Hoje eu descobri que não preciso do cups pra imprimir. Tendo o
ghostscript instalado, e sendo bla.pdf um arquivo pdf, digite-se:
gs -sPAPERSIZE=a4 -sDEVICE=samsunggdi -o out bla.pdf
e depois
cat out > /dev/usblp0
Esse último comando eu tive que executar como root, não sei como
fazer pra executar como usuário. O "/dev/usblp0" é criado quando
uma impressora usb é plugada, em um kernel devidamente configurado; e
"samsunggdi" é o driver da minha impressora, que eu encontrei rodando
"gs -h".
Legal, né? Sem cups, sem spool, sem configuração via http... Por quê
não contam essas coisas pra gente na documentação pra iniciantes? :)
Abraço,
Maurício
--
Você recebeu esta mensagem porque você se inscreveu no lista de dicussão do projeto Arch Linux Brasil - http://groups.google.com/group/archlinux-br
Maiores informações e novidades sobre o projeto podem ser vistas em http://www.archlinux-br.org
Para mandar mensagens para o grupo use o email archli...@googlegroups.com. Lembre-se que somente membros podem postar mensagens.
Para se desinscrever deste grupo, envie um email para archlinux-br...@googlegroups.com
Para mais opções. visite este grupo em http://groups.google.com/group/archlinux-br
Desculpem o double post, mas só agora que vi.Ao invés de usar a opção -o para um arquivo normal, você poderia jogar a saída diretamente para o device (lembre-se, tudo é arquivo no UNIX):
> gs -sPAPERSIZE=a4 -sDEVICE=samsunggdi -o out bla.pdf
gs -sPAPERSIZE=a4 -sDEVICE=samsunggdi -o /dev/usblp0 bla.pdf
ou então pegar a saída e jogar utilizando os redirecionadores de I/O da shell para jogar a stdout no device (não li o man page do gs nem testei o comando abaixo, mas o conceito é esse):
gs -sPAPERSIZE=a4 -sDEVICE=samsunggdi bla.pdf > /dev/usblp0
Quanto ao daemon que faz isso desde 1975... eu não tive competência
pra fazê-lo funcionar :)
Maurício
> Desculpem o double post, mas só agora que vi.
>> gs -sPAPERSIZE=3Da4 -sDEVICE=3Dsamsunggdi -o out bla.pdf
> Ao invés de usar a opção -o para um arquivo normal, você poderia jogar a
> saída diretamente para o device (lembre-se, tudo é arquivo no UNIX):
>
> [...]
>
>> Porque gerenciar o device na mão se já existe um daemon que faz isso desde
>> 1975? :)
>>> Hoje eu descobri que n=E3o preciso do cups pra imprimir. Tendo o
>>> ghostscript instalado, e sendo bla.pdf um arquivo pdf, digite-se:
>>>
>>> gs -sPAPERSIZE=3Da4 -sDEVICE=3Dsamsunggdi -o out bla.pdf
>>>
>>> e depois
>>>
>>> cat out > /dev/usblp0
>>>
>>> [...]
> Mas pra isso o impressora tem que entender PostScript. Senão não
> funciona. E existem vários níveis de postscript. Eu acho que essa
> solução não deve funcionar com todas impressoras.
Não precisa ser postscript, se precisasse não teria graça. O que o gs
faz é transformar o arquivo pdf original (ou postscript) na linguagem
que a impressora entende. No caso, a opção '-sDEVICE=samsunggdi'
gera comandos que algumas impressoras da samsung entendem, como é
o caso da minha. Executando 'gs -h' você vê uma lista de todas
as alternativas.
Abraço,
Maurício
Na wiki EN sobre o cups diz que "USB printer users may need to
blacklist the usblp module. Keep in mind that there seems to be a lot
of uncertainty regarding blacklisting usblp, as some USB printers,
including some Canon and Epson printer series, are not recognized
without it. Several user reported issues with Samsung printers when
using cups with blacklisted usblp module, the solution was to
re-enable usblp and install cups-usblp from aur instead of regular
cups package (https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?pid=778104)"
<https://wiki.archlinux.org/index.php/Cups#USB_printers>
Como ao plugar a impressora é criado o device /dev/usblp0, assumo que
o usblp está subindo, o que causa o conflito com o CUPS 1.4.
A solução, de acordo com o fórum é remover o cups e instalar a versão
cups-usblp do AUR.
<https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?pid=773377#p773377>
Agora, se você quiser brincar com as coisas oldschool do UNIX e fazer
do jeito tradicional, vai precisar do LPRng, apsfilter ou então
configurar na mão o filtro de impressão pra usar o ghostscript. É mais
legal... *corre*
Abraços
2011/1/18 Maurício CA <mauricio...@gmail.com>
O CUPS é (era) para ser uma das coisas mais plug-and-play do Linux,
por isso achei estranho você dizer que não consegue fazer funcionar.
Dei uma investigada nas wikis e fórum e achei uma coisa interessante
que é bem provável que está afetando aí:
Na wiki EN sobre o cups diz que "USB printer users may need to
blacklist the usblp module. Keep in mind that there seems to be a lot
of uncertainty regarding blacklisting usblp, as some USB printers,
including some Canon and Epson printer series, are not recognized
without it. Several user reported issues with Samsung printers when
using cups with blacklisted usblp module, the solution was to
re-enable usblp and install cups-usblp from aur instead of regular
cups package (https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?pid=778104)"
<https://wiki.archlinux.org/index.php/Cups#USB_printers>
Como ao plugar a impressora é criado o device /dev/usblp0, assumo que
o usblp está subindo, o que causa o conflito com o CUPS 1.4.
A solução, de acordo com o fórum é remover o cups e instalar a versão
cups-usblp do AUR.
<https://bbs.archlinux.org/viewtopic.php?pid=773377#p773377>
Agora, se você quiser brincar com as coisas oldschool do UNIX e fazer
do jeito tradicional, vai precisar do LPRng, apsfilter ou então
configurar na mão o filtro de impressão pra usar o ghostscript. É mais
legal... *corre*
Eu uso Arch aqui no trabalho e temos uma multifuncional Samsung que
funciona bem com o cups. Mas é impressora de rede (alias, ele mostra
as impressoras que ele encontrou na rede tb, apesar de que aqui isso
atrapalhe mais do que ajude :). Eu imagino que o seu problema seja
realmente com o usblp. Dá uma olhada no wiki, se é que você já não fez
isso.
--
R: Porque prejudica a legibilidade do texto.
P: Porque é ruim colocar a resposta de um e-mail antes do texto citado?
-------------------------------------------
Denis A. Altoe Falqueto
Linux user #524555
-------------------------------------------
2011/1/18 Robson Roberto Souza Peixoto <robson...@gmail.com>:
> *olha a pedra*Eu uso Arch aqui no trabalho e temos uma multifuncional Samsung que
> Infelizmente no arch o esquema não tá plug-and-play =/ . Eu já vi distro
> debian-like e fedora-like configura a impressora só plugando ela na USB. O
> resto o cups faz sozinho.
> O system-config-printer nesses sistemas descobre e já configura todas as
> impressoras que estão públicas na rede. O negócio é massa.
> É algo que se portado pro Arch seria muito bala.
funciona bem com o cups. Mas é impressora de rede (alias, ele mostra
as impressoras que ele encontrou na rede tb, apesar de que aqui isso
atrapalhe mais do que ajude :). Eu imagino que o seu problema seja
realmente com o usblp. Dá uma olhada no wiki, se é que você já não fez
isso.
--
R: Porque prejudica a legibilidade do texto.
P: Porque é ruim colocar a resposta de um e-mail antes do texto citado?
-------------------------------------------
Denis A. Altoe Falqueto
Linux user #524555
-------------------------------------------
--
Você recebeu esta mensagem porque você se inscreveu no lista de dicussão do projeto Arch Linux Brasil - http://groups.google.com/group/archlinux-br
Maiores informações e novidades sobre o projeto podem ser vistas em http://www.archlinux-br.org
Para mandar mensagens para o grupo use o email archli...@googlegroups.com. Lembre-se que somente membros podem postar mensagens.
Para se desinscrever deste grupo, envie um email para archlinux-br...@googlegroups.com
Para mais opções. visite este grupo em http://groups.google.com/group/archlinux-br