Android é compatível com o Linux Ubuntu?

Rodrigo Carneiro

Estou pesquisando sobre compatibilidade de smartphone com computadores que usam Linux.
Alguém aqui usa Linux (especialmente Ubuntu) para sincronizar seu Android?

Achei uma lista de compatibilidade de aparelhos muito antiga e gostaria de saber se tem alguma coisa desse tipo para os atuais.

Tenho muitas dúvidas:
  • a compatibilidade entre os smartphone e o Linux, depende mais do sistema operacional móvel ou do aparelho? um modelo de entrada poderia atrapalhar nisso?
  • existe algum software de sincronização parecido com o Nokia Ovi Suite para sincronizar calendário, listas de tarefas e anotações entre o Android e o Thunderbird?
  • esse mesmo soft faria backup de configurações do aparelho?
  • teria alguma opção de sincronia entre o Android e o Ubuntu via Bluetooth e/ou Wireless (algo parecido com o SyncEvolution para quem usa o cliente de e-mail Evolution)?
Afinal, Android e Ubuntu se entendem bem?

Júlio Cesar Bueno Cotta

Acessar o SD Card você acessa em qualquer Linux, assim como faz com pen drive, através da USB.
Eu estou usando o app WebSharing para compartilhar arquivos pela rede sem fio do PC para o smartphone.
Os contatos você pode exportar para o SD Card no próprio Android.

                 Júlio Cesar Bueno Cotta
Bacharel em Ciência da Computação pela UFV
Professor do IFMG extensão João Monlevade.

Rodrigo Zaratin

to androidbrasil
Cara, Android não foi feito para Sync dele com nenhum SO.

O Sync dele é com a nuvem, email, contato, agenda, é tudo Google.

Ja vi algumas pessoas fazendo sync com Outlook.. mas nem me arrisco.

@rzaratin

Pedro Teles

Já fiz sync com o Exchange, e quando o serviço está rodando em background, até mata de tanta lerdeza. Isso no Éclair. Depois nunca mais usei.
Pedro Teles GdM (pte...@gmail.com)

CiceroRiPi

to Android Brasil
Também concordo com o Rodrigo, se não tiver faça a conta no Google e
sincronize com a nuvem... ultimamente ele sincroniza até os apps
instalados... nunca precisei fazer um backup de configuração
nenhuma...

Pra mim isso é uma das maiores vantagens do Android... logou já era...

On 23 nov, 13:26, Pedro Teles <pte...@gmail.com> wrote:
> [...]
> Pedro Teles GdM (pte...@gmail.com)- Ocultar texto das mensagens anteriores -
>
> - Mostrar texto das mensagens anteriores -

Marcelo Petters

Eu uso Ubuntu 10.10

Normal, é como um pen drive.

Muito fácil de mexer no arquivos... copiar, colar...

@marcelopetters

rodrigo

to Android Brasil
Humm... então ele acessa normalmente o cartão de memória como se fosse
um pen drive.
Esse WebSharing é gratuito ou pago?

Criar conta no Google para ter sincronizados os apps instalados?
Sério mesmo?
Como é isso?
Se eu tiver algum outro aparelho com Android e eu logar com essa
conta, ele já deixa todos os apps instalados já com suas
personalizações no novo aparelho?

Para mim, seria legal ter essa sincronia por Bluetooth também, já que
não é sempre que tenho internet Wi-Fi disponível e plano de dados
custa um pouco caro.
A internet aqui de casa vive dando problemas também, então uma opção
por Bluetooth seria uma "carta na manga" para manter sincronia.

Entenderam?

A idéia seria em manter sincronia de agenda de contatos e eventos no
meu cliente de e-mail Thunderbird, assim como o SyncEvolution <http://
syncevolution.org> faz para o Evolution.

Leandro Marino

Veja se existe algum plugin que sincronize os contatos google com seu pc. Acho que existe bem implementado isto

Felipe Alves

>Criar conta no Google para ter sincronizados os apps instalados?

Como seu mail é Gmail, vc já tem uma conta google. Pode associar essa ao Android, ou criar uma outra p/ esse fim, tanto faz...

José Agripino Duarte

Eu uso o Dropbox, ele tem um plugin pro Nautilus que funciona perfeitamente. Só jogar os arquivos na pasta compartilhada que ele sincroniza. E o Ubuntu One tem um aplicativo de sincronização com o Android (na nuvem), que é pago. Acho que a unica coisa que o meu Ubuntu reconheceu do meu Milestone foi o modelo do aparelho (o icone do aparelho conectado é um Milestone)

2010/11/23 Felipe Alves <alves...@gmail.com>

--
José Agripino Duarte da Silva
PHP Developer - Radig Soluções em TI - Campo Grande/MS

José Agripino Duarte

corrigindo, o aplicativo do Ubuntu One pra Android é gratuito, mas o serviço de sincronização em nuvem é pago mensalmente ( se não me engano é entre 2 e 3 dolares por mes)

rodrigo

to Android Brasil

Sim... sim ... mas o que não ficou tão claro pra mim é se ter uma
conta no Google, me garante que eu vá ter sincronia até mesmo de apps
instalados no Android.
Achei que a sincronização iria servir apenas para agenda de contatos,
eventos e algumas notas.
Tipooo ... se eu pego um aparelho que ainda não foi usado e entro por
uma conta do Google associada a outro aparelho todo personalizado, até
a minha lista de aplicativos instalados irão ficar iguais nesse novo
aparelho?

Esse é o ponto mais importante aqui nesse tópico que criei.
O outro seria esse aqui embaixo:

Alex Baule

Pago acima de 2 GB se nao me engano....se for pequeno, é gratuito.

A parte de Modem pra conexão na internet tbem é reconhecida na boa.

José Agripino Duarte

nativamente não tem isso, os aplicativos são instalados na memória do aparelho, como em qualquer sistema operacional. eles não ficam na nuvem. O mais proximo disso que vc vai ter é usar o AppBrain, que sincroniza sua lista de aplicativos  instalados e quando vc troca de aparelho ou restaura as configurações originais dele , vc pode (re)instala-los (o AppBrain salva sua lista de aplicativos e vc pode reinstalar um por um novamente ) .

José Agripino Duarte

sim, utilizar o Android como modem no Ubuntu é bem fácil, ele já suporta

rodrigo

to Android Brasil

Se ele não reconheceu um Milestone, então imagino que um Galaxy 5 que
não vá reconhecer!
Se bem que se a sincronização pelo Google servir até mesmo para
aplicativos instalados, então não será tão importante assim que meu
Ubuntu o reconheça.

rodrigo

to Android Brasil

Hummm ... O que pensei é que ele fizesse uma relação dos apps
instalados para ser feito download.
Para quem usa Ubuntu e conhece o gerenciador de pacotes Synaptic,
pensei que fosse algo parecido com a opção que ele salva o nome dos
pacotes instalados e, a partir dele, alguém pudesse baixar e instalar
tudo numa nova máquina.
Vou dar uma conferida nesse AppBrain para ver como ele trabalha e se é
gratuito também.

Uéé .... to ficando confuso ... rsrs
Sincroniza ou não os apps instalados?
Isso seria uma maravilha! :P

José Agripino Duarte

na verdade não existe suporte no linux, nem em qualquer sistema operacional, pro android em geral. só a conexão usb e em alguns casos o modelo do aparelho (que foi o meu caso , quando vi o icone do milestone na area de trabalho). as informações ficam na nuvem, o que virtualmente possibilita qualquer sistema operacional acessar essas informações. Inclusive os apps (no caso de se usar o AppBrain). se houvesse um programa pra pc ou mac que reuna todas essas informações e sincronizasse seria perfeito, mas dá pra sobreviver acessando elas pelo navegador.

2010/11/23 rodrigo <rodrigo.c...@gmail.com>

Leandro Marino

Com relação aos apps se você usa o android 2.2, uma vez instalados quando vc cadastrar outro celular ele baixa automaticamnte os aplicativos. Aconteceu quando apos instalar a shadowmod 0.9.8 mudei para 0.9.9 assim que entrei no market ele comecou a baixar os aplicativos...

Atenciosamente,
Leandro Marino
http://www.leandromarino.com.br (Fotógrafo)
http://est.leandromarino.com.br/Blog (Estatístico)
Cel.: + 55 21 9845-7707
Cel.: + 55 21 8777-7907

José Agripino Duarte

de vez em quando , quando eu restauro as configurações do meu Milestone, o Market mostra uma lista com os ultimos apps instalados. os comprados sempre aparecem quando eles não estao mais instalados

Felipe Alves

Uéé .... to ficando confuso ... rsrs
Sincroniza ou não os apps instalados?
Isso seria uma maravilha! :P

--

Sincroniza sim, mas é exclusividade do Froyo. Sempre que troco de rom, qd entro com minha conta google, ele começa automaticamente a instalar todos os apps que tinha antes.

Mas sua pergunta me fez pensar em outra coisa... Não sei se pegar outro cel com uma rom já instalada e outra conta google anteriormente vinculada, e vincular à sua conta google, se ele ira alterar todos os apps...

José Agripino Duarte

eu tenho o froyo mas comigo não foi bem assim. Ele apareceu na primeira vez, mas como deixei pra instalar tudo depois ele não mostrou os apps antigos na segunda vez.

jmozer

to Android Brasil
Uso Ubuntu 10.10 e sincronizo meus contatos do Milestone com o
Evolution normalmente, na verdade como os contatos (agenda, etc...)
estão cadastrados no Milestone e sincronizam com a minha conta do
GMail, simplesmente cadastrei a minha conta do GMail no meu cliente de
email que uso no Ubuntu (Evolution) e pronto! Vai tudo para o
Evolution. Não sei se com o Thunderbird também funciona, acredito que
sim, usava esse antes mas quando atualizei a versão do Ubuntu resolvi
deixar o Evolution que vem como padrão mesmo.

Quanto a reconhecer os aparelhos, todos os aparelhos que eu pluguei no
Ubuntu foram reconhecidos instantaneamente sem ter que instalar nada.
Claro que depende da opção que você seleciona no aparelho quando pluga
ele na USB, geralmente existe a opção de 'Gerenciar cartão de memória'
ou algo parecido, selecionando essa opção o aparelho aparece como um
pendrive no seu desktop.

[]'s

Júlio Cesar Bueno Cotta

hehe
Dica..

Dica rápida de como usar um Motorola Milestone como modem USB no Linux

http://www.guiadohardware.net/dicas/milestone-modem-linux.html

                 Júlio Cesar Bueno Cotta
Bacharel em Ciência da Computação pela UFV
Professor do IFMG extensão João Monlevade.

CiceroRiPi

to Android Brasil
Não sei se ficou claro mas é o seguinte:

No Froyo(Não sei se acontece em outras versões) quando você incia ele
se você logo de cara registrar sua conta google ele recupera toda a
configuração do seu android, contatos, agenda, configs e reinstala os
apps do market instalados....
Mas se você coloca para registrar depois ele não faz isso, não sei se
eu não achei essa opção ou se é assim mesmo.

Mas a informação inportante aqui é: o Android salva na nuvem todas
essas informações, teoricamente você não precisaria de salvar isso,
pois ele faz pra você...

On 24 nov, 09:28, Júlio Cesar Bueno Cotta <juliocbco...@gmail.com>
wrote:
> hehe
> Dica..
> Dica rápida de como usar um Motorola Milestone como modem USB no
> Linux<http://www.guiadohardware.net/dicas/milestone-modem-linux.html>http://www.guiadohardware.net/dicas/milestone-modem-linux.html

Edgard Castro

É isso mesmo, ele só recupera o backup se durante a inicialização do
telefone voce entrar com os dados do Google, se deixar pra colocar
depois ele não pega.

O que faz até sentindo. :)

Abracos,
Ed

rodrigo

to Android Brasil
Pessoal, vim agradecer pela ajuda.
Essas perguntas são muito importantes para mim, já que tinha medo de
comprar um aparelho e o suporte no meu Ubuntu ser meia boca.
A gente estava discutindo esse assunto no fórum do Ubuntu.
Se alguém quiser ler o resumo de tudo o que foi dito aqui nesse tópico
e comentar, fiquem a vontade:
http://tinyurl.com/32ljhcp

Abraços