#foraWebkit!

11 views
Skip to first unread message

Irapuan Martinez

unread,
Feb 9, 2012, 1:04:26 PM2/9/12
to Lista ArqHp
E teve sujeito achando que o fim do IE 6 iria iniciar uma era de felicidade:

http://www.glazman.org/weblog/dotclear/index.php?post/2012/02/09/CALL-FOR-ACTION:-THE-OPEN-WEB-NEEDS-YOU-NOW

Em suma, hoje o Webkit - render engine por detrás de browsers como Konqueror, Safari (Win, Mac e iOS) e Chrome (Todos desktops e mais Android) - está galgando onipresença que antes pertencia ao IE 6. Mas qual era o problema com o IE 6? Nenhum: No seu lançamento, era uma grande novidade. Mas a web evoluiu e o browser, não. Isto condicionou que os desenvolvedores de conteúdo tivessem que criar sites compatíveis com o IE 6, retroalimentando a obsolecência.

A campanha "#foraIE6" era pra dar oportunidade em evoluirmos.

Hoje, há desenvolvedores utilizando códigos proprietários do Webkit (-webkit-) para promover propriedades apenas disponíveis nestes browsers. Bom, isto é exatamente o mesmo problmea com o IE 6, basta deixarmos as coisas como estão e dar tempo.

Solução? Não criar sites em função do Webkit. O que não deveria ser nenhuma novidade.

Joel Souza

unread,
Feb 9, 2012, 2:26:10 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
http://www.webmonkey.com/2012/02/webkit-isnt-breaking-the-web-you-are/

(...)

This time the culprit is WebKit, the rendering engine that powers the
browsers on the iPhone, iPad, and Android phones. But what’s different
about this round of monoculture is that, unlike IE 6, the WebKit
developers haven’t done anything wrong. It’s web developers that have
created the WebKit-only web.

Instead of writing code that will work in any browser, which might
mean adding an extra three lines of code to their CSS rules, some of
even the largest sites on the web are coding exclusively for WebKit.

2012/2/9 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>:

> --
> Ao responder um tópico reproduza apenas a parte
> relevante da mensagem original, apagando demais
> partes e assinaturas.
>
> Para sair deste grupo: arqhp-un...@googlegroups.com
> Outras opções: http://groups.google.com/group/arqhp

--
Joel Souza

João Vagner Brito de Medeiros

unread,
Feb 9, 2012, 2:56:14 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
É que todo mundo ta com fogo no rabo pra usar algo que a w3c disse não estar pronto, o CSS3, e o HTML5. 

:) 

2012/2/9 Joel Souza <joel....@gmail.com>



--
--
---------------------------------------------------
João Vagner Brito de Medeiros
--\\--//--
twitter.com/joaovagner
facebook.com/joaovagner
flickr.com/joaodesigner
joaovagner.com.br/

---------------------------------------------------

.::: Ricardo Braz

unread,
Feb 9, 2012, 3:01:37 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
Eu vejo até VAGAS de emprego pedindo css3 e html5.
E logo me pergunto: "pra quê, se essa porra ainda nem tá definido?"

[  ]
abraços...
__________________________________

.::: Ricardo Braz
Digital & Graphic Designer
@r_braz | www.ricardobraz.blogspot.com

Irapuan Martinez

unread,
Feb 9, 2012, 3:21:18 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/9 .::: Ricardo Braz <ricar...@gmail.com>

Eu vejo até VAGAS de emprego pedindo css3 e html5.
E logo me pergunto: "pra quê, se essa porra ainda nem tá definido?"

Cara, essa vaga é dos sonhos. Sinal que o dono é mal informado e se está contratando, o negócio dele está num bom momento.

Ter um chefe burro e com dinheiro, rá, garante a felicidade de qualquer um.

Cinismo meu? Olha, depois que um dia eu fui recusado pois exigiam domínio de Fireworks mas eu respondi que preferia usar Photoshop para ter controle absoluto do código, imagens e estilos, sinceramente, parei de levar esse jogo a sério.

Marcus de Oliveira Silva

unread,
Feb 9, 2012, 3:26:06 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
Levar a sério demais traz consequências .. deixa pra lá. O negócio é se divertir. rs*


2012/2/9 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>

--

Fernando Kosh

unread,
Feb 9, 2012, 4:14:47 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com

Acho que exigir domínio em algo  "Beta" é doideira. Mas por outro lado, se fizer direito da pra ter bom resultado. Testes feitos com HTML5 e CSS3 estão me mostrando que é um bom caminho. E há como fazer ficar compativel com tudo com o mínimo esforço. Bem melhor que XHTML cheuo de hacks. E pra mobile pega tantos recurso como uma App.

Conhecem o http://html5demos.com?

Fernando Kosh
Sent from Gmail 4 Android

On Feb 9, 2012 6:26 PM, "Marcus de Oliveira Silva" <onlym...@gmail.com> wrote:

Levar a sério demais traz consequências .. deixa pra lá. O negócio é se divertir. rs*

2012/2/9 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com> > > 2012/2/9 .::: Ricardo Braz <ricardobraz@gmail.c...

-- Ao responder um tópico reproduza apenas a parte relevante da mensagem original, apagando demais...

.::: Ricardo Braz

unread,
Feb 9, 2012, 4:24:16 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
Sim Fernando, é um caminho.
mas exigir conhecimento de algo que não está pronto é foda!

Um exemplo, QUEM garante que a tag <article> vai existir qd for finalizada a padronização? Aí neguinho estuda essa porra feito um maluco, e na hora não se usa mais, será um "html5 desatualizado"... =/

[  ]
abraços...
__________________________________

.::: Ricardo Braz
Digital & Graphic Designer
@r_braz | www.ricardobraz.blogspot.com



João Vagner Brito de Medeiros

unread,
Feb 9, 2012, 4:58:15 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
E se der na telha e a w3c jogar tudo fora? 

O risco é minimo, mas existe :) 

É um caminho? É! Mas é um longooo caminho, e não é iluminado, é cheio de incertezas, vai quem quer. 

2012/2/9 Fernando Kosh <fernan...@gmail.com>
relevante da mensagem original, apagando demais
partes e assinaturas.
 
Para sair deste grupo: arqhp-un...@googlegroups.com
Outras opções: http://groups.google.com/group/arqhp

Irapuan Martinez

unread,
Feb 9, 2012, 6:44:27 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
Olha, depois do barulho que fizeram com o XHTML e a coisa virar para o HTML5, se eu ainda trabalhasse nessa indústria vital ficaria esperto.


2012/2/9 João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>

Marcelo Linhares

unread,
Feb 9, 2012, 7:02:36 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
O problema é que a W3C é tão rápida, mas tão rápida, que quando eles falarem "tá pronto o CSS3 e HTML5", já vai ter nego rascunhando CSS8 e HTML15!!

Este é o problema, eu por exemplo já to usando coisa pracaralho de CSS3, independente de estar em draft ou ter uma versão final, os principais browsers já o suportam, e existem trocentas librarys pra fazerem funcionar no IE!

[]s

2012/2/9 João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>



--
Marcelo Linhares
Pessoal -> marcelolinhares.com
Presentes e Flores em BH?  maisfloresbh.com.br
CachaçaExpress - Seu portal de Cachaças na Internet
http://www.cachacaexpress.com.br/

Fernando Kosh

unread,
Feb 9, 2012, 7:04:40 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
Sabias palavras, mestre Ira.
Na realidade, web dá medo de qualquer jeito. Do nada inventam mais uma tecnologia, matam outra, navegadores dão saltos da versão 3 para a 12 em um ano... Complicado.
Mas é uma aposta. Quando em 2006 comecei com Ruby e On Rails, diziam que não tinha futuro. Paguei para ver e até agora tenho me dado bem. Mas sei bem que um dia virá a linguagem Diamante com o framework Lapidado e ai terei que reaprender tudo. Faz parte, mas tem que saber no que apostar. Como no caso do Java, que na web deu grana pra muita gente e no desktop também, mas que vi começar a ser chamado de Cobol2 em 2007.

[ ]'s,


Fernando Kosh
KoshTech - Technology Working for the Future
+55 21 7884-7420 / 8695-9776 / 9699-3775


Fernando Kosh

unread,
Feb 9, 2012, 7:05:40 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
Também estou nesta aposta, Marcelo.
:-D

Marcelo Linhares

unread,
Feb 9, 2012, 7:42:16 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/9 .::: Ricardo Braz <ricar...@gmail.com>
Eu vejo até VAGAS de emprego pedindo css3 e html5.



--

Irapuan Martinez

unread,
Feb 9, 2012, 7:55:29 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/9 Fernando Kosh <fernan...@gmail.com>

Na realidade, web dá medo de qualquer jeito. Do nada inventam mais uma tecnologia, matam outra, navegadores dão saltos da versão 3 para a 12 em um ano... Complicado.

Mas convenhamos, certa retrocompatibilidade ainda é mantida. HTML 2 roda no Chrome 16 (Os Outros me levem! 16! Eu escrevi "12" mas abri o about pra me certificar...).

O problema são os desenvolvedores, que querem usar o CSS 8 com HTML15. Usam documentação em draft e tag proprietária e esquecem o documento lá, com essa bomba relógio. Vai dar errado se o atributo se consolida e dá errado senão.


Marco

unread,
Feb 9, 2012, 10:03:19 PM2/9/12
to ar...@googlegroups.com
Em 09-02-2012 19:24, .::: Ricardo Braz escreveu:
> Sim Fernando, é um caminho.
> mas exigir conhecimento de algo que não está pronto é foda!
>
> Um exemplo, QUEM garante que a tag <article> vai existir qd for finalizada a
> padronização? Aí neguinho estuda essa porra feito um maluco, e na hora não se
> usa mais, será um "html5 desatualizado"... =/
>
> [ ]
> abraços...

É nessas horas que saber usar o SED ajuda pacas.

--
Marco de Freitas

Walter Cruz

unread,
Feb 10, 2012, 8:02:36 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
Mas o webkit em si não é o problema, o problema são os desenvolvedores.. hehehee

Aliás, uns meses atrás o pessoal do google/chrome queria adicionar o
suporte a linguagem dart deles direto no webkit oficial. O pessoal da
apple entrou com uma havaiana de pau bonito. Tá lá no histórico da
webkit-devel.

