessores, "Olha só Cuba, China,
Irã... Todos eles praticam segurança de informação para resguardar sua
soberania contra forças externas".

A reportagem tentou acessar alguns sites federais agora a noite, na
data desta portaria e pelo menos 50% dos mesmos já se encontravam
bloqueados. Contrariando as notas do governo, os endereços bloqueados
não especificava qual o procedimento para o cadastro e recebimento da
senha para assegurar o acesso.

Leia mais
* Deputado tucano reforça pedido para Procuradoria investigar dossiê anti-FHC
* PT divulga nota em solidariedade à Dilma e repudia envolvimento da
ministra em dossiê
* CPI dos Cartões deve votar só requerimentos de informações para
evitar paralisia
* No Rio, Lula critica oposição e volta a chamar Dilma de "mãe do PAC"
* Oposição pede para Procuradoria investigar responsabilidade sobre
vazamento de dossiê
* LIVRARIA: Série com CDs ensina inglês, alemão, japonês e mais 4
línguas em 15 minutos ao dia

Especial
* Leia mais sobre a CPI dos Cartões
* Leia cobertura completa sobre o segundo mandato do governo Lula

Niraldo Júnior

未讀,
2008年4月1日 清晨7:25:422008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com
Que monte de besteira

2008/4/1 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>:

Marlos Ápyus

未讀,
2008年4月1日 清晨7:29:182008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com
Uia... Primeiro de abril
--
Marlos Ápyus
Soluções em Mídias Digitais

Marco Aurélio Neuwiem

未讀,
2008年4月1日 清晨7:30:022008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com
01:30 do dia Primeiro de Abril... esse é o Irapuan...

[...]

Ricardo

未讀,
2008年4月1日 清晨7:35:062008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com
aproveitando essa de 1º de abril, o que será que o google vai anunciar hoje?

--
Ricardo L. Silveira
http://srsilveira.com/blog

Antonio Jozzolino

未讀,
2008年4月1日 清晨7:43:432008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com
Hehehhe, Estácio G. Ário, Windows Vista Security Station...

--
Antonio Jozzolino
www.sgd.com.br

Charles Pilger

未讀,
2008年4月1日 上午8:15:222008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com
Criticando a piada, o nome abaixo não está completo: o correto é "Estácio G. Ário Sobrinho"

"Se você acha educação cara, tente a ignorância." - Derek Bok, ex-reitor de Harvard

Antonio Jozzolino

未讀,
2008年4月1日 上午8:33:562008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com
É primo. Trabalha lá também e ajudou a Dilma montar o banco de dados contra o FHC.

Breno Ribeiro

未讀,
2008年4月1日 上午9:18:012008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com
2008/4/1 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>:

Alegando segurança de informações Lula fecha sites GOV.BR

"Meu trabalho de Legislação foi pro saco! Se ferrei-se...
 Malditos os que deixam as coisas pra última hora!" - diz Breno, ao saber da notícia.

--
[]'s

Breno Damas M. Ribeiro
Bacharelando em Sistemas de Informação

Camilo Oliveira

未讀,
2008年4月1日 上午9:29:152008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com

Essas foram as melhores..haha

--
Camilo Oliveira

Design Coletivo - http://designcoletivo.com
Portfólio - http://www.camilo87.com
Conexão Needforlumbriga - http://conexao.needforlumbriga.com

Irapuan Martinez

未讀,
2008年4月1日 上午9:47:152008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com
2008/4/1 Niraldo Júnior <nir...@gmail.com>:
> Que monte de besteira

O RLY?

On Tue, Apr 1, 2008 at 8:29 AM, Marlos Ápyus <apyu...@gmail.com> wrote:
>  Uia... Primeiro de abril

Droga, vocês são mesmo espertos.

On Tue, Apr 1, 2008 at 8:35 AM, Ricardo <srsil...@gmail.com> wrote:
> aproveitando essa de 1º de abril, o que será que o google vai anunciar hoje?

Descentralizaram:

http://blogoscoped.com/archive/2008-04-01-n71.html

• Busca por livros pelo cheiro ("Raspe o monitor e cheire aqui");

• Gtalk, para reduzir a emissão de carbono, compacta as mensagens;

Virgle, um ambicioso empreendimento entre a Virgin e o Google para povoar Marte. O site está selecionando pioneiros, mediante um teste.

• Todos os vídeos da front page do Youtube se direcionam para um mesmo vídeo. Do Rickey Astley. Não, se você tem menos de 25 anos, não vai saber quem é. Nem faça muita questão.

• GDocs funcionando off line

• gDay, a busca que gera resultados de coisas que acontecerão no dia seguinte

Gmail Custon Time. Você podem mandar e-mails configurando que ele entre como se tivesse sido mandado no passado. O e-mail pode como lido ou não.

Google China lança a busca feita por humanos

gCalendar lança serviço de despertador. Cada vez mais aborrecedor.

• Google Agenda adiciona o botão "estou com sorte". Ao clicar, você marca encontro com celebridades.

2008/4/1 Antonio Jozzolino <antonio....@gmail.com>:

É primo. Trabalha lá também e ajudou a Dilma montar o banco de dados contra o FHC.

O triste é, que com a quantidade de aloprados ocupando a presidência, esta notícia não é de toda estranha.

Ricardo

未讀,
2008年4月1日 上午9:51:242008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com

Marcio Ghiraldelli

未讀,
2008年4月1日 上午9:58:022008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com

• gDay, a busca que gera resultados de coisas que acontecerão no dia seguinte

Isso que é tecnologia!
O mais interessante é que no rodapé da notícia tem um link para se candidatar à uma vaga de emprego no projeto... heheh, imagina o perfil dos candidatos!

Antonio Jozzolino

未讀,
2008年4月1日 上午10:01:592008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com
Agora fico rico na bolsa...

--
Antonio Jozzolino
www.sgd.com.br

Marcelo Linhares

未讀,
2008年4月1日 上午11:01:102008/4/1
收件者:ar...@googlegroups.com
GoogleDocs Off-line, apesar de soar absurdo em uma empresa que investe
100% em internet, me parece verdade.

link: http://googledocs.blogspot.com/2008/03/bringing-cloud-with-you.html

Pelo menos fui convencido, pois até no FAQ tinham informações sobre o
GoogleGears + GoogleDocs, não é possível que eles levam o dia primeiro
de abri tão a sério.

[]s

On Tue, Apr 1, 2008 at 7:01 AM, Antonio Jozzolino
<antonio....@gmail.com> wrote:

> Agora fico rico na bolsa...
>

> --
> Antonio Jozzolino