Estatística de quantos usuários Linux existem

Fernando Medeiros

to TcheLinux
Existe alguma estatística, estimativa, pesquisa, ou alguma coisa do
gênero, que aponte quantos computadores usam Windows e quantos usam
Linux?
Procurei algo do gênero, mas não encontrei nada consistente, e a única
pesquisa que encontrei, não é atualizada à mais de 4 anos.
Abraços.

Rafael Jeffman

to Tche...@googlegroups.com
Para qualquer sistema, todas as estatísticas desse tipo são furadas.

Eu até me registrei no Linux Counter uma vez, com uma máquina. Se
contar com as virtuais, hoje eu tenho 5 máquinas. Quatro que eu já
usei não registrei. Conheço um monte de gente que nunca se registrou.

Sugiro fortemente não perder tempo com isso.

Rafael
--
http://www.rafaelfoto.com
Fotografia de Casamentos, Aniversários, Formaturas, Shows, Eventos

Tiago Athayde

to Tche...@googlegroups.com

Felipe Vieira Borges

to Tche...@googlegroups.com
Acredito que os Counters não servem como base, visto que pouca gente usa. Mas sabe-se que o Linux ocupa pouco mais de 1% do mercado. Mas também acredito que não seja um dado exato.

2009/6/30 Fernando Medeiros <fekome...@gmail.com>

--
Blog: www.felipeborges.net

Rafael Jeffman

to Tche...@googlegroups.com
2009/6/30 Felipe Vieira Borges <felipe1...@gmail.com>:

> Acredito que os Counters não servem como base, visto que pouca gente usa.
> Mas sabe-se que o Linux ocupa pouco mais de 1% do mercado. Mas também
> acredito que não seja um dado exato.

Notou a contradição nesse teu argumento, não? :)

Qualquer medida "exata" de mercado, hoje em dia, é furada.

Tiago Athayde

to Tche...@googlegroups.com
Acho muito dificil mensurar isso, mas...

http://www.w3schools.com/browsers/browsers_os.asp

2009/6/30 Tiago Athayde <athayd...@gmail.com>

--
Tiago Athayde
#slackware-br @ irc.freenode.net

Rodrigo B. Tolledo

to Tche...@googlegroups.com
Ano passado fiz uma mini-palestra sobre isso na faculdade com mais 2 colegas.

Posso te afirmar que pesquisei sobre o assunto e muito dificilmente(pra não dizer impossivel) encontrarás dados concretos sobre isso. Como falaram anteriormente, a estimativa é de aproximadamente 1%, o que eu particularmente discordo.

Também não acredito no Linux Counter. Conheço um batalhão de gente que usa Linux e nunca se cadastrou lá.

-- Rodrigo Tolledo

Marcelo Goebel Machado

to Tche...@googlegroups.com
bom.. um dos unicos que conheço eh este aqui:

http://counter.li.org/

mas como já citado, muitas pessoas não tem o costume de se registrarem..

eu estou lá..
"""
Linux User #487769 -- http://counter.li.org/
"""

2009/6/30 Tiago Athayde <athayd...@gmail.com>:
--
Marcelo Goebel Machado
Linux User #487769 -- http://counter.li.org/

http://aprendendoolinux.blogspot.com

http://jornalomomento.org

Daniel Viana Auler(Plebeuz)

to Tche...@googlegroups.com
Também discordo, ateh pq no meu trabalho a gente tem mais de 200 vms de linux e mais umas 500 máquinas com linux. Acho que para ter certeza tinha que ser uma pesquisa tipo ibge de ir na casa das pessoas, ou então fazer um levantamento em todos os provedores do pais e verificar os logs de apache talvez, e mesmo assim não é 100%. O melhor seria mesmo um instituto como o ibge fazer este tipo de analize.

Jerônimo

to Tche...@googlegroups.com
Uso linux há um tempão e nunca me cadastrei em nada disso..
e nem pretendo..

Sandro Custodio

to Tche...@googlegroups.com
Quanto ao fato de se cadastrar, confesso que me cadastrei há poucos dias e, apesar de pegar um número, alto fiz questão de incluir isto na minha assinatura, mas não por mostrar minha posição, mas única e exclusivamente pelo fato de assinar como "Linux User" e mostrar que esse número é grande.

Agora, é obvio que esse número não retrata o montante de usuários. E muito menos o número de máquinas, pois neste quase ninguém se dá ao trabalho de cadastrar.

[]s,
Sandro Custódio
Sant'Ana do Livramento - RS
+55 55 9935 4273
Linux User #491891

Daniel da Veiga

to Tche...@googlegroups.com
2009/6/30 Sandro Custodio <sandroc...@gmail.com>:

> [...]
> menos o número de máquinas, pois neste quase ninguém se dá ao trabalho de

Uso Linux desde 1999 (putz, tô ficando velho, se vão 10 anos).
Nunca me registrei em nenhum tipo de counter, a não ser um pequeno
levantamente sobre o Gentoo realizado a pouco tempo.

--
Daniel da Veiga

Shelison Borges Santos

to Tche...@googlegroups.com
Olha, realmente não há como quantificar o numero de máquinas rodando S.O. Linux e M.S. Windows, mas o numero de máquinas rodando o Linux é bem menor, e vem ganhando campo dia-a-pós dia, isso a nivel de workstation, mas em se tratando de servidores Linux, o numero é bem maior em relação aos S.O. Windows.
Eu uso linux desde 2002, quando saiu o Conectiva Linux 8, que ja apresentava interface amigavel, justamente pra começar a se difundir e ganhar mais, e mais usuários.
Tenho acompanhado isso sempre, e depois da chegado do Ubuntu, muitos usuários de Linux migraram para ele, e tb vi muitos usuários Windows, migrarem em definitvo para  Ubuntu, e tb a ter dual boot com Ubuntu e Windows em suas máquinas.
Mas é isso aí, o Linux está ganhando campo a cada dia, ja andei lendo algo sobre esse numero de usuários, mas não eram relevantes e apenas disseram que ainda havia muita resistencia ao uso do Linux, na época por ser meio trabalhoso usar o Linux, pois o usuário leigo não gosta e nem sabe utilizar linhas de comando - poderosas linhas de comando, mas isso ja mudou, as novas distribuições não perdem nada para o Windows, exceto e jogabiliade, area que desconheco e que sou leigo.

2009/7/1 Daniel da Veiga <daniel...@gmail.com>

Shelison Borges
Acadêmico Sistemas de Informação.
3ª fase

Dionatan Moura

to Tche...@googlegroups.com
Vale lembrar que essas estatísticas da W3Schools é baseada em sistemas operacionais de pessoas que navegam na WEB, ou seja, usuário final.

Consultor Jorge

to TcheLinux
Pois é... andam falando aí que há 1% de usuários linux na rede... a
questão é que essa contagem é de desktops registrados nos últimos
tempos... pq sabemos que os servidores de internet, bem como de
inúmeros outros serviços, são, notadamente GNU/Linux... ou alguém usa
outra coisa que não o Apache para webserver? rsrsrs...

De fato, não há uma estatística concreta.

Mauricio Mauad Menegaz Filho

to Tche...@googlegroups.com
Olá!

2009/7/6 Consultor Jorge <consult...@gmail.com>

[...]

E quem disse que o apache só roda no Linux? Muito provavelmente a maior parte dos apache da web rodam no Linux, mas já vi ele em produçáo até em OpenVMS...

De fato, não há uma estatística concreta.

Sim, isso é verdade.

Abraço
Mauad