2012/2/10 Marco <marcode...@gmail.com>:

> --
> Ao responder um tópico reproduza apenas a parte
> relevante da mensagem original, apagando demais
> partes e assinaturas.
>
> Para sair deste grupo: arqhp-un...@googlegroups.com
> Outras opções: http://groups.google.com/group/arqhp

--
[]'
- Walter

Joel Souza

unread,
Feb 10, 2012, 8:32:30 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/9 .::: Ricardo Braz <ricar...@gmail.com>:

> Eu vejo até VAGAS de emprego pedindo css3 e html5.
> E logo me pergunto: "pra quê, se essa porra ainda nem tá definido?"

Simples: pra saber se o candidato é interessado e pro-ativo o suficiente.

É mesma coisa você ser programador PHP e não souber da existência do HipHop. Vai virar um 'padrão de desenvolvimento' para grandes aplicações? Vai ter eventos falando a respeito? Vai ter curso pra vender em revista na banca? Provavelmente não, mas vai apontar que você é um profissional pelo menos, desinformado.

Edu Agni

unread,
Feb 10, 2012, 9:14:38 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
Existem muitos serviços do Google hoje (que são unanimidades) que tem funcionalidades diferenciadas (um plus a mais) apenas para quem usa o Chrome... mas perai, não era isso que acontecia com o IE? Sim, sim... o Chrome vem caminhando para ser o Browser mais usado da Web, e o Google se esforçando para transforma-lo no novo IE6 o.O


--
Ao responder um tópico reproduza apenas a parte
relevante da mensagem original, apagando demais
partes e assinaturas.
 
Para sair deste grupo: arqhp-un...@googlegroups.com
Outras opções: http://groups.google.com/group/arqhp



--
@eduagni
blog http://www.agni.art.br
aks me http://www.formspring.me/eduagni

Edu Agni

unread,
Feb 10, 2012, 9:23:44 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
Acho errado exigir experiência em HTML5 e CSS3, mas acho coerente pedir noções. Se o cara tem noção da coisa, sinal de que está estudando, se atualizando. E afinal, que porra que é o HTML5? É o HTML4 sem algumas tag's (que já não usavamos) e com algumas novas (mais semânticas). Para se pegar o mesmo código que eu já fazia antes e adicionar um <article> no lugar de uma <div> não exige muita inteligencia do individuo, só deixa o código um pouco mais semântico.

Agora sim, o fato de ainda não ter sido lançado em definitivo não quer dizer que "tudo" ainda é rascunho. Algumas coisas já foram sim definidas... <article> por exemplo não corre o risco de sumir... mas eu não arrisco dizer o mesmo sobre algumas novas marcações para formulários, ou sobre vários atributos novos, já que esse sim ainda são meros rascunhos indefinidos.

Mas enfim, muitas maravilhas interativas divulgadas como HTML5 na verdade tem o merito do Javascript, e poderiam ter sido feitas mesmo com um doctype de HTML4. O conceito que estão vendendo do HTML5 vai muito além (e parece muito melhor) do que o HTML5 de verdade.

João Vagner Brito de Medeiros

unread,
Feb 10, 2012, 10:20:12 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
Muita exigencia, pouco resultado. 

Querem um developer front-end ou um especialista em tecnologias futuras? :) 

2012/2/10 Edu Agni <certas...@gmail.com>



--

Israel Cefrin

unread,
Feb 10, 2012, 10:23:16 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
Em 10 de fevereiro de 2012 13:20, João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com> escreveu:
Muita exigencia, pouco resultado. 

Querem um developer front-end ou um especialista em tecnologias futuras? :) 


Um developer do futuro.

--
Israel Cefrin

Joel Souza

unread,
Feb 10, 2012, 10:37:14 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>

Muita exigencia, pouco resultado. 

Querem um developer front-end ou um especialista em tecnologias futuras? :) 

Um profissional com capacidade de aprender rápido. 



--
Joel Souza

Irapuan Martinez

unread,
Feb 10, 2012, 10:47:59 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Edu Agni <certas...@gmail.com>

Existem muitos serviços do Google hoje (que são unanimidades) que tem funcionalidades diferenciadas (um plus a mais) apenas para quem usa o Chrome... mas perai, não era isso que acontecia com o IE? Sim, sim... o Chrome vem caminhando para ser o Browser mais usado da Web, e o Google se esforçando para transforma-lo no novo IE6 o.O

Sim, claro. O meu favorito é anexar arquivos, arrastando-os do gerenciador para a janela do navegador.

Mas a existência dessa facilidade não impede o acesso de quem está num Firefox, por exemplo - que é atualmente meu browser preferencial, por causa do Tab Group.

A existência dessas vantagens não é como o quirk mode aberrativo do IE, aonde as pessoas simplesmente criavam para ele e que os demais browsers eram "alternativos. Clique aqui e baixe o IE 6, que é internet de verdade".

Irapuan Martinez

unread,
Feb 10, 2012, 10:52:50 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Israel Cefrin <israel...@gmail.com>

É fascinante resgatar CDs de 15 anos atrás e verificar que os HTML que tinham nele, ainda renderizam bem nos navegadores de hoje.

Na época, ninguém falava em "future proof". Mas a natureza da web é sê-lo. Um profissional que se gabe de ser "future proof" é como um que se gaba em fechar as tags :/

Mas e as ofertas de emprego solicistando HTML 5? Tem um troço chamado "Navalha de Hanlon" que diz o seguinte: Nunca atribua malícia ao que pode ser adequadamente explicado pela burrice.

Pessoal pede HTML 5 por modinha, não porque querem profissionais de visão. Mas ninguém tem propriamente, a visão de contratar gente de visão. Qualquer um que acate ordens e mate um leão por dia, já serve.

Gustavo Cardoso

unread,
Feb 10, 2012, 11:54:57 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
A maioria esmagadora que pede HTML 5 é por causa desse boom de animações que estão pipocando por aí. Duvido qu etem alguém pedindo por causa de um documento mais semântico ou coisa do tipo. Todo mundo acha que as animações estão aí somente por causa do HTML 5!!!!

[]'s
-- 
Gustavo C. Faria Neto 
http://about.me/gustavocardoso



2012/2/10 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>

--

Jonas Raoni

unread,
Feb 10, 2012, 11:59:00 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>

> Mas e as ofertas de emprego solicistando HTML 5? Tem um troço chamado "Navalha de Hanlon" que diz o seguinte: Nunca atribua malícia ao que pode ser adequadamente explicado pela burrice.
>
> Pessoal pede HTML 5 por modinha, não porque querem profissionais de visão. Mas ninguém tem propriamente, a visão de contratar gente de visão. Qualquer um que acate ordens e mate um leão por dia, já serve.


Opa, essa tecnologia eu conheço, é o Créu nível 5 xD


--
Jonas Raoni Soares Silva
http://raoni.org

Marcelo Linhares

unread,
Feb 10, 2012, 11:59:11 AM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
é muito melhor pedir noção de html5 e css2 do que pedir xhtml!!!

A maioria das pessoas que colocavam DTD XHTML-1.0-Strict não faziam nem idéia do que estavam fazendo, colocavam só pq achavam q era "melhor".

Mas os servers continuavam servindo como "text/html".... dãããa!!

E convenhamos, vc vai exigir de um profissional html 3.2 ? Que o cara domine "font-color", "table-cel" ?

2012/2/10 Gustavo Cardoso <gustavo...@gmail.com>

Irapuan Martinez

unread,
Feb 10, 2012, 12:09:25 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Marcelo Linhares <marcelo...@gmail.com>

é muito melhor pedir noção de html5 e css2 do que pedir xhtml!!!
A maioria das pessoas que colocavam DTD XHTML-1.0-Strict não faziam nem idéia do que estavam fazendo, colocavam só pq achavam q era "melhor".
Mas os servers continuavam servindo como "text/html".... dãããa!!
E convenhamos, vc vai exigir de um profissional html 3.2 ? Que o cara domine "font-color", "table-cel" ?

Olha, se o sujeito sabe o que se trata HTML 3.2, pode ter certeza que ele tem uma visão muito superior da matéria do que TODOS operadores de Dreamweaver que tem poraê.

Marcus de Oliveira Silva

unread,
Feb 10, 2012, 12:22:45 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com


2012/2/10 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>
Boa observação.

Jonas Raoni

unread,
Feb 10, 2012, 12:26:59 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Marcelo Linhares <marcelo...@gmail.com>:

> é muito melhor pedir noção de html5 e css2 do que pedir xhtml!!!

Se o termo usado é "noções" não vejo lá muito problema, mas se é
requisito, é mais complicado... Se você nivela pessoas baseando-se no
conhecimento que elas escrevem no currículo, pode acabar perdendo um
cara bom de besteira, já que aprender algo novo é muito rápido para
pessoas espertinhas (por ex. em coisa de 1-3 dias você é capaz de
aprender uma nova linguagem).

Tem que dar um jeito de avaliar a competência e, não a nerdisse/sede
de conhecimento do sujeito, é bem difícil achar um cara que conheça de
tudo e, que seja bom em tudo o que conhece :)

> A maioria das pessoas que colocavam DTD XHTML-1.0-Strict não faziam nem
> idéia do que estavam fazendo, colocavam só pq achavam q era "melhor".

E isso pode estar ocorrendo novamente haha! Se usamos algo sem um real
motivo por trás, estamos meramente seguindo a onda... Há um motivo
REAL para migrar, algo que não seja possível atualmente, que só essa
tecnologia pode realizar? Se não tem, não vejo motivo já que ainda
está em desenvolvimento :)

Na minha visão profissional, só o fato de estar em desenvolvimento é
suficiente para não ser usado ainda. Mas eu acho que por ser o simples
HTML, o pessoal acaba tendo uma outra visão, mas levando para outras
áreas fica mais fácil haha. Você usaria o moderníssimo sistema de
direção automática que está sendo desenvolvido pelo Google no seu
carro? Um internet banking usando um servidor http novíssimo e
inovador? Uma linguagem em pleno desenvolvimento, mas que promete
muito para o futuro (será mais rápido que C!)?

Eu entendo que o motivo é gerar impressionismo para futuros clientes,
não tem o que fazer, manda quem pode, obedece quem tem juízo =]

João Vagner Brito de Medeiros

unread,
Feb 10, 2012, 1:27:04 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Joel Souza <joel....@gmail.com>

2012/2/10 João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>
Muita exigencia, pouco resultado. 

Querem um developer front-end ou um especialista em tecnologias futuras? :) 

Um profissional com capacidade de aprender rápido. 
 

Isso é papo de RH. E Gestorzinho. 

