Fw: informativo 1- ano VIII - Em Cena Arte e Cidadania

2 views
Skip to first unread message

IACE - Instituto Antônio Carlos Escobar

unread,
Apr 26, 2007, 1:35:39 PM4/26/07
to IACE
 
 
 
----- Original Message -----
Sent: Monday, April 23, 2007 4:25 PM
Subject: informativo 1- ano VIII - Em Cena Arte e Cidadania

 

Abaixo seguem dois textos frutos de reflexão de membros da equipe de educadores da Em Cena Arte e Cidadania, um sobre o pensar a dança e o segundo são dicas para o uso da música como recurso pedagógico em sala de aula.

Boa leitura e até o próximo informativo!!

 

Nos Passos de uma nova dança

                                                                                                editorial

               

                Que a união faz a força todos(as) nós que fazemos parte da Em Cena Arte e Cidadania sempre soubemos. Mas estava faltando alguma coisa, faltava alavancar essa força, fazê-la emergir, crescer e vigorar com toda a sua potencialidade.

               

                Faltava?

 

Faltar: Sentir privação de coisa necessária ou com que se contava; ser indispensável para se completar um número ou um todo. Faltava: Passado do verbo faltar (Minidicionário Aurélio). Sim, orgulho-me na aventura de utilizar o verbo no passado. Faltava nas nossas atividades o sentido real do trabalho em EQUIPE... mas algo vem mudando.

 

Desde o mês de março viemos imprimindo um novo formato em nosso trabalho de equipe. Para mim, o trabalho em equipe pode ser assim pensado: “eu tenho conhecimento sobre o que você está fazendo, eu partilho do planejamento de suas atividades e sinto-me convidado, como colega de trabalho, a contribuir com os passos que você quer dar. Posso não ser especialista na sua área, mas posso inovar junto com você, posso complementar, em minhas atividades, aquilo que você vem desenvolvendo nas suas. Mas eu também tenho os meus conhecimentos e dúvidas... muitas dúvidas, e eu também partilho delas com você, pois quero me enriquecer com suas idéias. Quero sentir sua presença no meu trabalho e fazer-me presente no seu”.

 

Vou ainda um pouco mais longe. Vou pensar em nosso papel como equipe e como educadores. O nosso trabalho é de muito privilégio, afinal, com quem trabalhamos? Com as crianças! Se cada um de nós pode fazer a diferença na vida dessas crianças, imaginem o sucesso se, trabalhando em equipe, pudermos oferecer a estas crianças muito mais que educação escolar, musical, teatral, de dança, agregando ainda outros valores, cuidados.. imaginem se nossa atuação conjunta contribuir para o fortalecimento de sua cidadania, a garantia de seus direitos.. O que emergirá dessa intervenção? Certamente neste caminhar muitas e belas flores serão cultivadas.

 

Nos passos de uma nova dança a Em Cena Arte e Cidadania vem procurando imprimir um novo sentido de trabalho em equipe. Nos passos de uma nova dança, viemos criando uma nova rotina no ambiente de trabalho: cada pessoa busca estar a par do trabalho da outra; cada atividade deixa de se bastar em si mesma e sua meta extrapola um dado conhecimento para mergulhar na criatividade, na inovação, no enriquecimento, na amplitude de seus fins.

 

Nos passos de uma nova dança... esse é ainda apenas um ensaio... mas com tantas chances de dar certo que já posso imaginar a apresentação “dessa coreografia” ao mundo! Eis os passos de uma dança que ainda titubeia e tropeça... mas que tende a brilhar e estar EM CENA!

 

A UTILIZAÇÃO DA MÚSICA E DO CANTO COMO RECURSO PEDAGOGICO  COM CRIANCAS

Elzenir Lucena – Educadora de Musica

 

A música, por sua capacidade de influenciar no desenvolvimento sadio de suas faculdades físicas e mentais, constitui um fator educativo importante. A instituição educadora oferece, com a prática da música, um meio de expressão, tão como o falar, escrever ou desenhar.

Zoltán Kodály, educador musical, chegou a falar em 30% de aproveitamento a mais, de umas classes que cantavam sobre as outras, e insistia na necessidade de implantar um sistema geral para o ensino e a prática do canto nas escolas.

                - dicas para quem  usa a musica como instrumento pedagógico nas aulas.

·         selecionar canções (letra e musica) adequadas às vozes e ao desenvolvimento sócio-cognitivo das crianças.

·         Explicar o significado das palavras e expressões quando necessário.

·         Não cantar muito grave e nem muito agudo com as crianças.

·         Evitar cantar gritando e muito forte.

·         Buscar associar expressões corporais às canções (movimentos com o corpo: balançar braços, estalos, palmas, assobios e etc), sempre que possível pois facilita a aprendizagem e ajuda no desenvolvimento sensório-motor.

·         Usar a forma de circulo para as aulas ou ensaios. De preferência utilizar um espaço sem cadeiras e mesas para facilitar a aprendizagem.

·          Ao utilizar cds de musica ter cuidado com a qualidade musical, textos, uso adequado da voz - uma vez que a criança aprende por imitação, uma voz inadequada pode causar danos físicos (aparelho fonador) à criança.

 

A EM CENA ARTE E CIDADANIA  é uma Associação sem fins lucrativos

 

Parceiros: Movimento Pró-Criança, Casa de Frei Francisco, Shopping Guararapes COMDICA, Grupo CURUMIM,  Associação Brasil América – ABA,  Studio de Danças, Cidade do Recife Transporte – CRT, AESO, Officina de Texto e INATA

 Patrocínio: PETROBRÁS,  TIM, COMDICA e CRIANÇA ESPERANÇA.

Participa do Fórum Nacional de Dança, do Projeto Inclusão Pela Arte -  PIPA e da Rede Municipal da Criança e do Adolescente

 

Esse informativo é enviado de acordo com as leis de Spam

se por acaso não quiser mais recebê-lo,

 mande uma mensagem de volta escrito remover na linha do assunto.

Reply all
Reply to author
Forward
0 new messages