Vídeo Urgente

Christiane de Melo Cabral

to acesso...@googlegroups.com
Pessoal,

Vi a algum tempo atrás um vídeo onde o mundo era para pessoas com deficiência, ele é bem curto, mas muito interessante o personagem principal não possuía deficiência "aparente" estou precisando alguém sabe o link, ou onde posso encontrar já tentei de várias formas no youtube e não consigo.
Alguém que sabe ou já viu esse vídeo poderia me ajudar???

Obrigadaaa!!!

--
Christiane Cabral
Fone: (81) 9413-6903  (81) 8681-5391

MAQ

to acesso...@googlegroups.com

Oi Christiane, bom dia.

Eu o  tenho em streeming e para download no endereço:

Abraços adaptados e acessíveis do MAQ.
***
Bengala Legal - Cegos, Inclusão e Acessibilidade: www.bengalalegal.com
Acessibilidade Legal - Sites Acessíveis para todos: www.acessibilidadelegal.com
***
P. S.: Você está recebendo um e-mail de uma pessoa cega. Isto é inclusão
digital! Comemore conosco.
Uma sociedade inclusiva é aquela que reconhece, respeita e valoriza a
diversidade humana.
MAQ - Rio de Janeiro - CEL: (21) 9912-0000.
***

Alessander Thomaz

to acesso...@googlegroups.com
Nossa MAQ. Eu tentei lembrar o nome desse filme várias vezes. Vi faz
muito tempo também.
Muito obrigado.
Abraços,
Alessander

2009/10/23 MAQ <m...@bengalalegal.com>:
Alessander Thomaz
Técnico de Tecnologia da Informação
Instituto Federal de Minas Gerais
http://www.ifmg.edu.br
http://www.cefetop.edu.br
31 3559-2172

Christiane de Melo Cabral

to acesso...@googlegroups.com
Obrigadaaa MAQ e HORÁCIO!!! Preparem-se eu estou chegando para o curso de Acessibilidade na Web! :D

MAQ

to acesso...@googlegroups.com

Horácio?

Olá Christiane e Alessander, bom dia.

Esse vídeo parece ser muito legal mesmo, pena é que é incoerente, pois fala de acessibilidade sem acessibilidade! (risos).

Abraços acessíveis do MAQ.

Alessander Thomaz

to acesso...@googlegroups.com
Oi MAQ, não havia pensado por esse aspecto, realmente, ele é
inacessível apesar de falar de acessibilidade, não tem audiodescrição
e outros recursos que poderiam ajudar. Até lembrei do curso de libras
feito por alunos da USP, que é feito em flash e totalmente inacessível
para cegos.

Mas esse vídeo, apesar de inacessível, tem um impacto muito forte,
pois dá um soco no estômago (bem dado) de muita gente.
Eu me senti socado quando o vi pela primeira vez.
E acessibilidade também não deve ser visto só como algo para pessoas
com necessidades especiais, eu lembro de um vídeo que vi no seu blog
sobre arquitetura acessível, que comentava desde as maçanetas de
portas com puxador comprido, pois facilitavam abrir portas com as mãos
ocupadas, ao invés das redodinhas, que deslizam e são horríveis, e
outros que vi sobre o mesmo assunto que chamavam a atenção para a
questão de acessibilidade para todos, em diversas situações.
Outro exemplo que lembro é a campanha para legenda nacional, é um
absurdo filme nacional não ter legenda, dificulta o aprendizado de
quem quer aprender português e dificulta surdos que tem uma habilidade
razoável de leitura.

Temos muito que caminhar ainda.
Abraços,
Alessander

Alessander Thomaz

to acesso...@googlegroups.com
Agora que eu vi, quem é Horácio?
Risos.
Ele não aparece nessa discussão.
Bem "observado" MAQ.
Abraços,
Alessander

MAQ

to acesso...@googlegroups.com

Oi Alessander, boa tarde.

Puxa, estou todo bobo em saber que você anda navegando por meu site e
lembrando de coisas com tantos detalhes.

Chamei a atenção sobre a falta de acessibilidade do vídeo porque estou em
plena campanha de audiodescrição em produtos audiovisuais. O ministério das
Comunicações está, por pressão da ABERT, associação das TVs, brecando a
execução de uma lei já conquistada, através de portarias editadas pelo
ministro Hélio Costa, adiando, já há mais de um ano, audiodescrição nas TVs
brasileiras durante duas horas por dia.

Está havendo uma consulta pública já em sua terceira edição que, no final,
questiona a audiodescrição.... aí eu pego um vídeo sem audiodescrição, por
mais que ele seja "chocante" e um grande alerta para as pessoas se colocarem
no lugar de pessoas com deficiência, mas se contradiz exatamente na hora em
que é inacessível. Ele foi um comercial da TV Francesa há mais de 3 anos
atrás. Ele segue a idéia de se fazer uma página totalmente acessível para
cegos, para os nossos leitores, e completamente inacessível para quem
enxerga, pois basta deixar o fundo preto, com fonte preta e com imagens
pretas que, sem contraste, vocês dançam e os leitores de tela se dão bem!
(risos). Para se fazer acessibilidade para vocês basta colocar o fundo
branco! (risos).

Alessander Thomaz

to acesso...@googlegroups.com
Oi MAQ.
Eu sempre dou uma passada lá no seu site, pois tenho projetos futuros,
já aprendi muita coisa com ele, mas é conteúdo que não acaba mais,
fico uns dias sem entrar e já tem um tantão de coisa nova.

Quanto essa parte do fundo preto. Foi quase um déjávù, no momento que
eu abri o e-mail, eu tava escutando um podcast de uma entrevista sua e
do bruno torres. E minutos antes você dá o exemplo de cursos que
ministra, desligando o monitor e tirando o mouse e que escuta o som do
mouse de alguns espertinhos. Logo depois você fala desse exemplo, de
fazer uma inacessibilidade, deixando tudo preto, ou tudo branco, ou
tudo rosa, ou tudo azul, ou qualquer outra cor.
Que coisa engraçada essa situação que passou agora.

Quanto ao vídeo, realmente é muito incoerente pregar pela
acessibilidade sem ser acessível.
Nessas horas que penso como é desperdiçado o tempo nas universidades
com projetos inúteis, os cursos de tradução por exemplo, poderiam
fazer audiodescrição de coisas interessantes, poderiam aplicar o
conhecimento, ao invés daquele bando de papagaios de piratas repetindo
autores, "se apoiando no ombro de gigantes" e toda falácia acadêmica,
poderíamos ter coisas palpáveis, projetos aplicados, resultados, não
teses e mais teses. (desculpe o desabafo, risos).

Quanto ao projeto de audiodescrição eu não sabia. Que legal que você faz parte.
Tem algo que podemos fazer? Alguma pressão?
O povo do Twitter é cheio de modinhas, ficam fazendo pressões do tipo,
fora sarney, fora isso, fora aquilo, mas sem mexer a bunda da cadeira.
Coisas que poderiam fazer alguma diferença realmente não se mexem.

Esse lance de audiodescrição é o da tecla SAP? Ou com programação exclusiva.
Eu já vi alguns programas da globo aparece a legenda do que acontece,
mas não tem audiodescrição, apenas uma legenda de sons para surdos
(como chama essa legenda para surdos)?

MAQ

to acesso...@googlegroups.com

Oi Alessander, boa noite.

A legenda para surdos chama-se closed Caption. É uma legenda comum, como
todos estão acostumados, só que nela vem os sons de freadas de carro,
telefone chamando, enfim, tudo que está sendo dito mais os barulhos que não
estão sendo falados. O Closed Caption também é chamado e conhecido como CC.

Sim, estou na luta a favor da audiodescrição no Brasil desde que fui o
primeiro jurado cego de um festival de cinema internacional e me apaixonei
por essa acessibilidade, que não é só para cegos ou pessoas com deficiência
visual. Disléxicos e pessoas com síndrome de Down também se beneficiam com
ela porque, em pessoas que enxergam a informação entra por mais de uma via
sensorial, no caso audição e visão, e algumas pessoas costumam entender
melhor e mais rapidamente a informação, pois quando falha em sua mente a
informação visual a informação auditiva completa o que ficou faltando e
vice versa. Hoje em dia eu tenho mais de 120 produtos audiodescritos
assistidos, desde os 34 filmes do festival, mais programas, vídeos, peças de
teatro (infelizmente somente uma aqui no Rio), etc... Vou parar por aqui
porque adoro esse tema e quando começo.... tudo aquilo que me dá autonomia
eu me apaixono.

Desculpe-me o atraso na resposta!