renderização de fonte no amarok

11 views
Skip to first unread message

Eduardo Resende

unread,
Mar 30, 2009, 12:08:05 AM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
galera, blz?

eu uso o xfce, que utiliza gtk, mas um programa que eu gosto muito é o amarok. versao 1.4 que usa o kde 3.

as fontes do sistema (gtk) estao muito legais redondinhas, mas nesse aplicativo que usa o qt está horrivel.

alguem tem alguma dica que resolva isso colocando a renderização boa de fontes nos app de kde3?

anexei um screenshot pra vcs verem a diferença.
no fundo a interface do amarok e por cima a janela about do xfce.

abraços
tela.png

Guilherme França

unread,
Mar 30, 2009, 12:32:08 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
Adicione o seguinte conteúdo no arquivo ~/.kde/share/config/kdeglobals

[General]
fixed=Monospace,10,-1,10,50,0,0,0,0,0
font=DejaVu Sans Condensed,9,-1,9,0,0,0,0,0,0
menuFont=DejaVu Sans Condensed,9,-1,9,0,0,0,0,0,0
taskbarFont=DejaVu Sans Condensed,9,-1,9,0,0,0,0,0,0
toolBarFont=DejaVu Sans Condensed,9,-1,9,0,0,0,0,0,0


2009/3/30 Eduardo Resende <ed.re...@gmail.com>



--
Guilherme França

Até mais e boa sorte.

Eduardo Resende

unread,
Mar 30, 2009, 1:10:08 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
Guilherme, a renderização continua igual (fonte meio serrilhada), mas com essa fonte, melhorou um pouquinho.

valeu!


Captura_de_tela.png

Guilherme França

unread,
Mar 30, 2009, 1:45:45 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
Cara, aqui uso o libxft-lcd, cairo-lcd e o fontconfig-lcd para corrigir esses serrilhados feios.

Guilherme França

unread,
Mar 30, 2009, 1:48:16 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
Olha como fica, todo bunitim.

2009/3/30 Guilherme França <unde...@ilostmyself.org>
lurk.png

Eduardo Resende

unread,
Mar 30, 2009, 2:32:08 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
Guilherme, as fontes no seu amarok estao fantasticas.

do jeito que eu queria que estivesse no meu.

eu instalei os pacotes, mas parece que eu ja tinha eles instalados, acho que so instalou por cima.
continua a mesma coisa no amarok...

voce realizou alguma outra configuracao adicional?

valeu

Denis A. Altoé Falqueto

unread,
Mar 30, 2009, 2:34:05 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
2009/3/30 Eduardo Resende <ed.re...@gmail.com>:
Você reiniciou o X Window? Isso é importante pra ele recarregar as
configurações.

--
-------------------------------------------
Denis A. Altoe Falqueto
-------------------------------------------
Yogi Berra - "A nickel ain't worth a dime anymore."

Eduardo Resende

unread,
Mar 30, 2009, 2:40:03 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
reiniciei sim, Denis, reiniciei ate a maquina

Guilherme França

unread,
Mar 30, 2009, 2:40:52 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
Não existe nenhuma configuração aqui alem de dizer pro gnome usar renderização de fontes pra lcd nas configurações de fontes;

Eduardo Resende

unread,
Mar 30, 2009, 2:42:31 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
hmm

será que pode ter a ver com o fato de eu usar o xfce ao inves do gnome?

Guilherme França

unread,
Mar 30, 2009, 2:46:00 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
Não muito, o xfce deve ter alguma parte onde se configura isso.

2009/3/30 Eduardo Resende <ed.re...@gmail.com>

hmm

será que pode ter a ver com o fato de eu usar o xfce ao inves do gnome?



Eduardo Resende

unread,
Mar 30, 2009, 2:59:17 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
tem, mas a suavizacao de fontes ja esta habilitada...


config-fonte.png

Guilherme França

unread,
Mar 30, 2009, 3:05:01 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
Poe 96dpi onde ta 9, e no Hinting quais são as opções alem de discreto?

Aqui eu uso 'Completo' no gnome.

2009/3/30 Eduardo Resende <ed.re...@gmail.com>

tem, mas a suavizacao de fontes ja esta habilitada...





Eduardo Resende

unread,
Mar 30, 2009, 3:08:58 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
mudei o dpi, as opcoes sao ("nenhum", "discreto", "medio" e "completo")

mas pelo que eu vi, o unico que fica legalzinho eh o discreto mesmo...
alem do mais essas configs parecem afetar apenas aplicacoes que usam gtk, que nao eh o caso do amarok...


nenhum.png
discreto.png
medio.png
completo.png

Guilherme França

unread,
Mar 30, 2009, 3:12:55 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
Na verdade essa configuração deveria ser global. O KDE tem um lance zoado de não respeitar esses settings.

Existe uma opção no kdeglobals para que ele respeite isso, mas eu nao lembro. Se eu conseguir lembrar te aviso aqui.

Guilherme França

unread,
Mar 30, 2009, 3:20:37 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
Naquela parte de fonts que eu disse pra vc adicionar ao kdeglobals, adicione o seguinte:
XftAntialias=true


2009/3/30 Guilherme França <unde...@ilostmyself.org>

Eduardo Resende

unread,
Mar 30, 2009, 3:40:11 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
eh, Guilherme, nem isso adiantou nao, mas vlw pela tentativa

depois vou instalar o gnome pra ver se configurando por ele funciona e depois volto pro xfce pra ver se continua...

abraços

Eduardo Resende

unread,
Mar 30, 2009, 3:46:24 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
vi uma ourtra coisa aqui que pode ser...

o meu terminal esta com a fonte tao feia quanto a do amarok.

e o terminal esta com opçao de anti-aliasing habilitada...

entao, pode ser que a opcao de suavizacao do amarok tbm esteja habilitada e ele esteja sofrendo do mesmo mal que o meu terminal...
terminal.png

Eduardo Resende

unread,
Mar 30, 2009, 8:50:55 PM3/30/09
to archli...@googlegroups.com
Guilherme, consegui resolver

vasculhei o google todo e fui testando tudo que achava...

a solução foi apagar o conteudo do arquivo .fonts.conf e substituir simplesmente por

<?xml version="1.0"?>
<!DOCTYPE fontconfig SYSTEM "fonts.dtd">
<fontconfig>
  <!-- Enable antialiasing for all fonts -->
  <match target="font">
    <edit mode="assign" name="antialias"><bool>true</bool></edit>
  </match>
</fontconfig>

se caso  mais alguem precisar, esta ai.

abraços
screen.png

Guilherme França

unread,
Mar 31, 2009, 8:03:50 AM3/31/09
to archli...@googlegroups.com
 Legal, estranho que eu nunca precisei fazer isso tendo os pacotes -lcd (incluindo o fonconfig-lcd) instalados.

 Eu sugiro que você coloque isso em /etc/fonts/local.conf já que o fonts.conf é substituído na atualização do fontconfig.

 BTW, esse album do Muse é do caralho, principalmente a Knights of Cydonia. :p
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages