MANIFESTAÇÃO CONTRA O CÓDIGO FLORESTAL E A USINA DE BELO MONTE - Por Denise Figueiroa - "Porque no Brasil, como sempre, o que vale não é a vontade da sociedade, do povo. O que manda nesse país é o poder, é o capital, é a lei da força e da imposição." - "Gostaria de solicitar, especialmente aos grupos já organizados que façam contato com quem não faz parte do coletivo. Greenpeace, Gampe, grupos de Proteção aos Animais, ambientalistas, acadêmicos, civis..."

Luiz Antônio Vieira Spinola

to Ambiente Social, grupo Ambiente Ecológico, grupo Jornal dos Grupos-Ambiente, Ambiente Boletim Diário

[...]

NÃO AO NOVO CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO
NÃO À USINA DE BELO MONTE

Por Denise Figueiroa

Olá!

Em primeiro lugar: desculpem-me aqueles que não moram em Recife, mas talvez a mensagem também sirva pra vocês pensarem ou discutirem o assunto por aí.

Aqui em Recife houve ontem uma manifestação contra o Novo Código Florestal e a Hidrelétrica de Belo Monte. Porque no Brasil, como sempre, o que vale não é a vontade da sociedade, do povo. O que manda nesse país é o poder, é o capital, é a lei da força e da imposição.

Por isso, manifestações foram feitas em todo o Brasil, como pode ser visto aqui: http://revolucaodacolher.blogspot.com/

Quero saber, com isso: quem está disposto a sair às ruas e protestar contra essa lógica do poder? Quem tem coragem pra expor a cara e o corpo à injustiça ambiental, social e econômica? Quem pode deixar o conforto do seu lar, do seu sofá e do seu umbigo para ir às ruas e pedir por um pouco de sanidade para essa psicopatia que assola nosso país?

Eu sei que não é fácil. Eu sei porque, muitas vezes, também me sinto prostrada. Também acho que não tem jeito. Também me falta esperança e também me falta otimismo.

Mas se todo mundo pensar assim... O Brasil vai sair dessa situação? A gente vai simplesmente entregar o país de bandeja para os poderosos? Para quem não se importa nem um pouco com o que acontece às cidadãs e cidadãos dessa nação? País esse que foi construído sobre sangue e suor de muitos grupos e etnias e ainda hoje lhes é negado o mínimo de dignidade...

Já não está na hora de dizermos que basta? Que não vamos mais aturar, suportar, tolerar esses abusos?

Estou escrevendo como cidadã, como bióloga e como ser humano que não quer mais o caminho fácil. Eu não quero mais ter que me calar. Eu não quero ficar em casa, esperando que as coisas se resolvam por si só.

Vamos em frente ou continuaremos parados?

Gostaria de solicitar, especialmente aos grupos já organizados que façam contato com quem não faz parte do coletivo. Greenpeace, Gampe, grupos de Proteção aos Animais, ambientalistas, acadêmicos, civis...

Vamos fazer uma manifestação para que quem está no poder para de achar que somos complacentes com tudo. Vamos às ruas. Vamos usar nosso direito! Vamos exigir!

Reflitam, ao menos.

É isso,

Denise.
Os Grupos-Ambiente segmentam os assuntos dos diversos ramos do conhecimento para incentivar a participação e facilitar o acesso de pesquisadores

Um blog relacionado a cada grupo para conter as melhores postagens !!

Cadastre o seu email nos grupos que mais gostar !! E participe !!

Ensaios de previsões muito antecipadas de eventos severos, de terremotos e de erupções vulcânicas - Inédita pesquisa sobre o magnetismo solar !!