O que não fazer em Interfaces Android (ou como melhorá-las...) Was: Re: [Android Brasil] Re: What not to do in Android UI's (or how to do it better)

42 visualizações
Pular para a primeira mensagem não lida

luciofm

não lida,
28 de jul. de 2011, 09:12:0528/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Acabei de publicar a versão em portugues...

http://luciofm.wordpress.com/2011/07/28/o-que-nao-fazer-em-interfaces-android-ou-como-melhora-las/

Lúcio Maciel
luc...@gmail.com

On Thu, Jul 28, 2011 at 09:29, luciofm <luc...@gmail.com> wrote:
> @mateusbatera
>
> Valeu pelas correções...
>
> Escrever sem revisor é dureza... heh
>
> Lúcio Maciel
> luc...@gmail.com

luciofm

não lida,
28 de jul. de 2011, 09:13:3128/07/2011
para androi...@googlegroups.com, androidb...@googlegroups.com
Acabei de publicar o artigo em português.

Adriano Langaro

não lida,
28 de jul. de 2011, 09:49:0528/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Muito bom o Artigo, bom mesmo.
Sobre o layout das interfaces, no último FISL tive a oportunidade de conversar com o próprio Tim Bray sobre isso. Ele me relatou que a falta de designers para apps Android ainda é muito grande e quem faz isso tem um mercado de oportunidades tão grande quanto os desenvolvedores. E não somente Android, mas isso também acontece na Apple.
Ele também me disse que o layout é tão importante quanto as funcionalidades da aplicação, como uma embalagem. Se existirem vários softwares com a mesma função, o que tiver o melhor layout é comprado.

Estou começando a desenvolver realmente somente agora, mas penso no layout antes mesmo de implementar as funcionalidades. Não digo fazê-lo antes, mas ter um planejamento é, no mínimo, muito importante. Eu ja fui designer e ainda tenho os conceitos em minha mente, se alguem precisar de um auxílio, me manda um e-mail :)

Adriano

2011/7/28 luciofm <luc...@gmail.com>

--

Adriano Langaro

Tecnologia de Informação - Agrodanieli Ind. e Com. LTDA
Sistemas de Informação  -  IMED
-

(54) 9945 2880
@langaro7

alangaro.si@gmail.com
adriano...@agrodanieli.com.br
adr...@jcitapejara.com.br
109...@imed.edu.br

Roberto Rabello

não lida,
28 de jul. de 2011, 09:37:5728/07/2011
para androidb...@googlegroups.com, androi...@googlegroups.com
parabens... ficou muito bom

--
Roberto Rabello

2011/7/28 luciofm <luc...@gmail.com>

ducasp

não lida,
28 de jul. de 2011, 11:44:1228/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Sinceramente, eu como desenvolvedor de software, discordo completamente do seu ponto de vista.

Não é por estar em um sistema que a interface que investi tempo, dinheiro, testes e dedicação até ela chegar um ponto de maturidade, não vai servir mais.

Acho muito engraçado essa (e olha, não estou acusando ninguém, não é algo diretamente a você pois não te conheço o suficiente para dizer isso) celeuma de xiita (Androidista) que se lembrar iPhone ou iPod ou iSeiLáOQue não presta...

Concordo no ponto que você diz que um aplicativo decente tem que usar a integração que o sistema oferece, como os intents, mas a questão da interface, pouco importa se ela é a mesma do iPhone, do S40, do Brew... Importa que ela seja funcional, simples, bonita e agradável aos usuários.

Ao mesmo tempo, você tem que lembrar que ao portar um aplicativo de uma plataforma para outra, na plataforma nova haverão ex-usuários da outra plataforma que estão ávidos a ver seu programa favorito, e que irão soltar os cachorros se for diferente.

Pra mim, o que importa é a interface ser eficiente, atraente, e funcional. Não vou jogar fora uma interface testada e aprovada e re-investir dinheiro em uma nova interface por ter mudado de plataforma.

Respeito quem pensa o contrário, mas discordo, e deixo minha opinião.

Henrique Melo

não lida,
28 de jul. de 2011, 11:53:2828/07/2011
para androi...@googlegroups.com
O problema maior é que o IOS existe um padrão de interface, coisa que com o android não ocorre.

Henrique Nogueira de Melo | @nrick_
Analista e Arquiteto de Software

mateusbatera

não lida,
28 de jul. de 2011, 11:55:0228/07/2011
para Android Brasil
É, olhando por esse lado o raciocínio faz sentido. Se for parar pra
pensar, se as pessoas fazem cagada com a interface (ou copiam do iOS)
a culpa é do próprio Android que dá essa liberdade. Uma hora a gente
louva o Android pela liberdade, mas depois mete o pau no desenvolvedor
que quis se beneficiar dela. Se é pra ser livre, então temos que pagar
o preço...

Pra mim, se parece iPhone ou não, é irrelevante. Se funcionar direito
já tá bom.

Chon

não lida,
28 de jul. de 2011, 12:08:0728/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Eu não gosto da aparência do iOS, mas é pessoal isto, por exemplo gostei do funcionamento da MIUI mas não consigo usar por mais de 1 semana sem querer voltar ao Android normal, mas quando vi o Speedtest do Android depois de ter visto do iPhone fiquei chateado e quando deixaram o do Android igual ao do iPhone, gostei.

Sem dúvida, independente de qualquer coisa, o importante é ser Bonito e de boa usabilidade. ee com concordo com o que foi dito pelo ducasp, se você investiu seu tempo na UI, tem mais é que reaproveitar mesmo!

2011/7/28 mateusbatera <mateus...@gmail.com>

Adriano Langaro

não lida,
28 de jul. de 2011, 12:05:3028/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Minha intenção não foi entrar em mérito dobre uma plataforma ou outra e os padrões de interface. Quis ressaltar (na minha opinião) sobre a importancia de uma interface bonita e eficiente. Também não quero entrar em méritos de design ou se uma aplicação é feia ou não. Apenas digo, que tendo, o que acontece em todo o lugar, dois aplicativos que fazem essencialmente a mesma coisa e um tem o layout eficiente e bonito e outro é desengonçado e sem harmonia, eu particularmente escolheria o bonito.

Adriano

2011/7/28 mateusbatera <mateus...@gmail.com>

luciofm

não lida,
28 de jul. de 2011, 13:08:3628/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Parece que atingi meu objetivo, que é fomentar a discussão...

Comentarios abaixo.

2011/7/28 ducasp <duc...@gmail.com>:

> Sinceramente, eu como desenvolvedor de software, discordo completamente do
> seu ponto de vista.

Ok, sem problemas, ainda bem que tem gente que discorda de mim :)

> Não é por estar em um sistema que a interface que investi tempo, dinheiro,
> testes e dedicação até ela chegar um ponto de maturidade, não vai servir
> mais.

Não estou falando para jogar tudo fora, mas se tu investiu muito
dinheiro, tempo e dedicação a uma interface digamos iOS, você investiu
esse dinheiro e tempo pensando em usuários iOS. Simplesmente
copiar+colar essa interface em um Android não irá proporcionar a
melhor experiência a um usuário Android, pelo simples fato de as duas
plataformas serem diferentes, com comportamentos diferentes.

> [...]
> de xiita (Androidista) que se lembrar iPhone ou iPod ou iSeiLáOQue não

O problema maior não é se parecer com iOS, e sim NÃO se parecer com
Android, e aumentar a falta de consistência do 'eco-sistema'.

Muitas pessoas não sabem, mas existem padrões, guidelines e best
practices para desenvolvimento Android, eles só não são obrigatórios
como no caso da Apple.

Mas o Google enfatiza muito a importância de se seguir esse padrões ao
desenvolver para Android em suas palestras e eventos.

> [...]
> interface, pouco importa se ela é a mesma do iPhone, do S40, do Brew...
> Importa que ela seja funcional, simples, bonita e agradável aos usuários.

Eu acho muito importante que ela (UI) seja consistente com a
plataforma, justamente por isso que a Apple tem um sistema de
aprovação tão rígido.
Já no Android, a idéia do google é que a própria comunidade modere
esse tipo de 'infração' aos padrões. Onde o Google e a própria
comunidade criam os padrões, design patterns e best practices, e cabe
a todos excluir quem não faz aplicativos de qualidade para o Android.

> [...]
> plataforma para outra, na plataforma nova haverão ex-usuários da outra
> plataforma que estão ávidos a ver seu programa favorito, e que irão soltar

Com certeza, e também muitos (mais do que os antigos) usuários novos,
acostumados com o Android, e como ele funciona.
Quanto aos usuários antigos, eles estão migrando de plataforma, e já
estão em um processo de adaptação ao Android, onde os aplicativos são
e se comportam diferentes do iOS

> Pra mim, o que importa é a interface ser eficiente, atraente, e funcional.

Concordo, um programa bom com uma interface mal feita não atrai tantos
usuários quanto poderia.

> Não vou jogar fora uma interface testada e aprovada e re-investir dinheiro
> em uma nova interface por ter mudado de plataforma.

Não é jogar fora, mas usar como ponto de partida para a nova
plataforma de desenvolvimento.
Testes de usabilidade foram feitos com um sistema diferente do sistema
de desenvolvimento atual, então eles podem não ser totalmente válidos.
Estamos falando de um mercado de Milhões de usuários, com milhares de
desenvolvedores e centenas de opções para os mesmos aplicativos. Como
você se destaca? oferecendo a melhor experiência possível para o seu
usuário, e isso pode requerer adaptar sua interface a nova plataforma.

> Respeito quem pensa o contrário, mas discordo, e deixo minha opinião.

Respeito sua opinião, e discordo plenamente...

Ah, e podemos substituir todas as ocorrências de iOS ou de Android por
Windows Phone 7, e minha opinião e resposta continuaria exatamente a
mesma...

Abraços.
Lúcio Maciel
luc...@gmail.com
@luciofm

luciofm

não lida,
28 de jul. de 2011, 13:10:1728/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Ola Henrique,

2011/7/28 Henrique Melo <henriq...@gmail.com>:

> O problema maior é que o IOS existe um padrão de interface, coisa que com o
> android não ocorre.

Você está enganado, existem padrões e design patterns para Android, a
diferença é que o google apenas sugere como melhor pratica que você as
utilize, enquanto a Apple te força a seguir o padrão.

Agora cabe ao desenvolvedor seguir ou não as melhores práticas para a
plataforma que ele está desenvolvendo.

Lúcio Maciel
luc...@gmail.com

luciofm

não lida,
28 de jul. de 2011, 13:13:3328/07/2011
> [...]

> louva o Android pela liberdade, mas depois mete o pau no desenvolvedor
> que quis se beneficiar dela. Se é pra ser livre, então temos que pagar

Eu gosto dessa liberdade, e se o desenvolvedor fez cagada, e não
seguiu as melhores praticas, eu posso fazer 2 coisas, reclamar com
ele, e não usar o aplicativo dele.

> Pra mim, se parece iPhone ou não, é irrelevante. Se funcionar direito
> já tá bom.

Já eu tenho interesse no crescimento do Android (é o meu ganha pão
hoje), e no crescimento com QUALIDADE.

Lúcio Maciel
luc...@gmail.com

Rodrigo Zaratin

não lida,
28 de jul. de 2011, 13:53:0428/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Lucio

Acho muito interessante quando um APP tem a mesma interface em todas as plataformas, cria uma identidade visual dele, e fica fácil dos usuários compartilharem informações.

Veja o caso do Google+ que é igual no iOS e Android.

Sou a favor de apps exatamente iguais em ambas as plataformas.

Zaratin

2011/7/28 luciofm <luc...@gmail.com>

Guilherme M. Nogueira

não lida,
28 de jul. de 2011, 13:58:5228/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Lúcio,

Gostei muito do seu artigo. Ficou muito bom!
Parabéns.

Quanto ao que foi falado, eu concordo com o ponto de vista e com a resposta ao ducasp.
Outra coisa que eu acho, como desenvolvedor, é que nem usar o design já veio do iOS
INICIALMENTE vale a pena. Porque depois pra trocar o design pattern pra Android vai
acabar tendo que trocar MUITA coisa.

Outro dia assisti uma palestra do Simon Phipps em que ele disse que você tem duas escolhas
quando vai fazer seu software multiplataforma: ou você tem mais trabalho e faz uma versão pra cada
plataforma, ou você faz uma que funciona em todas mas fica uma merda. (parafraseando)

[]s,
--
Guilherme M. Nogueira
"Any sufficiently advanced technology is indistinguishable from magic."

luciofm

não lida,
28 de jul. de 2011, 14:20:1328/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Opa,

Os aplicativos do google+ para Android e iPhone são parecidos, mas não são exatamente iguais.
Vamos a alguns exemplos:
plus_ios1.resized.jpg  plus_android1.resized.png

Note as diferenças na barra superior.. a versão iOS está usando a barra padrão do iOS, no Android está usando do design pattern da Action Bar.

Abaixo, no 'workspace', a indicação de qual 'pagina' você está vendo também é levemente diferente.

Abaixo mais um exemplo de como elas são parecidas, mas diferentes, cada uma respeitando as melhores práticas de cada plataforma.

plus_ios2.resized.jpg  plus_android2.resized.jpg

Entede o que estou falando?

Lúcio Maciel
luc...@gmail.com

2011/7/28 Rodrigo Zaratin <rzar...@gmail.com>:
plus_android1.resized.png
plus_android2.resized.jpg
plus_ios2.resized.jpg
plus_ios1.resized.jpg

ducasp

não lida,
28 de jul. de 2011, 14:44:3128/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Então você acha preciso dizer que por exemplo, o Steam é uma interface ruim? Pois não segue a identidade de qualquer versão do Windows....

Rodrigo Zaratin

não lida,
28 de jul. de 2011, 15:09:4428/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Sim... agora eu entendi..... então na verdade podemos dizer que concordamos (ou não).

Basicamente os dois apps são muito parecidos e seguem o mesmo padrão de localização, porém mantendo as particularidades do ambiente.

Mas veja, eu já vejo um ponto negativo, no Android eu tenho a possibilidade de subir a foto ali diretamente, se eu falar isso pra alguém de iOS, não será possível.... por outro lado eles tem um botão ali do lado esquerdo que eu não faço a menor ideia do que seja (muito menos o 'nome'), se alguém de iOS falar para eu apertar ali, a menos que o nome seja menu, eu não saberei oq fazer.

Eu não vejo problema no app levar as características da plataforma pra dentro dele, não vejo a necessidade de serem 100% iguais, mas na minha opinião o wireframe teria que ser o mesmo (dentro das limitações)

Zaratin

[...]

28 de jul. de 2011, 15:29:0328/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Entendido perfeitamente Lúcio.
plus_ios2.resized.jpg
plus_ios1.resized.jpg
plus_android2.resized.jpg
plus_android1.resized.png

Diego Rocha

não lida,
28 de jul. de 2011, 14:00:3228/07/2011
para androi...@googlegroups.com
Rodrigo,

Desde que todas as plataformas sejam estudadas e se ache "um ponto comum", uma interface que "caia bem" (não só visualmente falando) nas plataformas.

Atenciosamente,
Diego Rocha

luciofm

não lida,