Jonas Raoni

unread,
Feb 10, 2012, 1:28:33 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>:

>>
>> Um profissional com capacidade de aprender rápido.
>
> Isso é papo de RH. E Gestorzinho.

Uhhhhhhhh, isso é um convite para o ringue.

João Vagner Brito de Medeiros

unread,
Feb 10, 2012, 1:30:17 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Marcelo Linhares <marcelo...@gmail.com>

A maioria das pessoas que colocavam DTD XHTML-1.0-Strict não faziam nem idéia do que estavam fazendo, colocavam só pq achavam q era "melhor".

Essas mesmas que colocam html5 tbm não fazem a minima ideia o que é um schema, porque existe, e porque é daquela forma. 
 
Mas os servers continuavam servindo como "text/html".... dãããa!!

Antes text/html q algo não definido de verdade ainda. 

 
E convenhamos, vc vai exigir de um profissional html 3.2 ? Que o cara domine "font-color", "table-cel" ?

Olha, até prefiro em grosso modo. Pelo menos o que ele fez, se bem feito ainda funciona, e não corre o risco de parar de funcionar. To errado?
 
--
--
---------------------------------------------------

João Vagner Brito de Medeiros

João Vagner Brito de Medeiros

unread,
Feb 10, 2012, 1:32:00 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Joel Souza <joel....@gmail.com>

2012/2/10 João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>
Muita exigencia, pouco resultado. 

Querem um developer front-end ou um especialista em tecnologias futuras? :) 

Um profissional com capacidade de aprender rápido. 


O profissional aprende rápido quando existe um real interesse, quando a gestão não permite, ta certo ele em nem aprender algo que nem é bem definido ainda.

Melhor ele ir aprendendo outra linguagem de programação ou ler sobre psicologia, medicina, ou um bom livro de romance, que o tempo é melhor aproveitado. 

Joel Souza

unread,
Feb 10, 2012, 1:32:18 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>
2012/2/10 Joel Souza <joel....@gmail.com>
2012/2/10 João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>
Muita exigencia, pouco resultado. 

Querem um developer front-end ou um especialista em tecnologias futuras? :) 

Um profissional com capacidade de aprender rápido. 
 

Isso é papo de RH. E Gestorzinho. 

Eu sou empregado, CLT. Mas se um dia eu virar gestorzinho e precisar contratar alguém, vou procurar aquele que sabe o que está acontecendo ao seu redor.



 

--
--
---------------------------------------------------
João Vagner Brito de Medeiros
--\\--//--
twitter.com/joaovagner
facebook.com/joaovagner
flickr.com/joaodesigner
joaovagner.com.br/

---------------------------------------------------

--
Ao responder um tópico reproduza apenas a parte
relevante da mensagem original, apagando demais
partes e assinaturas.
 
Para sair deste grupo: arqhp-un...@googlegroups.com
Outras opções: http://groups.google.com/group/arqhp



--
Joel Souza

João Vagner Brito de Medeiros

unread,
Feb 10, 2012, 1:32:49 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Jonas Raoni <jonas...@gmail.com>

2012/2/10 João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>:
>>
>> Um profissional com capacidade de aprender rápido.
>
> Isso é papo de RH. E Gestorzinho.

Uhhhhhhhh, isso é um convite para o ringue.


É que faz tempo que não sai uma dedada no olho de alguém aqui, preciso incitar a violencia, ofensas. etc.

Culpa do Irapuan que proibe offtopics

--
--
---------------------------------------------------

João Vagner Brito de Medeiros

João Vagner Brito de Medeiros

unread,
Feb 10, 2012, 1:44:26 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com


2012/2/10 Joel Souza <joel....@gmail.com>

Eu sou empregado, CLT. Mas se um dia eu virar gestorzinho e precisar contratar alguém, vou procurar aquele que sabe o que está acontecendo ao seu redor.


Acho que vai procurar o "Maria vai com as outras", não o que realmente sabe o que ocorre, e tem opinião sobre o assunto ;) 

O que em acontecido é: Legal, vamos todos seguir isso aqui. Mas ninguém para pra pensar se é mesmo o caminho válido e correto a seguir. 

Irapuan Martinez

unread,
Feb 10, 2012, 1:45:03 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Joel Souza <joel....@gmail.com>

Eu sou empregado, CLT. Mas se um dia eu virar gestorzinho e precisar contratar alguém, vou procurar aquele que sabe o que está acontecendo ao seu redor

Hoje sou um gestorzinho.

Meu, não tem coisa mais surreal do que um processo de contratação. Gente pós-graduada para copeiro e gente que coloca aonde fez o jardim de infância no currículo para cargo gerencial.

Depois que sentei do outro lado da mesa, eu descobri uma espécie nova de animal: O profissional de entrevistas. A característica principal dele é que ele tem uma excepcional performance na entrevista, que você sente que "é esse o cara". Mas quando o contrata, descobre que este é o único talento dele!

E quando você saca a pergunta pro entrevistado: "Por que você saiu do emprego anterior?"

E respondem: "Ah, no outro emprego eu trabalhava demais e tava procurando um lugar para trabalhar de menos". Ahã, é tudo que eu preciso! Abri contratação é porque estava sobrando o dinheiro do salário, não porque tinha trabalho a ser feito...

Acordei com minha sócia que entrevista de emprego, no máximo, vamos procurar se os valores da pessoa batem com os da empresa. Pois como diz o House, everybody lies.

Irapuan Martinez

unread,
Feb 10, 2012, 1:46:11 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>
É que faz tempo que não sai uma dedada no olho de alguém aqui, preciso incitar a violencia, ofensas. etc.

Culpa do Irapuan que proibe offtopics

Mas dá pra fazer flame wars exclusivamente dentro do tópico da comunidade.

Por exemplo, sabiam que a mãe do João é um browser que ainda não tem abas?

Joel Souza

unread,
Feb 10, 2012, 1:58:19 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
Acho que vai procurar o "Maria vai com as outras", não o que realmente sabe o que ocorre, e tem opinião sobre o assunto ;) 
O que em acontecido é: Legal, vamos todos seguir isso aqui. Mas ninguém para pra pensar se é mesmo o caminho válido e correto a seguir. 


Se HTML5 é o caminho 'válido e correto' que você diz, acho que nem essa galera toda do Opera, Mozilla e Crome também vai saber responder (ninguém sabia lá trás nos idos do XHTML)

O fato é que EU prefiro gastar meu tempo estudando e procurando um caminho do que ligar um "foda-se, isso nunca vai ficar pronto e ninguém vai usar" e esperar o 'mercado' se decidir.

Não é tão difícil assim de entender né? :-)


 

--
--
---------------------------------------------------
João Vagner Brito de Medeiros
--\\--//--
twitter.com/joaovagner
facebook.com/joaovagner
flickr.com/joaodesigner
joaovagner.com.br/

---------------------------------------------------

--
Ao responder um tópico reproduza apenas a parte
relevante da mensagem original, apagando demais
partes e assinaturas.
 
Para sair deste grupo: arqhp-un...@googlegroups.com
Outras opções: http://groups.google.com/group/arqhp



--
Joel Souza

Cleber Gouvêa

unread,
Feb 10, 2012, 2:31:41 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
Em vez de solicitar html 5 para analisar o grau de atualização do
usuário ou por necessidade específica da linguagem, o melhor seria:

"desenvolvedor web que domine webstandards e tenha conhecimento de
semântica na web", pronto, dessa forma atrairia os desenvolvedores
atualizados com a web atual e seu futuro.

Cleber

2012/2/10 Joel Souza <joel....@gmail.com>:

Fernando Kosh

unread,
Feb 10, 2012, 4:08:59 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
Senhores!

Parabéns a todos pelo belíssimo debate!
Muito material bom só aqui neste tópico, dá para fazer um livro só com ele. hehehehe.
Desde que o Mauricio Fagundes me falou desta lista vocês não fazem ideia do quanto já aprendi aqui.
Nem sempre comento mas sempre leio quase tudo que passa.
Fazia tempos que não participava que uma lista com uma galera tão boa quanto vocês.

E nunca contrate quem coloca onde fez o jardim de infância no currículo. :-)

Tudo de bom!

[ ]'s,


Fernando Kosh
KoshTech - Technology Working for the Future
+55 21 7884-7420 / 8695-9776 / 9699-3775






2012/2/10 Cleber Gouvêa <cle...@gmail.com>

João Vagner Brito de Medeiros

unread,
Feb 10, 2012, 5:52:45 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>

2012/2/10 Joel Souza <joel....@gmail.com>
Eu sou empregado, CLT. Mas se um dia eu virar gestorzinho e precisar contratar alguém, vou procurar aquele que sabe o que está acontecendo ao seu redor

Hoje sou um gestorzinho

Você pode mudar isso. se quiser!
 
Meu, não tem coisa mais surreal do que um processo de contratação. Gente pós-graduada para copeiro e gente que coloca aonde fez o jardim de infância no currículo para cargo gerencial.

Você contrata ou contrataria para certos cargos vendo a experiencia, e ignorando a educação convencional? Só curiosidade.
 
Depois que sentei do outro lado da mesa, eu descobri uma espécie nova de animal: O profissional de entrevistas. A característica principal dele é que ele tem uma excepcional performance na entrevista, que você sente que "é esse o cara". Mas quando o contrata, descobre que este é o único talento dele!

Tem gente que estuda pra passar no vestibular, chega na faculdade, não sabe mais o que fazer.  

E quando você saca a pergunta pro entrevistado: "Por que você saiu do emprego anterior?"

E respondem: "Ah, no outro emprego eu trabalhava demais e tava procurando um lugar para trabalhar de menos". Ahã, é tudo que eu preciso! Abri contratação é porque estava sobrando o dinheiro do salário, não porque tinha trabalho a ser feito...

Acordei com minha sócia que entrevista de emprego, no máximo, vamos procurar se os valores da pessoa batem com os da empresa. Pois como diz o House, everybody lies.

É A politica da Zappos. Li o livro recenentemene. 

João Vagner Brito de Medeiros

unread,
Feb 10, 2012, 5:53:19 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 Irapuan Martinez <ira...@gmail.com>

Mas dá pra fazer flame wars exclusivamente dentro do tópico da comunidade.

Por exemplo, sabiam que a mãe do João é um browser que ainda não tem abas?


Não fale de quem não ta aqui pra se defender ;) 

--
--
---------------------------------------------------

João Vagner Brito de Medeiros

João Vagner Brito de Medeiros

unread,
Feb 10, 2012, 5:56:36 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com

2012/2/10 Joel Souza <joel....@gmail.com>

Acho que vai procurar o "Maria vai com as outras", não o que realmente sabe o que ocorre, e tem opinião sobre o assunto ;) 
O que em acontecido é: Legal, vamos todos seguir isso aqui. Mas ninguém para pra pensar se é mesmo o caminho válido e correto a seguir. 



Mais um movimento ai andando e caminhando. Movimentos são bonitos. :) 
 
Se HTML5 é o caminho 'válido e correto' que você diz, acho que nem essa galera toda do Opera, Mozilla e Crome também vai saber responder (ninguém sabia lá trás nos idos do XHTML)

Nem a w3c sabe se ainda, é complicado brincar de adivinhar né não? 
 
O fato é que EU prefiro gastar meu tempo estudando e procurando um caminho do que ligar um "foda-se, isso nunca vai ficar pronto e ninguém vai usar" e esperar o 'mercado' se decidir.

O FATO é que não estamos falando do seu tempo, e sim de quem pede noção ou conhecimento de uma tecnologia que ainda não existe, é só rabisco. 
 
Não é tão difícil assim de entender né? :-)

Ahh eu acho viu, me dá um nó na cabeça ;) 
 

Guilherme David da Costa

unread,
Feb 10, 2012, 6:47:59 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
  Utilizo algumas coisas de HTML5 e CSS3, imaginando que mesmo estando em beta,
com todo esse esforço que estão fazendo para deixar os browsers mais lentos, digo
para implementar estas novidades, vai acabar que vão tirar o beta de HTML5 e CSS3
sem estarem completamente certos disto, fazendo com que tudo fique de qualquer jeito
mesmo.

  De repente as poucas coisas que estou usando funcionem ou não. O meu chefe tá feliz
porque quando pergunto se posso usar, ele diz que sim e amanhã será um novo dia.

  Por isso estou aprendendo algo que quando colocar no meu currículo, vou conseguir
trabalho facilmente no futuro:
"Especialista em arrumar HTML5 e CSS3"

ou de repente uso anuncios para free lances:
"Volto qualquer HTML5 e CSS3 para xHtml e CSS2"


Com essa idéia admito que levarei uma vida difícil, então vou aplicar minha filosofia:
"Que o Guilherme do futuro se preocupe com isso, porque o de agora quer ficar tranquilo."

Irapuan Martinez

unread,
Feb 10, 2012, 7:14:40 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/10 João Vagner Brito de Medeiros <joao....@gmail.com>

Hoje sou um gestorzinho

Você pode mudar isso. se quiser!

Impossível. A última vez que atualizei meu currículo, ele descrevia aonde eu tinha feito o Jardim de Infância.


 
Você contrata ou contrataria para certos cargos vendo a experiencia, e ignorando a educação convencional? Só curiosidade.

Eu tive uma gerente uma vez. Estava no último ano de Marketing. Profissional formidável. Que assinava seus e-mails com "Se precisar, MIM liga".

Se for levar em consideração educação convencional, não acha ninguém para o cargo. Vivemos no país do futebol moleque, futebol arte, futebol de várzea, ou seja, somos uma nação de jumentos achando que se tem capim e futebol, podemos dizer que Deus nasceu foi aqui. Educação por aqui, em qualquer nível, é só um diploma e não o que o sujeito concatena de ideias.

Seria ótimo se o sujeito com qualquer diploma tivesse um conhecimento compatível. Mas na prática, quem realmente se destaca, escola não fez a menor diferença para ele. São bons apesar da escola, e não por causa dela.

Nas vezes que participei de seleção, só procuro valores compatíveis com a da empresa. É tortuoso descobrí-los, você faz muita aposta em capas de livros. Graças ao céus os petistas não acabaram com o período de experiência: 30 dias, extensíveis até 90. Não é burlar as regras, período de experiência tem registro em carteira. Então você tem a chance pra descobrir se a pessoa compatibiliza esses valores. Há gente que se destaca e a efetivação vem aos 30 dias. Outros, percebemos que falta treinamento e são efetivadas. Outros se mostram profissionais de entrevistas...


É A politica da Zappos. Li o livro recenentemene.

Esse eu não conferi.

Quis contar essa história abaixo mais cedo e esqueci:

Tenho um conhecido que estudou feito um condenado pra se formar em Engenharia Mecânica. UNB, as indústrias ficam a espreita na porta da faculdade, esperando um estudante distraindo aparecer, para colocar um saco na cabeça deles, jogá-los dentro de uma van e oferecer um emprego de R$ 20 mil/mês para eles.

E depois de formado e passar por algumas empresas, esse conhecido foi parar numa certa petrolífera estatal brasileira, que não vou citar o nome nem dizer em que estado aconteceu. Vou dar só uma dica, é um estado brasileiro conhecido pelo seu verão, praias e carnaval, e tem um mês do calendário no nome. Como vê, estou mantendo tudo no sigilo absoluto.

O cara está perdendo os cabelos da cabeça. Pois o pessoal do chão do estaleiro, fica no emprego só até adquirir direito a seguro desemprego, e pede DEMISSÃO PARA CURTIR O VERÃO.

Gente, isso é muito caricato, mas me asseguraram que isso acontece! Falta mão de obra no verão!!!

Não gosto de clichês, mas é este país que vai pagar por uma Copa...

Marco

unread,
Feb 10, 2012, 9:10:13 PM2/10/12
to ar...@googlegroups.com
Em 10-02-2012 22:14, Irapuan Martinez escreveu:
>
> Quis contar essa história abaixo mais cedo e esqueci:
>
> Tenho um conhecido que estudou feito um condenado pra se formar em Engenharia
> Mecânica. UNB, as indústrias ficam a espreita na porta da faculdade, esperando
> um estudante distraindo aparecer, para colocar um saco na cabeça deles, jogá-los
> dentro de uma van e oferecer um emprego de R$ 20 mil/mês para eles.
>
> E depois de formado e passar por algumas empresas, esse conhecido foi parar numa
> certa petrolífera estatal brasileira, que não vou citar o nome nem dizer em que
> estado aconteceu. Vou dar só uma dica, é um estado brasileiro conhecido pelo seu
> verão, praias e carnaval, e tem um mês do calendário no nome. Como vê, estou
> mantendo tudo no sigilo absoluto.
>
> O cara está perdendo os cabelos da cabeça. Pois o pessoal do chão do estaleiro,
> fica no emprego só até adquirir direito a seguro desemprego, e pede DEMISSÃO
> PARA CURTIR O VERÃO.
>
> Gente, isso é muito caricato, mas me asseguraram que isso acontece! Falta mão de
> obra no verão!!!
>
> Não gosto de clichês, mas é este país que vai pagar por uma Copa...

Estranho. Eu achava que só tinha direito de Seguro Desemprego quem era demitido
sem justa causa, não quem pede demissão. A menos que seja o tradicional "me
demita e pode embolsar a multa".

--
Marco de Freitas

André Rodrigues Pereira

unread,
Feb 11, 2012, 5:14:01 AM2/11/12
to ar...@googlegroups.com
Em 11 de fevereiro de 2012 00:10, Marco <marcode...@gmail.com> escreveu:
Estranho. Eu achava que só tinha direito de Seguro Desemprego quem era demitido
sem justa causa, não quem pede demissão. A menos que seja o tradicional "me
demita e pode embolsar a multa".

Funcionário quando quer ser mandado embora, faz mil e uma maracutaia pra fazer isso acontecer sem levar uma justa causa nas costas...

Atenciosamente,
André Rodrigues Pereira





Irapuan Martinez

unread,
Feb 11, 2012, 7:24:33 AM2/11/12
to ar...@googlegroups.com
2012/2/11 Marco <marcode...@gmail.com>

Estranho. Eu achava que só tinha direito de Seguro Desemprego quem era demitido
sem justa causa, não quem pede demissão. A menos que seja o tradicional "me
demita e pode embolsar a multa".

Acontece uma coisa estranha nas empresas: No momento que você começa a discutir uma demissão com justa causa, começar tocar, não se sabe daonde, o tema do "Missão: Impossível". Juro que acontece dessa maneira.

Exceto se você tem provas concretas da demissão por justa causa, a coisa é facilmente contestável na justiça trabalhista. O empregador prefere então demitir sem justa causa e arcar com as despesas, pra se livrar do trabalhador malemolente.

Ou como ouvi dizer que acontece por aí, fazer um tal de "acordo", aonde todos ganham. O quê, isso lesa o sistema assistencial? Mas ele é público, logo não é de ninguém ou pelo menos é o que o funcionário e patrão acham que ninguém sai perdendo.

Aqui no Iraplex Dominações Globais, já teve briga ao desligar funcionário inzoneiro. Duas coisas que decidi como valores para minha vida é que eu nunca negocio com terroristas e nunca faço acordos.

Felizmente só teve uma vez que uma funcionária ofereceu "acordo". E só parcas vezes, funcionários fizeram corpo mole para forçar a demissão. Todos foram demitidos sem justa causa e sem acordo (nooosssa, erguam uma estátua para o Ira, ele vêm a forum público assumir que cumpre a lei!). Vou querer pensar que isso aconteceu pois nossos valores são deixados bem claros e não ousam querer propor coisa que falamos o tempo todo, não oferecemos.

Mas a funcionária que quis acordo, deu briga aqui no conselho de administração. Afinal, a multa que pagamos, poderíamos ter pego de volta. Eu saí com a consciência limpa. E uma semana de greve na cama (vai mais ter como sócia a esposa, vão mais).

Mas a questão não é apenas de consciência limpa: Um único funcionário faz muita diferança numa pequena operação. Funcionário forçando a demissão gera um custo de oportunidade muito maior do que seus direitos trabalhistas. Não seria, se você bancasse a aposta de quanto tempo quem vai fraquejar primeiro. Mas é justamente ao longo do tempo que o prejuízo se torna mais evidente.

Meu lema é que nunca é mal negócio mandar alguém embora. Se isso for muito caro para empresa, então o empreendimento simplesmente não é viável.

=x=

Ouvi dizer que certas localidades já estão condicionando o salário família a comparecimento a entrevistas de empregos. Se depois de algumas entrevistas, não conseguiu colocação, suspendem o benefício.

Achei surreal. Não por ser absurdo, mas por ser profundamente razoável. Não é coisa que políticas públicas costumam ser. Quanto mais, com o partido dos consultores secretos no comando.
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages