Formato do handbook

0 views
Skip to first unread message

Dennis Bachmann

unread,
Apr 24, 2007, 7:04:35 AM4/24/07
to archli...@googlegroups.com
Bom dia pessoal,
Estava no irc com o leandro e ele esta elaborando o handbook em PDF
mas ficou na duvida de qual formato seria melhor.
Com enfeites como em http://veloxis.de/archdocs/arch-install-guide.html
Ou sem enfeites como em http://veloxis.de/archdocs/arch-install-guide.txt .

Eu sou da opiniao de usar a versao com enfeites por ser mais agradavel
de ler e tudo mais. Caso o usuario nao deseje enfeites, apenas o texto
puro, procure um em texto puro mesmo.

Mas qual a opiniao de voces?

Abracos,
--
Dennis Eduardo Bachmann
+55 19 9169-3375

Leandro Inácio

unread,
Apr 24, 2007, 9:50:19 AM4/24/07
to archlinux-br
Acho o formato do html melhor, mais legivel e bem mais "estruturado".

E ideias para o HandBook, já estão aparecendo na minha cabeça, vamos
lá!

Espero dividir o handbook em 4 "grandes" partes:

1- Instalação: as diversas formas de instalação (cd, ftp, disquete,
chroot) e como faze-las;
2- Sistema: Como o arch eh organizado, arquivos de configuracao e como
eh seu funcionamento;
3- Gerenciamento de pacotes: pacman, abs, pkgbuild, makepkg,
makeworld, aur;
4- Redes: como utilizar o arch para ser servidor, coloca-lo em rede e
assuntos voltados para redes;

Se alguem tiver algo a acrescentar legal, senão a ideia vai se basear
nisso ai!

[]'s

On Apr 24, 8:04 am, "Dennis Bachmann" <dennis.bachm...@gmail.com>
wrote:


> Bom dia pessoal,
> Estava no irc com o leandro e ele esta elaborando o handbook em PDF
> mas ficou na duvida de qual formato seria melhor.

> Com enfeites como emhttp://veloxis.de/archdocs/arch-install-guide.html

Leandro Inácio

unread,
Apr 24, 2007, 7:24:15 AM4/24/07
to archlinux-br
Prefiro o do html. Mais legivel e no padrao da distrbuicao!

On Apr 24, 8:04 am, "Dennis Bachmann" <dennis.bachm...@gmail.com>
wrote:

> Bom dia pessoal,
> Estava no irc com o leandro e ele esta elaborando o handbook em PDF
> mas ficou na duvida de qual formato seria melhor.

> Com enfeites como emhttp://veloxis.de/archdocs/arch-install-guide.html

Guilherme França

unread,
Apr 24, 2007, 11:10:57 AM4/24/07
to archli...@googlegroups.com
Eu acho que vale considerar o handbook do crux como base.
http://crux.nu/Main/Handbook2-3

Ficaria mais ou menos assim:

1. Prefacio - quem fez, quem converteu pro formato em questao, etc

2. Introdução - oque eh o arch, porque usa-lo, licenças

3. Instalação - cobrira as diversas formas de se instalar o arch

4. O sistema de pacotes - manipulacao de pacotes binarios com o pacman

5. ABS

6. Configuracao - rc.conf, rede, etc

7. Resolucao de problemas

O Handbook do crux eh organizado exatamente dessa forma, e eu penso ser um otimo exemplo e ponto de partida. Espero ter colaborado.

- Guilherme França (underguiz)

Leandro Inácio

unread,
Apr 24, 2007, 8:37:23 PM4/24/07
to archlinux-br
Tem que falar também do AUR, pkgbuilds ja esta englobado no ABS.

1. Prefacio - quem fez, quem converteu pro formato em questao,

comunidade, etc

2. Introdução - oque eh o arch, porque usa-lo, licenças

3. Instalação - cobrira as diversas formas de se instalar o arch

4. SIstema: configuracao, como funciona (esse tipo de coisa)

5. Gerenciamento de pacotes (pacman, abs, aur)

6. Configuracao de redes ethernet, wireless, servidores etc

7. Resolucao de problemas (NÃO SEI SE ABORDARIAMOS ISSO, PQ JÁ TEM
MUITA COISA NO WIKI E PRINCIPALMENTE NO GOOGLE, mas fica sugestao...)

Fiz minhas modificacoes baseado nas ideias do Guilherme, que o nick é
Underguiz e não "Underguguiz", bom lembrar disso. Sempre se baseando
na filosofia da distribuição, KISS e por ter sido feita de e para
usuários experientes, esse tem sido meu foco nas traduções manter-se
fiel ao guia e a filosofia.

O objetivo desse fazer esse HandBook não é para mostrar e explicar ao
usuário leigo de como usar o Arch. E sim mostrar a TODOS os usuários o
PODER do Arch. Espero que isso fique bem claro, resolver problemas
temos suporte aqui na lista, forum e no canal de IRC.

[]'s a todos!


On 24 abr, 12:10, "Guilherme França" <underg...@gmail.com> wrote:
> Eu acho que vale considerar o handbook do crux como base.http://crux.nu/Main/Handbook2-3


>
> Ficaria mais ou menos assim:
>
> 1. Prefacio - quem fez, quem converteu pro formato em questao, etc
>
> 2. Introdução - oque eh o arch, porque usa-lo, licenças
>
> 3. Instalação - cobrira as diversas formas de se instalar o arch
>
> 4. O sistema de pacotes - manipulacao de pacotes binarios com o pacman
>
> 5. ABS
>
> 6. Configuracao - rc.conf, rede, etc
>
> 7. Resolucao de problemas
>
> O Handbook do crux eh organizado exatamente dessa forma, e eu penso ser um
> otimo exemplo e ponto de partida. Espero ter colaborado.
>
> - Guilherme França (underguiz)
>

Guilherme França

unread,
Apr 24, 2007, 8:46:07 PM4/24/07
to archli...@googlegroups.com
Acho q assim esta perfeito. E obrigado por aceitar minha sugestão. : )

On 4/24/07, Leandro Inácio <carvalh...@gmail.com > wrote:

Leandro Inácio

unread,
Apr 25, 2007, 6:53:00 AM4/25/07
to archlinux-br
Aceitamos todas as sugestoes.

:p

Vamos esperar a galera dar mais sugestoes senão vamos trabalhar em
cima disso ai!
A parte "7" ainda vamos analisar melhor e vamos terminar logo o guia
de instalação!

[]'s

On Apr 24, 9:46 pm, "Guilherme França" <underg...@gmail.com> wrote:
> Acho q assim esta perfeito. E obrigado por aceitar minha sugestão. : )
>

Julio Werner

unread,
Apr 25, 2007, 8:53:56 PM4/25/07
to archlinux-br
Bom posso dar uma mão pra transformá-lo em html, mas acho que nada
melhor que usar o OOO pra disponibilizarmos
o guia nessas 3 opções.

abraços

Dennis Bachmann

unread,
Apr 26, 2007, 7:39:05 AM4/26/07
to archli...@googlegroups.com
uma boa maneira de siponibilizar isso eh se for feito em latex.
eh meio chatinho ateh aprender mas depois vc nunca mais vai precisar de um editor de textos WYSISYG novamente, alem de ele ter ferramentas pra gerar em varios formatos a partir de um fonte basico.
e eh bem util saber... eu acho pelo menos heheheheh =)
abraco!

Leandro Inácio

unread,
Apr 26, 2007, 10:16:16 AM4/26/07
to archlinux-br
Certo sugestoes estao sendo dadas em relacao a como disponibilizar o
Guia de Instalacao e o HandBook.

Acho que devemos disponibilizar de 3 formas: Wiki, Html e PDF.

Mas e o conteudo??? O que foi abordado por mim e pelo Guilherme, o que
acham????

On Apr 26, 8:39 am, "Dennis Bachmann" <dennis.bachm...@gmail.com>
wrote:


> uma boa maneira de siponibilizar isso eh se for feito em latex.
> eh meio chatinho ateh aprender mas depois vc nunca mais vai precisar de um
> editor de textos WYSISYG novamente, alem de ele ter ferramentas pra gerar em
> varios formatos a partir de um fonte basico.
> e eh bem util saber... eu acho pelo menos heheheheh =)
> abraco!
>

Renato Chaves de Aguiar

unread,
Apr 30, 2007, 7:16:09 AM4/30/07
to archli...@googlegroups.com
Acho que LaTeX é a melhor opção. Posso dar uma força se precisarem.

PS: Tenho um conversor de LaTeX para wiki.


--
Renato C. Aguiar
GNU/Linux user #433209.

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages