[archlinux-br] Archlinux abandonando a arquitetura i686?

Marcelo Cavalcante

to archli...@googlegroups.com
Saudações pessoal...

Sou apenas eu ou alguém mais ficou puto com essa história de o Archlinux resolver abandonar a arquitetura i686???

Para quem não ficou sabendo, andaram correndo boatos na comunidade internacional sobre o Arch largando suporte à arquitetura i686. Parece que eles agora só se importam com x64. E quem não tem máquina x64??? Eu sou um desses..

Pelo visto, não são apenas mais rumores.

Quer dizer que agora vou ser obrigado a comprar uma máquina x64? Se eu tivesse que resumir essa história toda em uma palavra, esta seria: Palhaçada.

Confesse que o Arch me deu muita alegria nos últimos meses, porém está foi de matar. Não sei como esse namoro, kalib - arch, ficará daqui pra frente.

Gostaria de saber o que vocês acham sobre toda essa história... :/

---

-  °v°   Marcelo Cavalcante Rocha / Kalib
- /(_)\  Usuário Linux #407564 / Usuário Asterisk #1148
-  ^ ^   GNU-Linux - Livre, Poderoso e Seguro
- TUX-CE Member - www.tux-ce.org
- Archlinux-br Developer Team - http://archlinux-br.org
- http://www.marcelocavalcante.net

Kessia 'even' Pinheiro

to archli...@googlegroups.com
Meu note uso x64 há meses sem problemas... Alias, mudei de processador
e não tive que mexer em nada! Só nos meus pacotes otimizados... claro.
No trampo meu celeron 430 não suporta x64, é uma pena. =(
Acho que se isso se confirmar mesmo, vou botar o gentoo nas máquinas
que não suportam.

Alias, o Hugo quem ficou de resolver isso no fim de semana, mas ele
foi pro show né... fazer o que, nossa representação se foi-se. ¬¬

2009/3/30 Marcelo Cavalcante <kalib...@gmail.com>:
--
Kessia Pinheiro
Computer Science Student - Brazil, UFBa

Janderson Matos

to archli...@googlegroups.com
Olá,

Bem, tentarei não ser imparcial e emitir uma opinião que tenha "lado". Há muito tempo eu ouvia usuários de MAC dizerem que sua evolução se devia ao fato de não se preocuparem muito com questões de compatibilidade sempre ao lançarem uma nova versão de seu sistema operacional e quando o hardware também evoluia (não sei se é verdade pois nunca utilizei MAC, apenas ouvia estas histórias). Também quando comecei a ouvir que a Microsoft lançaria um Windows para x64, nós, usuários Linux (se é que posso me incluir nesse mundo, pois estou começando a engatinhar nele agora), nos gabávamos em dizer que que o Linux já possuía versão x64 desde 1994 !!! já rodando de forma estável !!!! (sim, naquela época já existiam processadores de 64 bit, dêem uma googada e pesquisem sobre o assunto).

Pois bem, quando o mundo (entenda-se Intel/AMD) revelaram o início da produção de processadores x64, pensei: "Putz... isso vai levar muuuuuitos anos... pois imagine o mundo (relembrando: Intel/AMD) todo rodando em 32 bit, imagine quanto tempo levará até que isso tudo seja mudado ??? Acho melhor falar em quantas décadas ???? (um pequen lembrete: No lançamento do Windows Vista, o Greenpeace soltou uma nota de repúdio ao requisito de hardware imposto pela Microsoft para o novo S.O. de Redmond relacionando-o ao "lixo tecnológico" que isso iria gerar!!!!).

(Aqui foram meus 25 cents)

Agora minha humilde opinião: Acho que tal "revolução" já era de se esperar, lógico que avaliações e classificações como "precoce" ou até mesmo "irracionais" irão surgir (também concordo com tais posições e não deixaria de classificá-las assim), porém, se analisarmos friamente (deixando o coração de lado), não deixa de ser uma medida pioneira e visionária. O ser humano não está acostumado a mudanças, e tudo o que é novo, na maioria das vezes assusta. Concordo plenamente que a plataforma 32 bit nos atende perfeitamente, e isto é um fato. Por outro lado a necessidade de mais memória RAM para os aplicativos e arquivos de hoje em dia (a virtualização hoje é um clássico exemplo) é real.

Então: Meu coração dói frente a tal notícia, mas evoluir é algo que está acima do que podemos chamar de necessidade, é algo que não podemos parar. Eu mesmo estou com um Arch x86_64 instalado em meu note, o Windows Vista que está em meu desktop (com os seus dias contados) também é x64. Tenho mais 2 computadores, um deles um belíssimo Athlon XP 3200+ (32 bits) numa belíssima placa-mãe ABIT NF7-S2, o qual irá me partir o coração em ter que "aposentá-lo". A comparação é rídicula, eu sei, mas quem hoje tem carro carburado ??? Quem hoje ainda compra monitor CRT ??? Quem ainda usa disquetes 3 1/2" (e olha que eu conheci, não cheguei a utilizar, o disquete de 8" (dêem mais uma googada)) ??? Quando o blue-ray pegar (ou for substituído... eita velocidade em que anda a Dona Tecnologia), quem usará CDs ??? Quem compra pendrive de 1 GB ainda ??? Quem compra TV de tubo ???? Quem não está doido para comprar uma TV LCD Full HD ???? RESUMINDO: chegou a vez dos 32 bits... O que faremos??? Creio que dizer "cedo", talvez, "adiem isso mais um tiquim !!!!" seria mais do que oportuno, mas... considero algo inevitável !!! A vida passa rápido (sou prova disso e tenho experiências próprias), que venham os x86_64 !!!!

POR FAVOR: Sem flames, sejamos adultos o suficiente para debater o polêmico assunto.

Abraços a todos,
Janderson Matos .aka. Dinho
#archlinux-br .at. freenode.net - nick NewArcher

Tomás Acauan Schertel

to archli...@googlegroups.com
Minha máquina é 64 mas eu já testei a versão 64 e não gostei nada...
Se essa discussão sobre abandonar o i686 se concretizar, eu saio fora.

--
Tomás A. Schertel
http://tomas.archlinux-br.org/

X Fórum Internacional Software Livre - fisl10
24 a 27 de junho de 2009
PUCRS - Porto Alegre - Brasil

Marcelo Cavalcante

to archli...@googlegroups.com
Janderson, entendo tudo o que você disse.. Mas acho que foi precoce ao extremo.
Abandonar assim do nada o i686?? Quantos aqui possuem i686?? A maioria??
Eu por exemplo vou seguir o exemplo do Tomás. Vou largar o Arch se isso ocorrer mesmo. Não vou nem pensar duas vezes.

Sempre fui totalmente contra essa questão de "ser forçado a..".. E aqui nesse caso: Ser forçado a trocar meu hardware não me agrada.

---

Tiago Pierezan Camargo

to archli...@googlegroups.com
> [...]

> Eu por exemplo vou seguir o exemplo do Tomás. Vou largar o Arch se isso
> ocorrer mesmo. Não vou nem pensar duas vezes.

Fork!! Vamos juntar o pessoal e criar uma nova distro.

--
Tiago Pierezan Camargo
tcamargo at gmail dot com

Renan Augusto da Silva

to archli...@googlegroups.com
Olá,

Alguem poderia apresentar fontes que comprovem a intenção do Arch de parar com a distribuição i686?

Att,
Renan.

Kessia 'even' Pinheiro

to archli...@googlegroups.com
Hugo quem sabe, tá rolando na lista de devel's do projeto internacional...

2009/3/30 Renan Augusto da Silva <renan.a...@gmail.com>:
[...]

Nilo Dantas

to archli...@googlegroups.com
Bizarro isso de só ter 64! Mas não vou largar o Arch, vou mudar logo pra 64 aqui. Acho que isso é uma evolução do projeto.

Alguém sabe até quando é o suporte pra i686?

2009/3/30 Kessia 'even' Pinheiro <kessiap...@gmail.com>

--
Nilo Dantas da Silva Barboza
Computer Science Student - Brazil, FRB

Marcelo Cavalcante

Renan Augusto da Silva

to archli...@googlegroups.com
Até deixar de ser considerada como boato, acredito que não é uma boa coisa discutir, reclamar ou afirmar qualquer coisa antes da confirmação da interrupção da versão i686 do Arch.

Rodrigo Flores

to archli...@googlegroups.com
O Gentoo vai continuar tendo suporte a i686? To pensando em migrar pra
lá. Coisas i86_64 são bem instáveis.
--
Rodrigo L. M. Flores
Computer Science Student - IME - USP

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
Você só fala do suporte a i686 né? Os desenvolvedores só querem saber de usar os Mac OS X deles, isso sim.

Mas e o Arch Linux Brasil???? Ninguém fala...

Paulo "thotypous" Matias, disse que vai sair do cargo de TU, por simplesmente os pacotes virem bugados (como se essa última parte fosse novidade).

Sem contar o Hugo  que está saindo do Arch e indo ajudar no desenvolvimento do Ubuntu (será mesmo, ou ele tá de brincadeira?). Que mané Hugo foi pro Show?? Isso é só desculpa pra não ser apredejado na rua. ¬¬

Não sei é de mais nada, tá tudo afundando isso sim, parece até brincadeira.

PS.: Arch nunca foi organizado, vai ser organizado pra dropar suporte i686??? UhUhuhUHHuh é cada coisa que eu vejo, parece até piada.

Lucas Salies Brum

to archli...@googlegroups.com
>Coisas i86_64 são bem instáveis.
Acho que não é bem assim, aqui eu uso 64 bits e está tudo ok.

Quanto ao suporte i686 ficarei muito triste, mas não abandono o Arch por nada nesse mundo.

Quanto ao fork, é uma ideia para se pensar.

Abraços..

Marcelo Cavalcante

Bruno Tuy

to archli...@googlegroups.com
Vou voltar para o meu Slack.

--
Bruno Murta Tuy
+55 71 9284 3272

Lucas Salies Brum

to archli...@googlegroups.com
Em parte é verdade, em parte não.
Realmente, se meu processador fosse i686 abandonaria!

Como o Janderson disse, tudo na vida evolui, você consegue mandar esse e-mail em um IBM XT?
Foi meu primeiro PC, gostaria que o Arch desse suporte a ele tambem?

Tudo é uma questão de *tempo*, ou seja quanto tempo o Arch ainda(se é que vai) dar suporte a máquinas i686 e quanto tempo os processadores i686 vão demorar para se tornarem obsoletos e não funcionais, certo?

A maioria dos Developers do Arch, moram em paises mais desenvolvidos que o nosso, como Canadá e Estados Unidos.
Minha irmã mora na California, e acredite, lá i686 já é um pouco raro.

Não se esqueça que todos somos humanos e estamos sujeitos a errar, dizer que está tudo perdido e o Arch é uma distro desorganizada acho que é uma visão um pouco pessimista e caótica.

Analizando os Bugs do Arch e do Slackware vocês notam alguma diferença? E do Gentoo que até algumas pessoas citaram agora a pouco? Não acham que o sistema de empacotamento do Gentoo(emerge sei lá o que) não é mais desorganizado que pacman?

Não entendo de Linux, então essa é minha humilde e desinformada opnião de usuário ARCH.

Meu meio centavo.

=]

Abraços..

Marcelo Cavalcante

to archli...@googlegroups.com
Sim.. tudo muda..
Mas, como uma questão natural...
Ou seja, largar o i686 deveria se dar da mesma forma..e não do dia para a noite. Hoje em dia muitos países ainda possuem i686 aos montes. EM sua maioria, como é nosso caso.
Dos atuais developers do Archlinux-br, apenas a Kessia possui. Já pensou se todos os outros largam por falta de opção?? Eu hoje não tenho grana para comprar outra máquina. Nem precisaria ter.. ela roda perfeitamente bem.. com kde 4.2 e efeitos. Tenho uma boa placa de vídeo, 2gb de ram (já é uma quantidade boa), 160 de disco (não é pouco)..enfim. a máquina é boa.. Porque diabos um sistema operacional me diria que minha máquina não é boa o suficiente para ele??
Nem o Ruindows faria isso dessa forma. Cara.. Só se pode abolir algo, quando este algo se aboliu por si só.. ou seja..

Antes de parar de dar suporte a i686, temos de nos certificar que o i686 já seja o menor uso do mercado.

Eu mesmo trabalho numa empresa que desenvolve software. Nunca excluímos clientes antes de ter certeza de que apenas uma pequena parcela (algo em torno de 10%) será prejudicada ou pressionada a atualizar suas máquinas.

Mas como cada um está apenas colocando o seu ponto de vista.. este é o meu. E volto a afirmar que largaria o projeto sem pensar duas vezes, já que é o Arch quem está praticamente me obrigando a mudar de distribuição. Na verdade ele me dá duas opções apenas:

1- Comprar outra máquina
2- Mudar de distribuição

Como não tenho dinheiro para comprar outra..e nem pretendo, mesmo que tivesse, pois a minha ainda está muito boa... Só me resta largar a distro.

[...]

Bruno Tuy

to archli...@googlegroups.com
Isso tudo esta parecendo muito com uma visão extremamente capitalista. Vamos deixar as maquinas "velhas" e comprar novas. Tenho em minha casa uma maquina com 4anos de uso e até hoje não sentir que o hardware esta defasado.

Eu sempre achei uma vantagem do linux isso de você não ser obrigado a comprar novo hardware para utilizar recursos mais novos.

Lucas Salies Brum

to archli...@googlegroups.com
Deus me livre, mudo pro Windows mais num volto pro Slackware...

Lucas Salies Brum

to archli...@googlegroups.com
Só que pra máquinas velhas é Slack mesmo, Arch sempre foi otimizado pra máquinas modernas(i686 ou maior), foi a maneira que os developers acharam de "reduzir" o código e o tempo de carregamento.

Bruno Tuy

to archli...@googlegroups.com
P4 2.8 não é tão velha.

[...]

Lucas Salies Brum

to archli...@googlegroups.com
Verdade.

2009/3/30 Bruno Tuy <murt...@gmail.com>

--
Lucas Saliés Brum
http://www.sistematico.org

Tomás Acauan Schertel

to archli...@googlegroups.com
A Kessia acha que sabe alguma coisa..
Tu fica ai falando do Hugo, mas ele tá empenhado em ficar no Arch.
O pessoal do Ubuntu chamou ele mas nada foi decidido.
Até pq o Hugo quer portar o Arch pra plataforma ARM pq ele comprou um PDA novo
Ainda ouvi falar de uma "fusão" do Arch com Slack. (Arck??)

[...]

Denis A. Altoé Falqueto

to archli...@googlegroups.com
Gente, acho que o 1o. de Abril é só depois de amanhã, nao? :D

2009/3/30 Tomás Acauan Schertel <tsch...@gmail.com>:
Denis A. Altoe Falqueto
Fran Lebowitz - "Life is something to do when you can't get to sleep."

Lucas Salies Brum

to archli...@googlegroups.com
Falei lá no IRC, isso tá cheirando a *HOAX*, dito e feito.

Denis A. Altoé Falqueto

to archli...@googlegroups.com
A sacanagem é que e tava curioso pra saber o que eles iam inventar
esse ano, e agora vcs estragaram a surpresa :)

2009/3/30 Lucas Salies Brum <siste...@gmail.com>:
> Falei lá no IRC, isso tá cheirando a *HOAX*, dito e feito.

Denis A. Altoe Falqueto
Casey Stengel - "All right everyone, line up alphabetically according
to your height."

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
Vocês estão achando que é brincadeira???

Fev 28 17:09:39 <skate_forever>    rapaz
Fev 28 17:09:41 <skate_forever>    to pensando aqui
Fev 28 17:09:47 <skate_forever>    conversando com o loop0
Fev 28 17:09:49 <skate_forever>    sobre o debian
Fev 28 17:11:19 <hdoria>    é mto burocratico contribuir com o debian
Fev 28 17:11:36 <skate_forever>    a questão não é burocracia contribuir
Fev 28 17:11:40 <skate_forever>    é sobre o sistema em si
Fev 28 17:13:52 <skate_forever>    sobre umas coisas que tem no arch
Fev 28 17:13:55 <skate_forever>    e outra coisa
Fev 28 17:14:08 <skate_forever>    o Aaron, afasta muita colaboracao
Fev 28 17:14:14 <skate_forever>    o angvp é um exemplo
Fev 28 18:38:40 <hdoria>    estou pensando em começar a contribuir com o ubuntu e deixar o Arch

Ainda acham que é brincadeira??? Isso foi em Fev... E agora com essas conversas, vocês dizem que é brincadeira. x)

Pois não é, não sei o que o thomas quer dizer com portar o arch pra arm, vindo do Hugo, o que é verdade é que tem alguém querendo portar o arch mips, essa historia do pda é totalmente mentira... Algumas pessoas do Arch Br, já estão pedindo pra sair por conta dessas historias e sem contar o thotypous que disse que iria sair, até agora não vi no IRC pra ver se confirma isso. E outra, não chamaram o Hugo pra trabalhar com o Ubuntu, ele que foi atras, podem perguntar a ele.

Pelo visto a única pessoa que vai ficar e tomar de conta das é a Kessia.

Denis A. Altoé Falqueto

to archli...@googlegroups.com
Bom, eu tava falando do assunto de deixar de suportar a arquitetura
i686. Isso é claramente uma brincadeira e seria ótimo rir no dia 1o.
de abril com isso.

Eu não acho que o Aaron afasta contribuição de ninguém. Ele é muito
sensato nas opiniões dele e acho que ele faz um ótimo trabalho como
"ditador benevolente" do Arch. Tem uns outros gringos lá que realmente
são estressados (não lembro o nome do cara agora, mas também não
interessa). Mas sempre que as discussões saem dos trilhos do bom senso
e da educação, alguém intervem prá acalmar os ânimos. O Arch é uma das
melhores comunidades de que já participei.

Quanto a esse trecho do IRC, eu não sei qual o contexto dele, então
não tenho como falar nada. Além do mais, no Arch tudo é voluntário,
seja no início, no meio ou no fim. Não temo como prender ninguém e só
faz sentido ficar se existe vontade. Eu mesmo gostaria de contribuir
muito mais, e vou fazer assim que terminar um curso chatíssimo que to
fazendo :)

Enfim : meus R$ 0,02 prá vocês :)

2009/3/30 Leandro Inacio <carvalh...@gmail.com>:
Yogi Berra - "A nickel ain't worth a dime anymore."

Fabiano Furtado Pessoa Coelho

to archli...@googlegroups.com
Bem....

Essa é uma discussão interessante! Como já falaram, até os fatos se
confirmarem, nada se pode dizer! Acredito mesmo que seja uma
brincadeira do 1º de abril pois nesse nosso Brasil mega evoluído,
99,14% do parque de máquinas linux deve ser de 32 Bits.

Agora, se realmente o fato se confirmar, INFELIZMENTE terei de mudar
de distro pois tenho 2 máquinas Pentium 3 (máquinas que uso desde
1999) e um notebook Asus eee PC e TODAS usam a arquitetura de 32 Bits,
sem compatibilidade com o modo de 64 Bits!

Abraços...

> [...]
> de matar. Não sei como esse namoro, kalib - arch, ficará daqui pra frente.
>
> Gostaria de saber o que vocês acham sobre toda essa história... :/

Guilherme França

to archli...@googlegroups.com
Vocês sabem que estão gerando uma discussão estúpida baseadas em rumores não sabem?

Espero que sim.

--
Guilherme França

Até mais e boa sorte.

Guilherme França

to archli...@googlegroups.com
  De onde você tirou isso? Eu não vi nada relativo na lista de email do arch. Pode ser delírio de febre.

Eduardo Resende

to archli...@googlegroups.com
meu note tem um intel core 2 duo e 2GB de ram.

eu uso o arch 64 nele e nao tenho problemas de instabilidade, venho do debian e estou muito mais satisfeito agora.

nao acho que deviam abandonar o i686, mas seria bom priorizar o desenvolvimento do 64.

muitas pessoas vao abandonar por causa disso, mas eu acho que daqui a 5 anos (jogando por alto) com a evolução da tecnologia e a diminuição dos custos de computadores, quase ninguem mais vai usar um processador que nao seja 64 bits.

de qualquer forma, o numero de usuarios insatisfeitos caso isso aconteça devem ser muitos e com certeza vao surgir forks do projeto.

abraços

Cesar G. M.

to archli...@googlegroups.com
Todo mundo discutiu como se fosse "verdade". Mas ninguém mostrou a
notícia ou de onde o boato veio.

Eu não vi nada na arch-general (que eu assino, nas outras não sei).
Não faz sentido nenhum o Arch (ou qualquer distribuição Linux) largar
as plataformas 32 bits.

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
2009/3/30 Cesar G. M. <cesar...@gmail.com>

[...]

Amigo, quem disse foi o Hugo... Como o mesmo não está aqui, está viajando não dá pra confirmar ao certo se é verdade ou não.

<thotypous> o hugo foi pro show do iron maden
<thotypous> e deixou a gente na mão
<thotypous> bem no meio dessa questão
<thotypous> eu vou mudar pro gentoo-br
<thotypous> o yporti já me convidou

Se até o thotypous que é um TU exemplar, vai sair o que eu vou dizer, que é mentira???? Eu mesmo não.

Cesar G. M.

to archli...@googlegroups.com
> Amigo, quem disse foi o Hugo... Como o mesmo não está aqui, está viajando
> não dá pra confirmar ao certo se é verdade ou não.

É uma decisão brasileira então? Por que não há nada sobre isso lá
fora? Peraí que vou lá avisar o Aaron então :p

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
2009/3/30 Cesar G. M. <cesar...@gmail.com>

Quem disse que foi decisao brasileira??

UHUhUH

O dev int que comentou sobre isso foi o Hugo Doria a comunidade BR, só isso. Corre lá e vê se é verdade!!

E respondendo a alguém falou que o Aaron é ditador benevolente... As aparencias enganam, nem sempre tudo o que vemos é o que realmente parece.

Angvp era um grande colaborador do Arch, com certas atitudes do Aaron o mesmo saiu. E teve um conhecido BR, que também saiu pelo mesmo motivo.

Cesar G. M.

to archli...@googlegroups.com
> O dev int que comentou sobre isso foi o Hugo Doria a comunidade BR, só isso.
> Corre lá e vê se é verdade!!

Foi o que eu fiz. Pelo menos nas listas públicas, não encontrei nada.
Se for verdade, então é assunto interno. E eu acho difícil eles
tomarem uma decisão tão grande que afetaria muitos Archers sem uma
"consulta" na arch-general, pelo menos.

Paulo Matias

to archlinux-br

On 30 mar, 10:29, Leandro Inacio <carvalho.ina...@gmail.com> wrote:
> [...]
>
> Paulo "thotypous" Matias, disse que vai sair do cargo de TU, por
> simplesmente os pacotes virem bugados (como se essa última parte fosse

Pois é, agora que eu saio do projeto mesmo. Já não basta esse X todo
bugado que come 100MB de memória sem necessidade logo que é iniciado,
agora vem dropar suporte a i686? Pois o meu processador não suporta
x86_64, e não tenho dinheiro pra comprar outro.

Era só isso que eu estava esperando pra ir para o gentoo-br, aliás o
Yporti e o Rafael Martins já tinham me convidado. É o cúmulo mesmo.
Agora é ida sem volta.

> Sem contar o Hugo  que está saindo do Arch e indo ajudar no desenvolvimento
> do Ubuntu (será mesmo, ou ele tá de brincadeira?). Que mané Hugo foi pro
> Show?? Isso é só desculpa pra não ser apredejado na rua. ¬¬

Hugo indo pro Ubuntu? Duvido muito.

Segue a transcrição da minha conversa com ele há uns 2 dias atrás:

15:32 <hdoria> ae
15:38 <thotypous> ae
15:39 <hdoria> oi gostoso
15:39 <thotypous> sae fora ae meo :P
15:39 <hdoria> ow, o aaron ficou doido
15:40 <thotypous> pq?
15:40 <hdoria> tao discutindo na lista interna sobre dropar o suporte
a i686
15:40 <thotypous> que lista?
15:41 <hdoria> arch-dev
15:41 <thotypous> onde eu leio essa lista?
15:41 <hdoria> nao le, ela eh fechada pros devels
15:41 <thotypous> tá de zuera né?
15:42 <hdoria> eh serio, o aaron levantou a questao, disse que a
distro tinha que "evoluir"
15:42 <thotypous> evoluir??? e quem não tem 64? fica na mão?
15:42 <thotypous> quem tem no archbr? a even, quem mais?
15:43 <hdoria> a even... eu tenho uma maquina, mas atualmente uso como
i686
15:44 <thotypous> pois é, e eu não tenho nenhuma.. faço o que agora?
15:45 <thotypous> quer saber, eu vou é pro gentoo-br, o yporti já
tinha me convidado
15:47 <hdoria> eh, acho que vou colocar slack de volta nas minhas
maquinas i686
15:49 <hdoria> ow, vou viajar pro show do iron maiden
15:49 <hdoria> cuida dessa questao pra mim ok?
15:50 <thotypous> mas como? qq eu faço?
15:50 -!- hdoria: No such nick/channel

Marcelo Cavalcante

to archli...@googlegroups.com
:/
E ainda acabou a conversa na lata eim?!?!

É osso..

Alguém ainda duvida da veracidade dos comentários?? ¬¬

É a vida..vou começar a buscar distribuições onde eu possa me engajar agora.. aiai..voltando à estaca zero...

---

[...]

Lucas Heringer

to archli...@googlegroups.com
Eu acompanho a arch-dev e NÃO EXISTE nenhuma conversa sobre isto.
caso tenham duvidas http://www.archlinux.org/pipermail/arch-dev-public/

Thanks.

2009/3/30 Marcelo Cavalcante <kalib...@gmail.com>

--
Linux User: 412741.
LPI ID: LPI000166886

Kessia 'even' Pinheiro

to archli...@googlegroups.com
Sabia que tem uma lista dev não pública ? oO
tsc tsc tsc

2009/3/30 Lucas Heringer <lucash...@gmail.com>:
[...]

Marcelo Cavalcante

Marcelo Cavalcante

Thiago Varela

to archli...@googlegroups.com
Isso tá parecendo..

RÁÁ! Pegadinha do mallandro!

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
Tem gente que acha que arch é na dev-public....

UHuHUuHUHuH

As coisas importantes são na FECHADA/PRIVADA, assim como tem o #archlinux-dev, que é fechado também... Só que o Hugo gosta de dar noticias antecipadas pra galera do arch br dev.

Agora é esperar pra ver.

Kessia 'even' Pinheiro

to archli...@googlegroups.com
O port para ARM é do Paulo, ele é doido por um pra botar no netbook da
Canonical... =|

[...]

Renan Augusto da Silva

to archli...@googlegroups.com
É extremamente interessante notar como um boato, por assim se dizer, de uma questão que foi apenas levantada na lista dos devels pode causar tanta movimentação e afirmações em tão pouco tempo.

Alguem parou pra fazer uma busca entre as outras comunidades internacionais do Arch para ver se existe mesmo essa questão? Será que outras comunidades não estariam no mesmo alarde? Vai ver esse tópico já esta até mesmo fechado dentro da lista fechada e nem sabemos.

Será que eles realmente "dropariam" o suporte ao Arch i686 o que ele representa em média + de 70% da arquitetura usada por que instala ele[1]? Não seria
talvez apenas algo que foi jogado precipitadamente para os usuários em um momento que não se tem uma resposta de quem repassou? Tudo isso não estaria repassando uma imagem ruim da comunidade arch-br para novos usuários, que por ventura visitem essa lista?

Durmam com esse barulho.

Renan Augusto da Silva

to archli...@googlegroups.com
Complementando:

[1] http://www.archlinux.de/?page=PackageStatistics

Cesar G. M.

to archli...@googlegroups.com
> [...]
> não estariam no mesmo alarde? Vai ver esse tópico já esta até mesmo fechado

Eu fiz justamente isso, como disse alguns e-mails atrás. Se o boato
existe, está em listas privadas. Estou com um e-mail pronto aqui para
mandar para a arch-general, mas não vou incomodar ninguém de lá até o
Hugo dizer o quão de verdade há nisso (alguém sabe quando ele volta?).

> Será que eles realmente "dropariam" o suporte ao Arch i686 o que ele
> representa em média + de 70% da arquitetura usada por que instala ele[1]?

Concordo plenamente. Isso tudo está mais para 1o. de Abril "adiantado".

Leandro

to archli...@googlegroups.com
Possibilidades que eu vejo:

1 - Formar um time de devs que não querem isso e montar um fork do arch
2 - Ir pro freebsd
3 - comprar 1 pc novo (pouco provável)
4 - trocar de distro (essa é a menos provável)

e vcs o que 'veem' para se decidir? dSAHDUADHDauh
hoax vai ser foda da outra vez eu tirei por causa que falaram que ia
ficar só em alemão =D essas 'graças' estragam a imagem dele perante
empresas =D

parece até turm ade faculdade dando trote em alguém ¬¬ onde o alguém é
a seriedade da distribuição

ps: eu já sou graduado

Leandro

to archli...@googlegroups.com
blablablablabla =D

nos emails (e eu li só passando o olho por cima ein), falaram que tá
rolando na int dev ;) se tá rolando esse papo lá, então o aaron já
deve ter sido avisado, ou pelo menos vido o email e ignorado =x

abraço

Leandro

to archli...@googlegroups.com
o thotypous via voltar pro gentoo? preciso entrar no irc pra falar pra
ele ir pro bsd :/ dhaUSHUHA

Leandro Costa

to archli...@googlegroups.com
..... como sempre acontece, pra todo canto que eu vou... de volta ao slack !!!

2009/3/30 Marcelo Cavalcante <kalib...@gmail.com>

--
- Administrador de Sistemas Linux
- Desenvolvedor Java/Web

alexspe

to archlinux-br
pacman + slackware pra mim está otimo!

On 30 mar, 11:52, Tomás Acauan Schertel <tscher...@gmail.com> wrote:
> [...]
> Linux Registered User #304838
> Arch Linux Userhttp://www.archlinux-br.org/
>
> X Fórum Internacional Software Livre - fisl10

Janderson Matos

to archli...@googlegroups.com
Primeiro meus <10 cents>

Tiago Pierezan Camargo:
Quanto a criar um Fork: Parabéns, excelente idéia!!! Isso é que é a liberdade ao pé da letra, vc está correto. Mas olha, em minha pouca experiência, aprendi que o "mal" é muito mais fácil e organizado do que o "bem". Promover o mal, destruir, etc, é muuuuito mais fácil. Se for fazer o Fork, cadê a equipe capacitada para isso ???? Veja bem, não estou te criticando, apenas expondo a minha pequena experiência de vida pra vc... A idéia é excelente, mas eu não sou capacitado para desenvolver uma distro... Quem será que topará ??? Conhece pessoas capazes que possam ser incentivadas e que irão comprar a idéia ??? Desenvolver uma distro eu não sei, mas pode contar comigo no que estiver ao meu alcance.

Marcelo Cavalcante:
Veja bem, tudo o que é novo, assusta, sempre possuirá alguma perda inevitável. Eu tenho dentre os meus computadores um i686 como relatei anteriormente. Se o fato se concretizar, transformarei esta máquina no meu tão desejado computador com FreeBSD.
Liberdade não tem nada a ver com continuar com o i686. Se os "caras" realmente decidirem desenvolver somente para x86_64, não estarão fazendo nada além do que a liberdade de que possuem os permite fazer. Se fosse assim, a TV digital nunca pegaria, pois o mundo todo tem TV de tubo!!!! Eu poderia citar diversos casos, sério mesmo. Que a mudança é precoce, concordo contigo, gosto muito das máquinas i686 e as acho totalmente funcionais, tão quanto as x64. (Pra vc ter uma idéia, eu tinha esquecido de citar uma máquina minha: um 486DX4 100 com 32 MB EDO RAM e uma placa de vídeo 16 MB da Trident. Rodo DOS 6.22 para brincar de Clipper com ele, acredita ???? Veja só, ao descobrir o Arch, eu poderia reclamar aos ventos que a distro é exclusivista ao ponto de não incluir pacotes i386... mas... fazer o que... Leia a GPL na íntegra e tire suas conclusões... Vc é um excelente usuário que eu sei... Sou humilde o bastante para te pedir para ficar na distro e chamá-lo para uma conversa a fim de que possa estudar o que posso fazer por você para que monte seu computador x64... topa ???

Leandro Inácio
Sem comentários... :(

Denis A. Altoé Falqueto e Thiago Varela
Boa, gostei do senso de humor !!! :)

Leandro Inácio (novamente)
Isso é liberdade!!!! vc inclusive tem a sua! e viva isso !!! E mais, ninguém é insubstituível !!! Se for um, dois, quinze embora, outros surgirão !!!! Cara... eu perdi um irmão com 21 anos e minha mãe recentemente com 56, e te digo uma coisa: a vida é muuuuuuito curta, não sabemos por quanto tempo ainda estaremos aqui... Não vamos mudar o mundo, mas podemos fazer a nossa parte, e que a façamos com maturidade... (na boa, sem te ofender, digo tudo isso como um irmão seu).

<\10 cents>

Gente,

Primeiro: Todo projeto, organização, sociedade, seja lá o que for, necessita de liderança. Sem liderança, vira bagunça... Se os "caras" estão lá e decidiram isso, estão apenas usando da liberdade que os deram. Se são de primeiro mundo como falaram anteriormente, acho que a medida está até atrasada. Vocês acham que um projeto "de primeiro mundo" iria se importar com os excluídos ???? Vamos ficar reclamando ??? Eu queria era estar vivendo neste primeiro mundo deles... O que ocorre é que agora uma evolução está acontecendo e os atingidos fomos nós... e o que vamos fazer ???? Sofrer por antecedência ????? Isso não leva a nada... experiência própria... vamos curtir o Arch enquanto o temos em i686 !!!! Sério... quando realmente ocorrer a decisão, daí nós abrimos um tópico para discutir isso... Proponho um voto de confiança e vida normal !!!! Perdas ocorrem, e a vida (às vezes infelizmente) continua !!!! Vamos meu povo, ânimo !!!! Vamos viver mais !!!! euhaeuaheuaheuaheuaehuaeh

PS: 01. Sem flames
02. Opiniões não são certas ou erradas, elas são respeitadas quer sejam o que são. Respeito a opinião de todos, debato pela liberdade que tenho, e todos nós esperamos maturidade.
03. Tudo o que disse na mais boa das intenções.
04. Gente, Live and let die !!!! euaheuaehuaehauehauehaueh
05. Ah... tem uma boa também: What a wonderful world !!! euaheuaheuaheuahe

Abraços a todos

Janderson Matos .aka. Dinho
#archlinux-br .at. irc.freenode.net - nick: NewArcher (acho que mudarei de nick hoje)

Douglas Soares de Andrade

to archli...@googlegroups.com
Em Segunda-feira 30 Março 2009, às 13:20:00, Fabiano Furtado Pessoa Coelho
escreveu:
> [...]
> 1999) e um notebook Asus eee PC e TODAS usam a arquitetura de 32 Bits,
> sem compatibilidade com o modo de 64 Bits!

Olá pessoal,

Como alguns de vocês sabem, eu também sou um TU e um DEV, portanto,
infelizmente tenho de confirmar isso.

Tivemos mta briga interna e não conseguimos mudar a cabeça do pessoal lá...
isso é mto foda pra mim que tenho uma quantidade de pacotes interessantes nos
repositorios oficiais, sem falar no tempo extra que investi na distro.

Outros devs estão tentando mudar a cabeça do Aaron e dos felizes portadores de
x86_64, mas posso dizer que isso é idéia do Pierre, do Jan, do Eric e do
Andreas (que são os desenvolvedores x86_64 com mais pacotes), portanto, eu, o
Hugo e o Kensai, ainda temos i686 e já estamos bolando um fork chamado 6Ar8ch6
(Garochg), e vou montar a lista de discussao entre hoje e amanha e passo o
link de volta.

É isso ae pessoal - o tempo de trocar de distro começou =(

Cesar G. M.

to archli...@googlegroups.com
> É isso ae pessoal - o tempo de trocar de distro começou =(

Vamos todos migrar para o Gobolinux [1] e dar suporte a uma distro brasileira!

[1] http://www.gobolinux.org/

Thiago Coutinho

to archli...@googlegroups.com
Adeus Arch.

* Enviado do meu Slackware recém-instalado.

--
Thiago Coutinho - http://thiago.bunghole.com.br/

A: Because it messes up the order in which people normally read text.
Q: Why is top-posting such a bad thing?
A: Top-posting.

echo '16i[q]sa[ln0=aln100%Pln100/snlbx]sbA0D4D465452snlbxq' | dc

Renan Augusto da Silva

to archli...@googlegroups.com
Hugo já voltou pra pensar num fork?!?!?!?!??!?!?!

6Ar8ch6?!?!?!?!?!?!

Qual vai ser a proxima:

"Arch resolve adotar modelo do Ubuntu e procura qualquer milionario maluco pra bancar a festa."

Primeiro de Abril bem cedo ein...

2009/3/30 Cesar G. M. <cesar...@gmail.com>
> É isso ae pessoal - o tempo de trocar de distro começou =(

Renan Augusto da Silva

to archli...@googlegroups.com
Para aqueles que o desespero já bate a porta: faltam apenas alguns dias para a nova versão do Ubuntu chegar ai.

E tem o NetBSD que tem suporte até pra Pense Bem.

2009/3/30 Renan Augusto da Silva <renan.a...@gmail.com>
Hugo já voltou pra pensar num fork?!?!?!?!??!?!?!

Robson Roberto Souza Peixoto

to archli...@googlegroups.com
Eu tou na duvida do Gentoo ou FreeBSD. Mas com certeza se essa parada rolar eu tou caindo fora.

PQP, nem bem entrei na comunidade e já tou saindo. Não deu tempo de contribuir com nada.

Inté

> [...]

> É isso ae pessoal - o tempo de trocar de distro começou =(

Vamos todos migrar para o Gobolinux [1] e dar suporte a uma distro brasileira!

Robinho
robson...@gmail.com
Telefone: (19) 8821-0396
Computer Science Master's degree student, University of Campinas

Archlinux-br Developer Team - http://archlinux-br.org
Linux Counter #395633

Eduardo Resende

to archli...@googlegroups.com
que isso... um boato e ja tem gente se despedindo...

aqui o pessoal nao espera noticias oficiais pra tomar decisoes nao?

Robson Roberto Souza Peixoto

to archli...@googlegroups.com
Mas já tem que pensar logo que porra vai fazer ...

2009/3/30 Eduardo Resende <ed.re...@gmail.com>

que isso... um boato e ja tem gente se despedindo...

aqui o pessoal nao espera noticias oficiais pra tomar decisoes nao?

Denis A. Altoé Falqueto

to archli...@googlegroups.com
isso ta ficando muito mais engraçado do que seria se fosse só a
notícia no dia 1o. de abril kkkkkkkkkkk

2009/3/30 Robson Roberto Souza Peixoto <robson...@gmail.com>:
Denis A. Altoe Falqueto
Casey Stengel - "All right everyone, line up alphabetically according
to your height."

Luís Gabriel

to archli...@googlegroups.com
6Ar8ch6! asiiaushaIAUSHAsauih

2009/3/30 Denis A. Altoé Falqueto <denisf...@gmail.com>

--
Luís Gabriel

Leandro

to archli...@googlegroups.com
Gobolinux é um ninho de synlinks... eu fui pro freebsd, parabéns para
os que continuam!

Eduardo Resende

to archli...@googlegroups.com
Mas já tem que pensar logo que porra vai fazer ...

Gobolinux é um ninho de synlinks... eu fui pro freebsd, parabéns para
os que continuam!

voces tao eh tudo combinado pra fazer uma piada de 1º de abriu...

so pode! vou zuar tbm

estou indo para o "pense bem". parabens para os os que continuam.

Denis A. Altoé Falqueto

to archli...@googlegroups.com
Na mesma linha...

Estou indo dormir, parabéns pros que continuam... acordados. :P

2009/3/31 Eduardo Resende <ed.re...@gmail.com>:
Denis A. Altoe Falqueto
Rodney Dangerfield - "I haven't spoken to my wife in years. I didn't
want to interrupt her."

corvolino

to archlinux-br
eu não li tudo e nem vou ler.. mais o que adianta vocês ficarem
falando aqui? Eu não tenho 64bits, então ja era. Vou pro mandriva :]

On 31 mar, 00:17, Denis A. Altoé Falqueto <denisfalqu...@gmail.com>
wrote:
> Na mesma linha...
>
> Estou indo dormir, parabéns pros que continuam... acordados. :P

Eduardo Resende

to archli...@googlegroups.com
puxa vida... mandriva tbm ja eh sacanagem ne

eheheh

Tomás Acauan Schertel

Julião

to archli...@googlegroups.com
Pior é que o mandriva não tá com jeito de que vai durar muito tempo, a Mandriva anda mal das pernas...

Aqui eu uso i686, mas meu processador suporta 64 (athlon 64 3000+), de qualquer forma prefiro aguardar um pronunciamento oficial pra depois pensar no caso, pra que se estressar tão cedo? Os pacotes i686 não vão sumir da noite pro dia caso a decisão seja passar a suportar apenas a plataforma de 64 bits...

Renan Augusto da Silva

to archli...@googlegroups.com
Satux linux tem uma comunidade que cada dia cresce mais...

Rodrigo Fraga

to archli...@googlegroups.com
1º de Abril?

Kessia 'even' Pinheiro

to archli...@googlegroups.com
Pelo que eu saiba, hoje é 31 de março....

Tiago Pierezan Camargo

to archli...@googlegroups.com
2009/3/30 Leandro <leandro...@gmail.com>:

> Gobolinux é um ninho de synlinks... eu fui pro freebsd, parabéns para
> os que continuam!

Tinha acabado de entrar para o time de devel do arch-br e já vou ter
que me despedir. Acho que devemos rever a nossa participação no
FISL...

Fui pro OpenBSD.

--
Tiago Pierezan Camargo
tcamargo at gmail dot com

Renan Augusto da Silva

to archli...@googlegroups.com
E eu que sonhava com uma versão do Arch com Kernel GNU/HURD...

Hamilton Silva

to archli...@googlegroups.com
Eu vo ficar por aqui mesmo, afinal time que tá ganhando não se mexe ;)

Nilo Dantas

Thadeu Penna

to archli...@googlegroups.com
Eu uso 64 bits e tenho 9 Playstations 3. Vou ficar por aqui até que
eles descontinuem o suporte para o x86_64 e comecem a suportar o Cell.
Espero que seja logo. Alguém tem o email do Aaron ? Poderia dar um
shell remoto no PS3 e aí ele se entusiasmar, quem sabe ? :D

Falando mais sério, porque alguém iria para o Mandriva e não para um
Debian, como o Sidux ?

--
Thadeu Penna
Prof.Associado - Instituto de Física

Cesar G. M.

> [...]
> Espero que seja logo. Alguém tem o email do Aaron ? Poderia dar um
> shell remoto no PS3 e aí ele se entusiasmar, quem sabe ?  :D

Eu me entusiasmaria fácil :)

Eduardo Resende

to archli...@googlegroups.com
Thadeu, eu acho que o cara so iria pro mandriva porque a noticia foi tao desesperadora que ele quer se punir por ter acreditado no projeto arch.

Eduardo Resende

to archli...@googlegroups.com
brincadeira hein... nuca usei mandriva, nao sei como é (deve ser bom). mas aqui parece que a coisa ja se tornou humoristica mesmo....

Rodrigo Fraga

to archli...@googlegroups.com
Tudo bem.. Mas pra bom entendedor, meia palavra basta..
Caso isso se confirme mesmo será uma pena...

Fernando Silva

to archli...@googlegroups.com

On Mar 31, 2009, at 2:14 PM, Rodrigo Fraga wrote:

> Tudo bem.. Mas pra bom entendedor, meia palavra basta..
> Caso isso se confirme mesmo será uma pena...

Putz, eu uso arch 64 e só tenho problemas com software proprietário !
Tirando o suporte ruim ao wine, os programas do google etc 64 bits é
só alegria. Levando em conta que já fazem mais de 3 anos que todos os
processadores decentes suportam 64bits, inclusive alguns de baixo
custo acho que o time tem mais é que se concentrar no que está no
mercado.

wille

to archli...@googlegroups.com

2009/3/31 Fernando Silva <liq...@liquuid.net>

eu também diria isto se não tivesse surgido o Intel Atom, o qual não suporta 64 bits. O Atom é o processador da maioria dos netbooks que estão sendo vendidos hoje. E é o processador do meu único computador... :(

--
Wille
http://wille.wordpress.com

Gilfran Ribeiro

to archli...@googlegroups.com
É uma ótima chance para um fork
Arch Hurd já!!! Vamos aproveitar e fazer um fork do Xorg também! Xarch! Já imagino até o tubarãozinho como símbolo!

Abraços,
Gil
http://blog.gilfran.net

Renan Augusto da Silva

to archli...@googlegroups.com
Arch Hurd seria demais. Pra que precisamos das portas USB, impressoras, placa de som...

Paulo Matias

to archlinux-br
O anúncio oficial foi realizado.

http://www.archlinux.org/news/440/

Os pacotes i686 ainda estarão disponíveis por algum tempo, mas as
atualizações cessarão aos poucos. Ainda será possível compilar os
updates pelo ABS por um tempo.

É isso aí pessoal, parece que não há o que fazer. Agora é esperar pelo
fork. =(

Cesar G. M.

to archli...@googlegroups.com
> O anúncio oficial foi realizado.

Agora já perdeu a graça, olha a data do anúncio! O fuso-horário matou
a brincadeira.

O mais engraçado foi a frase "As some of you may have heard ([1],
Google translation [2]), this discussion has resulted in the decision
to focus exclusively on the x86_64 port." Como se a nossa discussão
por aqui tivesse influenciado o rumo exclusivo para 64 bits :)

[]'s
Cesar

Thadeu Penna

to archli...@googlegroups.com
Legal, daqui a pouco vai ser possível achar meu nome no Google ligado
ao do Arch Linux :)

Fabiano Furtado Pessoa Coelho

to archli...@googlegroups.com
Hehehehe... exatamente! :)

Guilherme França

Leandro Inacio

to archli...@googlegroups.com
A única coisa que eu sei, é que estragaram a maior piada do ano! Just it!!!!

Rudy Matela

to archli...@googlegroups.com

Thiago Varela

to archli...@googlegroups.com
É uma cilada Bino!

Lucas Salies Brum

to archli...@googlegroups.com
>É uma cilada Bino!
haiehaiehaieaeuaheaieaue

Cesar G. M.

to archli...@googlegroups.com
Vejamos pelo lado bom, seja 32 ou 64 bits, não temos que nos preocupar
com o tal do Conflicker. Dizem por aí que hoje ele iria ser "ativado"
e causaria uma destruição no planeta, contribuindo para o aquecimento
global.

Renan Augusto da Silva

to archli...@googlegroups.com
Na lista internacional tem gente dando "piti" e tudo.

Segue trecho do e-mail :

"leslie:  fuck you and your macho-nerd, myth-of-progress bullshit.

all the rest:  i'm really upset with this decision.  the basic
assumption that anyone who matters is spending money on new hardware is
fucked-up."

PS. chegamos a marca de 100 nesse tópico!!!

2009/4/1 Cesar G. M. <cesar...@gmail.com>
It is loading more messages.