[Multi-Plataforma] - Quais as melhores Práticas e ferramentas?

Carlos Eduardo Schwalm

to Android Brasil - Dev
Boa tarde pessoal,

Sou pouco atuante aqui, pois tenho mais a aprender que a dividir, porém a empresa onde trabalho lançou-me um desafio, que seria desenvolver uma ferramenta de interação com os clientes, via aplicativo de smartphone.

Meus principais problemas, os quais espero descobrir pelo menos um norte com vocês são:

1) Preciso que o aplicativo possa ser disponibilizado para Android e IOS
1.1) Android já fiz bastante coisa como hobby, mas nada publicado, para atender o que foi solicitado acredito ter o conhecimento necessário
1.2) IOS como diz a musica "nunca vi, nem comi eu só ouço falar", ou seja, meu conhecimento é extremamente superficial, a nível de programação nenhum.
2) Estimativa de tempo:
2.1) Android acredito que em uns 20 dias de trabalho eu faça;
2.2) IOS não faço a mínima idéia de quanto tempo levaria;

Com isso surgem algumas questões:
1) Qual a melhor abordagem de desenvolvimento, criar ambos do zero, ou seja totalmente independentes?
2) Existem ferramentas que possam me ajudar na "Migração de código"?
3) O que preciso para programar para IOS, sei que a publicação é mais criteriosa, porém a nível de software, posso programar com windows? Preciso um IOS para testes?
4) Como são os fóruns de dúvidas do IOS?

Desde já agradeço a atenção de vocês!

Lucas de Almeida Marciano

to Android Brasil - Dev
Brother, no seu caso você deve buscar plataformas híbridas, como Ionic, Meteor, PhoneGap etc.
Eu sou totalmente contra, pois sempre acredito que o nativo fica muito melhor. enfim, busque uma dessas e seja feliz.

Detalhe, é java script, html e css que você vai mecher, ao usar alguma dessas plataformas híbridas.

pedrofsn

to Android Brasil - Dev
O público alvo deste app, que são os clientes da sua empresa, utilizam mais Android ou iOS?
Talvez você nem precise gastar tempo desenvolvendo 2 apps.

Carlos Eduardo Schwalm

to androidb...@googlegroups.com
Bom dia,

Pedro a maioria esmagadora é Android, porém os apoiadores do projeto usam iOS, o que faz com que seja importante o desenvolvimento para iOS também...

Lucas, andei pesquisando bastante esse final de semana e cheguei a uma possível solução, seria utilizando a Plataforma Xamarin e programar via C#, que até onde me informei seria bem semelhante a Java no quesito sintaxe e estruturação, pelo que vi o Xamarin gera apps "Nativos" possibilitando programar um core único e fazer os ajustes finais em cada plataforma.
Quanto as plataformas híbridas não me agradam também, seria talvez a solução mais prática, porém o nível de interação com o sistema acho que fica devendo, e muito, em comparação aos nativos.

Atenciosamente,
Carlos Eduardo!

Lucas de Almeida Marciano

to androidb...@googlegroups.com
Carlos, eu tb indicaria o Xamarin, mas eu nunca trabalhei com ele, ae não quis opinar. Mas é um boa mesmo.
Eu indico a você a dar uma estudada nos conceitos de layout do iOs e do Android, por que o core do app vai ser o mesmo, mas as views podem ser diferentes para cada um deles, saca?

Lucas de A. Marciano
Desenvolvedor Android Sênior
Telefone: (84) 99117-2604

Carlos Eduardo Schwalm

to androidb...@googlegroups.com
Sim, Inclusive o Xamrin.forms pelo que estudei, irá atender as necessidades, pois ele cria os layouts xml e storeBoard automaticamente, claro para estruturas básicas, mas há também a possibilidade de realizar a edição por plataforma, acredito que vá atender, e mesmo porque entre construir tudo do zero em ambas as plataformas e ter que criar somente os layouts já é uma grande evolução.

Ps. quem por acaso chegar a este tópico em pesquisas sobre o tema ou sobre o Xamarin há um excelente curso Free da Microsoft Virtual Academy para conhecer o funcionamento da ferramenta aqui.

Atenciosamente,
Carlos Eduardo!

Lucas de A. Marciano
Desenvolvedor Android Sênior
Telefone: (84) 99117-2604

Lucas de Almeida Marciano

to androidb...@googlegroups.com
Bixo, eu não conhecia, mas você me despertou o interesse no C# e no Xamarin, vou dar uma estudada.

Lucas de A. Marciano
Desenvolvedor Android Sênior
Telefone: (84) 99117-2604

Diogo Juliano

to Android Brasil - Dev
No xamarin tem como você desenvolver para ambas plataforma com uma linguagem que é o xamarin.forms. Mas todos dizem que é muito complicado, porque você pode querer algo especifico pra uma plataforma e parece que é mais dificil.

Ai existe a opção de você desenvolver no próprio xamarin, pra iOS e Android. Porem é quase como se você estivesse programando nativo. Você tem que desenvolver em Android e iOS do mesmo jeito. O que ajuda é que tudo que é padrão para os dois, você pode escrever num projeto compartilhado e usar nas plataforma. Por exemplo, toda requisição a uma API vc programaria no projeto compartilhado. E no Android e iOS você só vincularia.

Carlos Eduardo Schwalm

to androidb...@googlegroups.com
Sabe que eu fiquei bem curioso para dar o Start e ver as dificuldades que irei encontrar, mas o que me deixou surpreso foi a versatilidade do C#, assim que começar e tiver algum posicionamento mais efetivo irei compartilhar com vocês!

Atenciosamente,
Carlos Eduardo!

André Fontoura

to Android Brasil - Dev
Carlos,

Irei enfrentar a mesma situação na empresa em um projeto futuro, e estamos passando pela mesma discussão.

Ainda não foi decidido se iremos usar hibrido ou nativo, mas caso seja escolhido o hibrido provavelmente iremos para o Xamarin.

Eu já trabalhei em um projeto em que a linguagem escolhida foi C# , e um aplicativo que me auxiliou muito na sintaxe da linguagem foi o Learn C# :

Espero que seja de ajuda...

Atenciosamente,
Carlos Eduardo!

Carlos Eduardo Schwalm

to androidb...@googlegroups.com
Obrigado André,

Vou dar uma olhada no aplicativo.

Quanto ao Xamarin está praticamente definido, vou me dedicar a aprender C# e pretendo usar o framework mvvmCross que facilita e muito o uso das apis nativas usando código compartilhado.

tem um pouco de material em pt-br aqui e um monte de material para consulta no gitHub do mvvmCross https://github.com/MvvmCross/MvvmCross
Sem falar que no youtube tem bastante coisa em inglês
Gostei muito dos vídeos do Angelo Belchior, o canal dele ensina a usar o Xamarin passando pelo básico, mostrando o conceito mvvm (Model-View-ViewModel), como usar Xamarin.forms que seriam como os layouts compatlilhados por Android e iOS, porém com uma limitação significativa, pois pelo que entendi as telas seriam a parte que necessitaria maior personalização por plataforma, por fim ele introduz um pouco do mvvmCross.

Espero ajudar

Atenciosamente,
Carlos Eduardo!

Eduardo Sousa

to Android Brasil - Dev
Eu tinha postado no local errado. Segue meu comentário...

Tem o Corona SDK também que vc programa em LUA e tem uma excelente performance. Tem um emulador (Android e iphone) rápido porém não executa todas funcionalidades é um pouco limitado. Compila pra Android, IOs e Windows Phone. A app fica muito pequena. Eu gosto muito do Corona SDK. O Xamarim é muito bom porém o ambiente de desenvolvimento pra ele tem que ter uma máquina muito boa. Da pra debugar usando o dispositivo ao invés de emuladores. Nele vc pode utilizar c# - super fácil - ou qualquer linguagem sobre o .net. se utilizar o padrão mvvm ajuda muito para só uma UI. Ele compila para várias plataformas também.