Força para ajudar melhorar a documentação em HTML & CSS!!!

Roberto Bino

to ArqHP - Arquitetura de home pages
Prezados colegas,

Eu estou criando um documento de padronização de HTML e CSS aqui na
empresa, ele vai ser usado para orientação dos clientes. Mas as vezes
da um branco no que vou falar na documentação, por isso vim aqui pedir
ajuda a vocês para ver o que mais eu posso falar para que o documento
possa ter mais qualidade.

Eu falei sobre:

1) Modelo de css estrutura
2) Um exemplo de código CSS padronizado:
3) Corte do site ( Tableless ) [Explica e mostra as vantagens de
cortar em tableless]
4) Regras padrões de CSS
5) Compatibilidade com navegadores
6) Indentação do código

O que mais posso falar?
Se quiserem ver o que já fiz, mande um e-mail que te mando o
documento.

Obrigado pela atenção;

Roberto

Flávio Silveira

to ar...@googlegroups.com
Tá legal cara....

mas pra que tipo de cliente vai chegar essa documentação....??  Quem são os clientes da sua empresa ??

Por exemplo pros meus clientes (que são os caras que pedem sites) não sei se teria alguma vantagem em passar essas informações pra eles, pelo menos pra início de trabalho..

Abraço !!

Thalis Valle

to ar...@googlegroups.com
Roberto,

Comente sobre SEO. Para fazer o básico, é preciso ter o código semântico, para que ajude o site do cliente ser bem indexado. Todo cliente fica contente nessa parte.

Abraços

--
Thalis Valle
http://www.thalisvalle.com/

.::: Ricardo Braz

to ar...@googlegroups.com
e comente tb sobre microformatos

2008/8/18 Thalis Valle <thali...@gmail.com>:
--
[ ]
abraços...

.::: Ricardo Braz
Digital & Graphic Designer
www.ricardobraz.blogspot.com
_________________________

Irapuan Martinez

to ar...@googlegroups.com
2008/8/18 Roberto Bino <robertobi...@gmail.com>:

> Eu estou criando um documento de padronização de HTML e CSS aqui na
> empresa, ele vai ser usado para orientação dos clientes.

Cuma?

E lá o que o cliente quer saber sobre mark up?

> [...]
> 1) Modelo de css estrutura
> 2) Um exemplo de código CSS padronizado:
> 3) Corte do site ( Tableless ) [Explica e mostra as vantagens de

Transar com camisinha. Não que tenha algo a ver, mas sempre é bom lembrar.

Você pode trocar estes seis itens num só: W3C. Ponto. Usar como
referência a documentação (e validação) do site. Isto inclue tudo, do
ultrapassado tableless (ainda ainda usa este termo?) a guias de
acessibilidade.

Não há relevância no resto. Claro que as diferenças entre os navegores
é, mas você irá se deter em descrever cada item deste infinito
problema? KISS e beijos.

Agora, demais mesmo é criar regras para indentar o código. Você irá
criar o guideline de acordo com suas preferências, não supostamente
para algum método padronizado de indentação.

Irapuan Martinez

to ar...@googlegroups.com
> [...]

> Comente sobre SEO. Para fazer o básico, é preciso ter o código semântico,
> para que ajude o site do cliente ser bem indexado. Todo cliente fica

Mas se pratica semântica pelo SEO?

O W3C prega a semântica, inventou o HTML, décadas antes que os web
crawlers começassem a entender que o <title> era relevante.

Oriente o seu código para SEO, que ele ficará amigável aos web
crawlers... Mas não aos seus usuários.

Irapuan Martinez

to ar...@googlegroups.com
2008/8/18 .::: Ricardo Braz <ricar...@gmail.com>:

> e comente tb sobre microformatos

E não se esqueça sobre SVG, SMiL, HTML 5 e Semantic Web.

Já que é pra ser irrelevante mencionando microformatos...

.::: Ricardo Braz

to ar...@googlegroups.com
Acho q não entendí.
pq irrelevante?

Perroud

to ar...@googlegroups.com
Acho que é por que todos estes derivam do XML.

Irapuan Martinez

to ar...@googlegroups.com
2008/8/18 .::: Ricardo Braz <ricar...@gmail.com>:
> Acho q não entendí.
> pq irrelevante?

Quantas vezes você usou microformatos na vida?

Não que diminui a genialidade da coisa. A questão é que não acharam
uma viabilidade prática para o formato. E duvido que esta primeira
viabilidade, será comercial.

Se vier a ser, vai ser social.

On Mon, Aug 18, 2008 at 9:00 PM, Perroud <per...@gmail.com> wrote:
> Acho que é por que todos estes derivam do XML.

XML é o monolito preto de "2001". Belo, misterioso, achamos que contém
a chave da vida... Mas estamos insistindo em martelá-lo com ossos.

Leandroh

to ar...@googlegroups.com
Fale sobre Tim Berners-Lee e o porquê de não se usar mais IEca.

--
Abraços,
Leandroh

Roberto Bino

[...]

Irapuam,
w3c tem muita informação, poderia especificar quais páginas da W3C que
vc esta falando?
porque o documento tem que ser claro e direto.

Obrigado pelas palavras

Roberto

Irapuan Martinez

to ar...@googlegroups.com
On 8/19/08, Roberto Bino <robertobi...@gmail.com> wrote:
> w3c tem muita informação, poderia especificar quais páginas da W3C que
> vc esta falando? porque o documento tem que ser claro e direto.

Ótimo então, você pode navegar dentro da miríade de informações dentro
do W3C, apontando para o tom que você quer dar ao documento.

Se fosse sintetizar numa só coisa? http://validator.w3.org/

Passou por aqui, algo da natureza do mark up passa a ser compreendido.

O W3C não é propriamente um local para tutoriais. É de onde emanam as
padronizações de tecnologias para a web. É referência, mas a linguagem
de tutoriais é um tanto distante.

O que um web designer precisa saber? Eu destacaria duas coisas: 1) A
natureza do mark up; 2) Rewritebility.

O primeiro versa que o HTML não é uma linguagem visual, mas
estrutural. Como ensinar alguém a diferença? Mande-o usar Lynx,
browser de texto. O Opera tem um modo de visualização que o emula. Ou
simplesmente, mande-o usar browsers que permitam desligar os estilos.

Então a natureza do mark up saltam aos olhos. Acessibilidade e SEO inclusos.

"Reescrevibilidade" (caceta, nunca consegui conjugar este nome, em
português ou inglês) é a segunda. É a capacidade de terceiros assumir
o código e não achar que aquilo é um criptograma. Como se consegue
isto? Simplicidade, essencialmente. Via uma noção que o HTML não é uma
coisa autoral, uma rosa dentro duma redoma. Estamos criando para a
internet, não para nós mesmos (o que reside 99% dos problemas dos web
designers: O ego do próprios).

O que, afinal de contas, os dois itens são a mesma coisa. A natureza
do mark up era a possibilidade de terceiros pudessem ter acesso ao
source, hackear, adaptar, processar, dar novos usos.

Não criamos sites para nós. Nós estruturamos informações. Quem vai dar
uso é o usuário. Por isto o ambiente é essencialmente, social. Por
isto Flash é um contrasenso na web. Por isto quando inventamos de
controlar que fim darão ao conteúdo, esbarramos sempre na questão da
acessibilidade.

Mário Aragão

to ar...@googlegroups.com
Rewritebility. pode ser isso -> http://marioaragao.com.br/o-que-um-webdesigner-precisa-saber/ (spam também pode, mas por favor não levem por esse lado).

2008/8/19 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>

> [...]

de tutoriais é um tanto distante.

O que um web designer precisa saber? Eu destacaria duas coisas: 1) A

Atenciosamente

Mário Aragão
www.marioaragao.com.br