PREVISÕES DO TEMPO E DE EVENTOS SEVEROS PARA JANEIRO/2011 - Primeira edição publicada em página não editável - Previsões em médio prazo - Previsão de grupos de dias que apresentam maiores possibilidades de ocorrerem atividades solares e tempestades geomagnéticas - Previsão de maior incidência de abalos sísmicos - Terremotos - Tempestades - Inundações

4 views
Skip to first unread message

Luiz Antônio Vieira Spinola

unread,
Dec 29, 2010, 6:14:47 PM12/29/10
to Ambiente Científico 1, grupo Jornal dos Grupos-Ambiente
PREVISÕES PARA DEZEMBRO DE 2011 :
 
Previsões atualizadas
 
 
 
ATENÇÃO : As previsões abaixo tem por objetivo adiantar as previsões para janeiro, bem como provar que foram publicadas inicialmente nesta data - 29/12/2010.
 
 
 
APÓS 01 DE JANEIRO/2011 ACESSAR AS MESMAS PREVISÕES COM ADIÇÕES E FORMATAÇÃO, OU PREVISÕES FUTURAS ATUALIZADAS, NO BLOG "AMBIENTE PREVISÕES SOL-TERRA" :
 
 
 
PREVISÕES PARA JANEIRO DE 2011 :
 
DIA       DINAMIZAÇÃO (leia abaixo das previsões COMO INTERPRETAR) 
 
01(sáb)......6...........................310 Possível atividade solar :
02(dom).....8------Muito forte......325 explosão, flare, mancha
03(seg)......7...........................340 que podem provocar tempestade
04((ter).......6...........................350 geomagnética ou tempestade
05(qua)......6...........................360 radiativa nas longitudes de visualização
06(qui).......5                                 310° dia 1 a 360° no dia 5, aproximadamente.
07(sex)).....5.5
08(sáb)......5
09(dom).....4
10(seg)......6------Média...........O mesmo acima para o dia 10
11(ter).......5                          
12(qua)......6
13(qui).......7--------Forte...........O mesmo acima para os dias
14(sex)......5.5                        12 a 14
15(sáb)......5
16(dom).....6------Média...........O mesmo acima para o dia 16
17(seg)......4
18(ter).......4.5
19(qua)......5
20(qui).......5.5
21(sex)......7------Forte...........O mesmo acima para os dias
22(sáb)......6                         20 a 22
23(dom).....5.5
24(seg)......5
25(ter).......6.5----Média...........O mesmo acima para o dia 25
26(qua)......6
27(qui).......5
28(sex)......5.5
29(sáb)......7------Forte...........O mesmo acima para os dias
30(dom).....6                         28 a 31
31(seg)......7------Forte
 
 
APÓS 01 DE JANEIRO, VEJA AS PREVISÕES ACIMA COM FORMATAÇÃO, ADIÇÕES E VÁRIOS LINKS PARA MELHOR COMPREENSÃO, ALÉM DE FOTOS, NO BLOG :
 
 
EVITE ATIVIDADES, EVENTOS E VIAGENS QUE POSSAM SER PREJUDICADAS POR CHUVAS MAIS INTENSAS OU OUTROS EVENTOS SEVEROS NOS DIAS DE DINAMIZAÇÃO 6 OU ACIMA
 
 
 
 
 
 
COMO INTERPRETAR :
(extraído de um email)
 
Estou aproveitando esta resposta  a você para esclarecer a membros do grupo e a pesquisadores da WEB que as previsões de concentração de eventos severos não dizem, necessáriamente, se vai chover ou não. Elas indicam grupos de dias mais prováveis para a manifestação de eventos severos(tempestades, granizos, inundações, TERREMOTOS, ETC....) ONDE CONDIÇÕES BÁSICAS PARA CHUVAS E PARA ABALOS SÍSMICOS, EM TODO O MUNDO, ESTIVEREM PRESENTES. Estes dias (desde o dia 5 de agôsto) está ocorrendo um número grande de eventos severos em várias partes do mundo. Basta acompanhar os noticiários, especialmente os "News", na televisão. No entanto, aqui no Brasil, eles são inexpressíveis devido não estarem coincidindo CONDIÇÕES BÁSICAS FORTES (a não ser na Amazônia, onde provavelmente deve estar chovendo com intensidade, mas as notícias só chegam posteriormente quando os rios se enchem muito). 
 
 
COMPENSA OBSERVAR QUANDO FOR PROGRAMAR EVENTOS E VIAGENS
 
Está ficando claro como tudo acontece?....Mesmo assim, compensa programar eventos sociais, profissionais e científicos, além de viagens, em dias de fraca ou média dinamização solar (5 ou abaixo)  
 
No entanto, temos observado que nas regiões que normalmente chove em determinada época do ano, chove um pouco mais em dias de dinamização forte ou muito forte(maior índice pluviômétrico), mesmo se não ocorrerem eventos severos.
 
 
A PREVISÃO DE CHEGADA DE FRENTES FRIAS É RECENTE, MAS PARECE ESTAR SE CONFIRMANDO !!
 
Também estamos estudando recentemente a CHEGADA DAS FRENTES FRIAS, pois observamos que elas parecem se formar em dias coincidentes com os ritmos magnéticos solares.
 
Estes ritmos tendem a se repetir a cada 27 dias. Porém, há períodos que se modificam devido a alterações, às vezes imprevisíveis, no padrão geral de atividades magnéticas do sol.
 
 
DICA PARA  VOCÊ MESMO(A) FAZER PREVISÕES PROVISÓRIAS ENQUANTO AS MAIS DETALHADAS DA PESQUISA NÃO TIVEREM SIDO PUBLICADAS
 
Por isso, vou te oferecer uma dica prática para recorrer, caso os ensaios de previsão ainda não estejam publicados.
 
Você perguntou sobre o dia 11 de setembro aí no Rio de Janeiro. Em primeiro lugar, tente lembrar-se, ou descobrir na internet, ou perguntar a algum meteorologista conhecido, como são as chuvas no Rio de Janeiro, geralmente, no início de setembro de todo ano.  ( Por este motivo estou procurando um meteorologista para efetuarmos previsões conjugadas entre fatores básicos e influências extra-atmosféricas - ver no final das previsões)
Esta informação te mostra quais regiões chovem mais, como média, em todo o Brasil. Isto já te dará uma noção. O mesmo raciocínio se aplica a outras regiões. 
  
  
 
Fator de dinamização : Um valor entre 2 a 9 (na prática), e entre 0 a 10, para uma determinação empírica a partir de uma resultante da ação positiva do magnetismo solar direto nas chuvas e da influência negativa do vento solar. Ver também conceitos emitidos a partir das previsões de maio.
Tabela de avaliação subjetiva do fator de dinamização :

0 : nenhuma dinamização.............................(na prática não ocorre)
1 : Dinamização praticamente inexistente....(na prática não ocorre)
2 : Fraquíssima dinamização.........................(dificílimo de ocorrer na prática)
3 : Fraca dinamização
4 : Moderada dinamização
5 : Média dinamização
6 : Forte dinamização
7 : Muito forte dinamização
8 : Fortíssima dinamização
9 : Máxima dinamização
10 : Máxima-extrema dinamização



Notas :1 - As previsões acima não são oficiais. São provenientes de ensaios de pesquisa em andamento.

2 - As previsões não dizem se vai chover ou não. Elas prevêem a maior ou menor possibilidade das chuvas se configurarem como eventos severos : tempestades, vendavais, temporais, tornados, tufões e outros, bem como, provavelmente, concentrações de chuvas em determinados dias.

3 - Tufões e furações parecem se formar nos dias de dinamização magnética forte, porém seu desenvolvimento ao longo do tempo pode abranger os próximos dias de dinamização média ou fraca.

4 - Para entender a influência do magnetismo solar (e outras possíveis causas) sobre a formação de nuvens e sobre as precipitações, veja o exemplo prático e hipotético :
Uma frente fria alcança o estado de São Paulo em dias de forte ou muito forte dinamização (6 ou 7). A possibilidade de vendavais é muito grande (digamos 90%). Se a mesma frente fria alcançar São Paulo em dias de fraca ou média dinamização (3 a 5), as possibilidades de eventos severos caem para 30%.

5 - Quanto à quantidade de chuvas, ou seja, precipitação em milímetros, desde que se considere no exemplo acima a manutenção das mesmas condições básicas (umidade, ventos e diferenças de temperatura), muito provavelmente em dias de forte dinamização as precipitações são superiores, pois a magnetização solar potencializa ao máximo as condições básicas presentes. Estudos e análises estatísticas de dados estão tentando provar, ou não, a influência nos índices pluviométricos.

6 - Você pode comprovar, ou não, os dados apresentados como confirmações de que as previsões estão corretas, ou não, através do recebimento em seu email dos seguintes alertas do Google : Tempestade, tufão, vendaval, temporais e outros similares. Para acompanhar estas confirmações, ou não, cadastre o seu email no grupo Ambiente Cientifico 1 (página inicial deste grupo)

 
 
 
 
PÁGINA INICIAL DAS PREVISÕES
http://ambienteprevisoes.blogspot.com
OU NO GOOGLE, DIGITE : PREVISÕES SOL-TERRA
 
 
 
HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE 
http://ambienteinfoera.blogspot.com/2010/10/hall-de-entrada-dos-grupos-ambiente-em_16.html
OU NO GOOGLE, DIGITE : HALL DE ENTRADA DOS GRUPOS-AMBIENTE 
 

 
 
 
 
 

 
Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages