ensino de Lógica [e tudo o mais] na era do distanciamento social

Joao Marcos

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
A minha universidade encontrou uma fórmula brilhante de lidar com os
novos tempos: simplesmente nos proibir de dar aulas!...
https://twitter.com/antitheorem/status/1241758378717843459

Aos colegas interessados no assunto, deixo a pergunta:

"How is your university dealing with the shutdown? How are you dealing with it?"
https://twitter.com/antitheorem/status/1241762045890048000

Gostaria sinceramente de saber o que está se passando nas
universidades de vocês!

Joao Marcos

Walter Alexandre Carnielli

to Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
A Unicamp está incentivando os professores a postar links, vídeos,
tarefas no Moodle, etc, para ajudar a manter o interesse dos
estudantes e a minimizar os esforços depois para acertar o
calendário,

É penoso, muitas pessoas estão reclamando, não substitui o
semestre, foi feito às pressas, mas me parece que eh um certo alívio
nessa situação incomum.

Abs

Walter
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
> Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.
> Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAO6j_LgeP275mm0Mfs4yPppT1HVVYG4DWNRugRL6h2_NDg%3DeGQ%40mail.gmail.com.

Giselle Reis

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
A CMU (no Qatar e Pittsburgh) transformou todas as aulas pro formato
online, e o plano é terminar o semestre na data original. Estou dando
aulas via Zoom, e tentando reproduzir ao máximo a experiência na sala
de aula. Espero que os alunos estejam nas aulas e participem. Não
estou fazendo gravações. É mais difícil manter o engajamento, mas vou
tentando...

[]s
Giselle
> Para ver esta discussão na web, acesse https://groups.google.com/a/dimap.ufrn.br/d/msgid/logica-l/CAOrCsLcw1ZhLPxZFaFJUQMfCGb%3DcnWKAgt1uerD60qS8iR%2B7yQ%40mail.gmail.com.

Adolfo Neto

to Giselle Reis, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Aqui na UTFPR a orientação é a mesma da Unicamp: fazer algo, da forma que você quiser (síncrono ou assíncrono, com vídeo ou sem vídeo). Mas sabendo que esta é uma situação de exceção, que alguns não vão ter condições de participar das atividades síncronas ou mesmo assíncronas. A ideia que me passa (ou ao menos é o que tento manter na minha cabeça) é que é só mesmo para manter os alunos relativamente ativos. Quando tudo voltar ao normal, se tudo voltar ao normal, teremos que dar de novo todas as aulas que estamos "dando" agora.

Adolfo Neto
Associate Professor - Federal University of Technology, Paraná
Web: http://www.dainf.ct.utfpr.edu.br/~adolfo
Mestrado em Computação Aplicada: http://www.ppgca.ct.utfpr.edu.br

Joao Marcos

to Adolfo Neto, Giselle Reis, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
A reitoria da minha universidade não nos deu qualquer satisfação sobre
a decisão que tomaram na última 3a-feira. A única "explicação" que
ouvi ser aventada pelos meus colegas foi esta:

Entrevista com o reitor da UFPE
https://globoplay.globo.com/v/8415860/
"Professor Alfredo Macedo Gomes ressalta que muitos alunos não tem
acesso à internet de qualidade, o que dificultaria o acesso."

A mim me parece que a desculpa é incompleta (talvez as universidades
estejam com receio de forçar seus próprios _professores_ a encontrarem
uma forma alternativa de ensino-aprendizagem para um mundo que *já
mudou*?). Precisamos contudo nos mover, e precisamos ser criativos:
as universidades gastavam fortunas com vale-alimentação,
vale-alojamento, vale-transporte; custa muito mais barato gastar agora
simplesmente com *vale-internet* para garantir que todos terão um
acesso remoto razoável. Não conheço _ninguém_, de fato, que não
esteja preocupado em garantir seu próprio acesso à internet durante
estes tempos de confinamento residencial!

Parece-me que é apenas uma questão de tempo até as pessoas perceberem
que não podemos procrastinar para sempre o estudo da solução deste
problema. E também me parece que oferecer
aulas-que-não-contam-como-aulas é bacana mas não é mais do que uma
pseudo-solução.

(Obviamente há disciplinas de cunho "prático" que são mais difíceis de
implementar remotamente do que outras. Esse é um problema que a EAD
já tinha, e com o qual as universidades já estavam lidando.)

JM

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Haniel Barbosa

to Joao Marcos, Adolfo Neto, Giselle Reis, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
A posição da UFMG é a mesma da UFPE e UFRN: melhor suspender pra todo
mundo do que criar um regime em que alguns seriam excluídos (seria bom
saber quantos...) e ter que lidar com esses casos individualmente. Até
lá a recomendação é de tentar manter os alunos ativos também... fica a
critério de cada professor como fazer isso.

Eu fico meio dividido se seria melhor tentar ou não aulas remotas, mas
um ponto relevante é que se as coisas piorarem muito no BR (o que
parece inevitável) continuar o semestre provavelmente se tornaria
inviável de qualquer forma. Na UFMG as aulas tinham começado há duas
semanas, talvez não valesse muito a pena mesmo continuar.
--
Haniel Barbosa
https://homepages.dcc.ufmg.br/~hbarbosa/

Joao Marcos

to Haniel Barbosa, Adolfo Neto, Giselle Reis, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
E o "próximo semestre", Haniel?  Talvez o ponto em jogo seja _continuar a vida_, agora em versão 2.0?

JM

Haniel Barbosa

to Joao Marcos, Adolfo Neto, Giselle Reis, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Oi JM,

Joao Marcos writes:

> E o "próximo semestre", Haniel? Talvez o ponto em jogo seja _continuar a
> vida_, agora em versão 2.0?

Talvez... a aposta é que a vida voltará a uma relativa normalidade em
alguns meses e esse semestre será apagado, né. Mas independente disso,
esse momento seria uma boa oportunidade pra tentar um modelo de
emergência que pudesse ser usado quando necessário. No final das
contas parece uma oportunidade perdida pras universidades que tão
suspendendo tudo.

Abraço,

Marcelo Finger

to Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Caros

A USP está incentivando fortemente a não parar as atividades principais da universidade, ensino e pesquisa.  Estou dando meu curso de Inteligência Artificial remotamente, nos horários da aula e gravando e postando todas as aulas na página do curso. Dá três vezes mais trabalho do que uma aula normal.  Fui um dos primeiros a adotar as aulas remotas e já dei três aulas Nesse estilo. Muitos outros professores estão com dificuldade ou se recusando a aprender na marra como fazer para dar aulas remotas. Para a maioria dos professores do departamento as aulas estão em intervalo nessa semana para que os professores possam planejar a melhor forma de fazer isso remotamente. E eu como chefe do departamento estou participando da organização disso.  Apesar de não sair de casa desde terça-feira estou trabalhando muito mais do que o normal.

Ouvi dizer que em outras federais, como a UFMG, por terem quase certeza q alunos entraram em greve assim que quarentena acabar, também paralisaram tudo.

Cuidem-se!

[]s

Marcelo

Em dom., 22 de mar. de 2020 às 14:37, Joao Marcos <boto...@gmail.com> escreveu:
--
[...]

 Departament of Computer Science, IME
 University of Sao Paulo
 http://www.ime.usp.br/~mfinger
 ORCID: https://orcid.org/0000-0002-1391-1175
 ResearcherID: A-4670-2009

Adolfo Neto

to Marcelo Finger, Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Este vídeo talvez seja útil.
Colegas meus estão elogiando:

Gostei muito deste texto também:
Como mudar do aprendizado presencial para o online, com o mínimo de estresse, esforço e miséria, por Paul Ralph

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.

Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Joao Marcos

to Marcelo Finger, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Hoje a Pró-Reitoria de Pós-Graduação da minha instituição também
proibiu a realização, "nos seus câmpi", de "bancas de qualificação,
mestrado e doutorado (presencial e a distância)"... E eu desisti de
vez de tentar entender e de continuar oferecendo biscoitos finos aos
meus estudantes. Melhor procurar outro público!

%

Marcelo, permita-me parabenizar o IME/USP pelos esforços em manter ao
menos um resquício de "normalidade" (e racionalidade).

Os dois encontros que tive com os alunos à distância, na semana
passada, me deram _muito_ mais trabalho do que os encontros
presenciais, mas não me arrependo de ter tentado manter os alunos
ocupados ("a mente ociosa é o jardim do diabo").

%

Adolfo, obrigado pelos links!

%

JM

--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Joao Marcos

> [...]
> A USP está incentivando fortemente a não parar as atividades principais da universidade,

Por favor avise quando a USP começar a aceitar alunos diretamente na
modalidade remota: tenho alguns bons alunos aqui que estão querendo
estudar e produzir pesquisa!

JM

Jorge Petrucio Viana

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Boa quarentena!

Na UFF a situação (como é usual, em se tratando da UFF) parece ser ainda mais especial.
O semestre começava na segunda-feira, dia 16/03/2020.
Nos dias 14 e 15, a Reitoria divulgou um comunicado de que as aulas só começariam no dia 23.
Mas, durante a semana, emitiu um outro comunicado de que as aulas estão suspensas até o início de abril.
A direção do IME divulgou uma mensagem dizendo que o Instituto está fechado (realmente fechado, lacradão) até o dia 14 de abril.

Em resumo: nosso semestre ainda não começou, não temos turmas oficialmente abertas, não temos alunos para dar aulas.
Mas temos registro de turmas já atribuídas e alunos já matriculados nelas.

Além disso, a Reitoria emitiu um comunicado desaconselhando atividades com os alunos (que "foram eleitos" mas "não tomaram posse") via Internet, por razões semelhantes às que vocês já apontaram.

Sempre é possível ser mais criativo!!!

Abraços e cuidem-se!!!
Petrucio

--
Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Claudio Andrés Callejas Olguín

to Adolfo Neto, Marcelo Finger, Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Boa noite a todos(as),

A UFERSA, universidade com todos os seus campus no interior do RN, decidiu suspender, por tempo indeterminado, todas as aulas dos cursos presenciais. Apesar que não foram informados oficialmente as rações dessa decisão, eu concordo plenamente com a mesma, porque não todos os alunos têm computador com internet, nem podemos assumir que todos dispõem de um lugar apropiado para o estudo, também desconhecemos quantos alunos tiveram a sua situação econômica familiar agravada por causa do corona vírus (os trabalhadores informais têm sido fortemente afetados e muitos trabalhadores com carteira assinada estão sendo demitidos) e por último, não sabemos quantos alunos vão adoecer ou vão ter que cuidar de algum familiar doente. Se as aulas presenciais tivessem mudado para a modalidade à distância, todos os alunos que se encontram em alguma dessas situações seriam fortemente afetados. Opino que já existem demasiadas situações de exclusão e ineqüidade social como para que as universidades públicas venham a acrescentar mais uma.

Eu sinto falta de dar aulas, neste semestre tenho todas as disciplinas teóricas da computação no campus ( matemática discreta, lógica matemática e teoria da computação) e me dá muito prazer ministrá-las, mas não posso desconsiderar a função social do meu cargo de professor de uma universidade pública.

Abraços,
Claudio Callejas.

Joao Marcos

to Claudio Andrés Callejas Olguín, Adolfo Neto, Marcelo Finger, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Hummm...  E se ao invés de reclamarmos a respeito da inequidade a gente trabalhasse para _resolvê-la_, Claudio?

O que *exatamente* precisariam os seus alunos ter para assistir às suas aulas? (ao invés de assistir as "mesmas" aulas, digamos, em um MOOC, ou uma instituição qualquer que já ofereça o ensino das "suas" disciplinas na modalidade remota)

JM

Claudio Andrés Callejas Olguín

to Joao Marcos, Adolfo Neto, Marcelo Finger, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Oi João Marcos,

Em seg, 23 de mar de 2020 18:13, Joao Marcos <boto...@gmail.com> escreveu:
Hummm...  E se ao invés de reclamarmos a respeito da inequidade a gente trabalhasse para _resolvê-la_, Claudio?
A única forma de resolver a ineqüidade é mudar o sistema econômico dominante. O que estou falando é não contribuir para acentua-la mais ainda.

O que *exatamente* precisariam os seus alunos ter para assistir às suas aulas? (ao invés del assistir as "mesmas" aulas, digamos, em um MOOC, ou uma instituição qualquer que já ofereça o ensino das "suas" disciplinas na modalidade remota)
Para poder assistir e estudar o conteúdo das minhas aulas eles precisam não se encaixar em nenhum dos quatro cenários que mencionei no meu e-mail anterior.

Joao Marcos

to Claudio Andrés Callejas Olguín, Adolfo Neto, Marcelo Finger, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Viva, Claudio:

Como a discussão aqui já se tornou quase que inteiramente [off-topic],
esta é a minha última mensagem sobre o assunto.

Antes de mais nada, gostaria de dizer que concordo inteiramente com a
necessidade de "mudar o sistema econômico dominante". Tenho até a
impressão de que ele já está sendo afetado, com a atual crise mundial.

Tenho dificuldade em compreender, não obstante, a sua alegação sobre o
_acentuamento_ da inequidade --- sempre quis acreditar, na realidade,
que a educação poderia contribuir para _reduzir_ a inequidade social.
Afinal, não estamos mais no século XIX...
https://brasil.elpais.com/sociedade/2020-03-04/lei-escolar-do-imperio-restringiu-ensino-de-matematica-para-meninas.html

Dos quatro cenários que você levantou na sua mensagem anterior, tomo a
liberdade de ignorar aqueles que dizem respeito à praga (que nos
tolheu recentemente a liberdade). Afinal, licenças por motivo de
saúde não são menos válidas agora do que antes, e de todo modo parece
bem simples para a universidade repensar suas regras de modo a
permitir novas situações de exceção para aqueles que forem diretamente
afetados pelo coronavírus. Como (vice-)coordenador de curso, posso
dizer que já lidamos com situações de exceção todos os dias, e nos
preocupamos com nossos alunos um a um.

Com relação ao cenário no qual os alunos não têm um lugar apropriado
para estudo, ele é realmente grave. Imagino que você se refira a
alunos que estudam exclusivamente na biblioteca, ou em outras
dependências da universidade. Embora a imensa maioria dos meus
alunos, hoje, se formem sem nunca ter pisado na biblioteca
universitária, sei que existem aqueles que precisam sair de casa para
conseguir estudar. Não é fácil estudar ou trabalhar, digamos, se você
tiver uma criança de quatro anos em casa... Penso que estes alunos
podem precisar interromper temporariamente seus estudos, de fato, e a
universidade deve colaborar para tornar isto possível. Novamente,
estamos falando de regras de exceção, que não precisam afetar aqueles
(a imensa maioria?) que _não_ se encontram nesta situação, certo?

Finalmente, com relação ao acesso à internet, esta é a parte mais
fácil de resolver. Não me parece claro que a UFERSA venha a ter mais
dificuldade do que a UFRN para fornecer um *vale-internet* para seus
alunos. Salvo engano de minha parte, há evidências, de fato, de que
sempre houve mais alunos em estado de "precariedade social" (precisam
cuidar de seus familiares? precisam trabalhar durante boa parte do
dia?) entre os discentes de cursos oferecidos inteiramente na
modalidade de ensino à distância do que entre aqueles que, apesar das
eventuais dificuldades financeiras ou familiares, já conseguem hoje
dar, de alguma forma, conta do transporte, da alimentação (em vários
locais do Brasil já se cogita enviar cestas básicas para as famílias
dos alunos do Ensino Fundamental que não poderão mais fazer seus
lanches na escola), do alojamento, de tudo que é necessário para que
eles possam assistir às aulas presencialmente, estudar para as provas,
etc. Então, depois que a universidade, ela própria, garantir aos
alunos o acesso à internet, o que fica faltando? Abrir um par de
novas exceções para aqueles que moram numa grota que não é coberta por
_nenhum_ servidor de internet? A universidade deve fazê-lo, com
certeza! Bom, será que agora podemos finalmente discutir a situação
dos _outros_ alunos (a maioria?), que querem investir no seu futuro
profissional ao invés de só ficar checando de hora em hora as más
notícias (na internet? nos seus smartphones?) e que já tiveram seus
problemas resolvidos com as medidas discutidas acima?

Cumprimentos,
Joao Marcos

PS: Só por curiosidade, eu gostaria muito de saber se alguma
universidade já teve a ideia de perguntar *aos alunos* o que eles
preferem, nestes tempos de "contato estendido com a família".

On Mon, Mar 23, 2020 at 6:36 PM Claudio Andrés Callejas Olguín
--
http://sequiturquodlibet.googlepages.com/

Adolfo Neto

to Joao Marcos, Claudio Andrés Callejas Olguín, Marcelo Finger, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA

On Mon, Mar 23, 2020 at 7:48 PM Joao Marcos <boto...@gmail.com> wrote:
Viva, Claudio:

(...)

PS: Só por curiosidade, eu gostaria muito de saber se alguma
universidade já teve a ideia de perguntar *aos alunos* o que eles
preferem, nestes tempos de "contato estendido com a família".

A UTFPR está neste exato momento (no sentido de que o formulário está na rede e foi enviado para os alunos) fazendo esta pergunta a seus alunos.

Adolfo Neto

to Joao Marcos, Claudio Andrés Callejas Olguín, Marcelo Finger, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA

Claus Akira Horodynski Matsushigue

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Claus Akira Horodynski Matsushigue

ORGULHO DE SER UnB!!!!!!!!!!!!!!!!!!

ADUnB pede suspensão completa das atividades na UnB

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) enviou um oficio ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), pedindo a suspensão completa das atividades de ensino na universidade, por tempo indeterminado e com posterior discussão do calendário acadêmico quando a situação de circulação de pessoas já esteja regularizada.

A UnB havia determinado a suspensão das atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão e a substituição das aulas presenciais por atividades virtuais, por meio do uso de ferramentas e plataformas de EAD. Para a ADUnB, a medida causa prejuízos aos(às) docentes e à comunidade acadêmica, já que muitos estudantes não têm acesso livre à internet e as professoras e professores não terão o suporte adequado para desenvolver conteúdo nessas plataformas.

Leia o documento na íntegra:

Ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UnB

Reitoria em Cópia

Senhores e Senhoras Conselheiros,

A Associação de Docentes da Universidade de Brasília tem acompanhado de perto as medidas coletivas de proteção à nossa comunidade e vem partilhar com os senhores e senhoras algumas preocupações no interesse da categoria docente.

Todos e todas estamos cientes da gravidade dessa pandemia, sem precedentes na história, e que começa a se espalhar pelo nosso país, tornando imprescindível reduzir rapidamente a circulação de pessoas para reduzir, consequentemente, a velocidade de contágio. A Resolução do CEPE 0011/2020, de 14 de março, suspendeu até o dia 29 do mesmo mês as atividades presenciais de ensino, pesquisa e extensão e o DEG emitiu comunicado orientando a substituição das aulas presenciais por atividades virtuais por meio do uso de ferramentas e plataformas de EAD, disponibilizadas pela universidade.

Nós estamos compreendendo essas medidas como uma solução temporária para manter os alunos em atividade neste primeiro período de interrupção. Mas, acreditamos que elas não poderão dar conta de manter qualidade de ensino e equidade de acesso, caso seja necessário um prolongamento de maior duração das atividades presenciais. Enumeramos abaixo as razões principais que nos fazem pensar assim:

1. Existe um conjunto de conhecimentos e técnicas em torno de textos e aulas em EAD desenvolvidos ao longo do tempo, demonstrando que para garantir qualidade de ensino nesta modalidade não se pode, simplesmente, fazer o mesmo que se faria em sala diante de uma câmera de computador ou dentro de uma sala virtual de debate. É verdade que muitos de nossos professores tem experiência anterior em EAD, o que torna mais fácil para eles, na dependência da natureza dos conteúdos, adaptar as aulas ao formato virtual. Entretanto, essa não é a realidade, talvez, da maioria dos nossos docentes e suas dificuldades com essas ferramentas não permitirão, por um lado, a isonomia na qualidade da oferta e, por outro lado, não pode expô-los ao conjunto dos estudantes como docentes despreparados, ou negligentes.

2. A UnB não dispõe de nenhum estudo sobre inclusão digital de seus estudantes, no que se refere à qualidade da acessibilidade domiciliar dos mesmos. É sabido, entretanto, que muitos deles dependem de conexões disponibilizadas publicamente, cuja possível radicalização das medidas de isolamento os impedirá de acessá-las, prejudicando exatamente o grupo dos estudantes mais vulnerável, em um contexto, onde já estão suspensos os passes estudantis de transporte público. Ou, poderá ainda, forçar esse grupo a procurar os locais com sinal aberto, obrigando-os a gastos e expondo-os a maiores riscos, o que também vai de encontro à equidade das oportunidades.

3. Não parece evidente que o nosso provedor e nossa rede suportarão, de uma só vez, todas as disciplinas de todos os cursos usando plataformas abrigadas em nosso CPD. Do mesmo modo, nos preocupa se o suporte técnico necessário às novas demandas desse uso generalizado das plataformas on line poderá ser mantido diante da redução de efetivos técnico-administrativos presenciais necessários à proteção desse setor. Devemos notar que problemas com quedas temporárias de conexão não chegam a ser raras em condições normais na UnB, o que causa maiores inseguranças para longos períodos de sobrecarga do sistema.

4. Entre as medidas do governo pensadas para reduzir nossa jornada para 30 horas e baixar 25% de nossos salários, encontra-se a proposta de transformar 40% de todos os cursos em atividade EAD. Assim sendo, se no esforço de respondermos às demandas emergentes da pandemia, nós transformarmos, ainda que sem condições, os cursos presenciais de todo um semestre em modalidade EAD, estaremos reforçando essa perspectiva irreal e contrária aos interesses de toda a comunidade universitária.

No dia de ontem surgiu o primeiro caso comunitário no Distrito Federal e as estimativas de especialistas apontam para 4.900 casos no Brasil até o fim desse mês. Desta maneira, acreditamos que no dia 29 de março deverá estar mais claro para todos e todas que o rigor nas medidas de isolamento físico necessário só aumentará nas semanas seguintes. Neste sentido, solicitamos aos conselheiros e conselheiras, que ao fim desse período determinem a suspensão completa das atividades de ensino por tempo indeterminado, com posterior discussão do calendário acadêmico quando a situação de circulação de pessoas já esteja regularizada, devendo-se ter em conta que o conjunto de docentes e da comunidade acadêmica em geral não pode ser culpabilizado pela crise com perda de seus direitos.

Com votos de respeito e consideração,

Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - ADUnB

A DIRETORIA

Claus Akira Horodynski Matsushigue

to Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA, Claus Akira Horodynski Matsushigue

ORGULHO DE SER UnB!!!!!!!!!!!!!!!!

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da Universidade de Brasília, decidiu, em reunião virtual nesta segunda-feira (23/3), suspender o calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020 pelo tempo que durar a situação de emergência de saúde pública relacionada à pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal. As aulas e atividades realizadas de 9 de março até agora não perdem a validade.

Na resolução do Cepe, ficam autorizadas algumas atividades não presenciais, como as de extensão voltadas ao atendimento à comunidade em temas relacionados à saúde da população. Os estágios supervisionados e atividades assistenciais na área de saúde, preferencialmente relacionadas ao combate à Covid-19, também estão autorizadas pelo Cepe, assim como a realização de bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso, de qualificação e defesa de dissertação ou tese, desde que exclusivamente de modo não presencial.

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) representada na reunião pelos diretores Jacques de Novion e Luiz Araújo, e defendeu, conforme o ofício enviado pelo sindicato ao Cepe na quarta-feira (18), a suspensão completa das atividades de ensino na universidade.

A ADUnB afirmou que a medida preserva a isonomia da instituição, já que não há como garantir equidade de acesso - tanto aos docentes quanto aos estudantes - à tecnologia necessária para continuidade das atividades acadêmicas, o que prejudicaria a qualidade do ensino.

"Não podemos colocar em risco a comunidade com atividades presenciais, tampouco aprofundar as desigualdades existentes de acesso ao ensino. Concordamos também com a abertura para atividades de acolhimento, solidariedade e combate à pandemia. Certamente a UnB tem dever de estar engajada nesse esforço nacional", considerou a ADUnB durante a reunião.

Joao Marcos

to Claus Akira Horodynski Matsushigue, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
> já que muitos estudantes não têm acesso livre à internet e as professoras e professores
> não terão o suporte adequado para desenvolver conteúdo nessas plataformas

Quais as propostas da UnB (ou da ADUnB) para *resolver* estes dois problemas?

JM

Claus Akira Horodynski Matsushigue

to Joao Marcos, Claus Akira Horodynski Matsushigue, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA

Veja..  não sou da ADUnB, nem estou defendendo-a.  O prof Everaldo abaixo não é de "esquerda" por exemplo.

Realmente é não fechar os olhos para o que está acontecendo no mundo, e pior, o morticínio que ocorrerá no Brasil...  morticínio.

Sugeriria também uma leve visita às residências dos nosso alunos com mais carências, ver as casas, os cômodos, quantos vivem, quantos desempregados, doentes, bêbados, idosos, crianças, problemas de segurança...  isso antes da epidemia.  Saber que no BRASIL REAL, agora no início da epidemia, por exemplo, um dos maiores problemas são crianças que, sem escola, ficam sem merenda, SEM COMER.  Fora que não há e não haverá hospital para todos.  A maioria terá que voltar para casa, mesmo infectado e enfermo. Sem nenhuma instrução ou condição.  Nem testes estão fazendo, esta é a realidade.  E um governo que faz piada durante estes meses sobre a "gripezinha", ainda faz.  Quando não sugere deixar os trabalhadores SEM SALÁRIOS POR 4 MESES.  Com MAIS DE DOIS MESES DE ANTECEDÊNCIA DA CHINA e mais de um da Itália, o Brasil não tem nem álcool, nem máscara, nem testes, nem equipes preparadas e organizadas, nem hospitais ou novos leitos sendo construídos, nem respiradores....  No final, NADA...  ao deus dará!!!

O calendário acadêmico precisa e poderá aguardar; nossas vidas, não!

Prof. Everaldo Batista da Costa

Departamento de Geografia

Universidade de Brasília

everal...@unb.br

Vou repetir o que já está dado: os meses de abril, maio e junho poderão ser trágicos para o Brasil, na dimensão da saúde pública e da economia, em especial.

Nesse sentido, diante de um quadro social caótico, como atuarão ou como podem atuar as Universidades públicas brasileiras?

O debate interno parece ser o da “manutenção do calendário acadêmico” no EAD.

Eu teria dezenas de argumentos contra essa posição, mas deixarei apenas um, o mais óbvio: nem a Universidade púbica brasileira, muito menos a sociedade, os professores ou estudantes temos estrutura técnica e formativa para a “desejada” EAD, nem momentaneamente, para ensinar-aprender de forma qualificada.

Assim, quero fazer coro ao que defende o colega professor Paulo Celso dos Reis Gomes, da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília, em texto publicado, no dia 20 de março de 2020 pela ADUnB, no tocante à atuação social da instituição, neste momento peculiar da história mundial.

Texto coerente e necessário que termina com o chamado: “Peço encarecidamente à Administração Superior que avalie a possibilidade de suspender o calendário do semestre letivo e o substitua por atividades de extensão universitária, coordenadas e integradas por nossas instâncias internas mais adequada, até que o pior dessa pandemia passe” (P. Gomes).

Não é o momento para que a “Universidade sem condição” (J. Derrida) esteja centrada na manutenção do calendário acadêmico, de forma precarizada-precarizante, ultrajada-ultrajante do ensino, dos docentes e dos alunos. O calendário será recuperado, as vidas não.

Assim, dentre as Faculdades, Institutos e Departamentos, quais poderiam:

  1. Atuar junto às mães e aos pais que estão em casa com seus filhos pequenos, com atividades pedagógicas?
  2. Dar suporte técnico à manutenção de equipamentos hospitalares?
  3. Criar e/ou disponibilizar/indicar material lúdico, de lazer ou entretenimento para famílias que estão em casa acometidos pela angústia do confinamento?
  4. Propor grupos de leitura interativa entre docentes e comunidade (obviamente, incluindo nossos alunos), no limite daquilo que podemos atuar e que a sociedade pode receber, virtualmente?
  5. Realizar apoio psicológico às famílias que já apresentam indivíduos infectados ou em quadro de depressão catalisado ou não pela pandemia?

São muitas as alternativas de atuação extensiva, além destas aqui indicadas e inspiradas no que propõe nosso colega Paulo Celso dos Reis.

Este momento - único na vida da maioria de nós - deve ser superado com solidariedade. O calendário acadêmico precisa e poderá aguardar; nossas vidas, não.

Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Joao Marcos

to Claus Akira Horodynski Matsushigue, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Pelo que entendi, a proposta do Prof. Everaldo ---com cinco ações claramente delineadas--- é nos concentramos na *extensão*.  Parece-me bom --- certamente bem melhor do que simplesmente proibir todos os docentes de dar aulas "em qualquer modalidade", sem justificativa, e propor interromper as defesas de trabalhos de conclusão, dissertação e tese, sem justificativa.  A UnB já começou a tomar medidas para a *implementação* destas propostas?  O tempo urge!

JM

PS: Mais uma vez, esta thread vai se tornando demasiado off-topic, e não pretendo por isso dar continuidade à discussão.

Rodrigo Freire

to Joao Marcos, Claus Akira Horodynski Matsushigue, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Vou tentar esclarecer o que aprovamos no cepe (não que seja relevante, mas sou conselheiro titular e estive na reunião por zoom) e o cenário de coordenação que temos.

1- Como foi dito, aprovamos a suspensão do semestre, não seu cancelamento. Significa que o semestre será retomado quando a quarentena terminar. Já era a proposta da reitoria e, de fato, em uma semana de coordenação, vimos que seria muito difícil suportar a avalanche de demandas por muito tempo. É recomendado que sejam mantidas atividades ou mesmo cursos de modo mais leve, mais diluído, sem cobrança de calendário nem de avaliação, para manter os alunos engajados e ajudar no lado psicológico deles durante a quarentena. Usamos google classroom, aprenda, moodle, email e outras plataformas. Como coordenador de pós, acho essencial manter, na medida do possível, cursos de modo diluído durante esse período.

2- Sobre os estudantes que não tem acesso à internet, não há um plano para garantir internet em espaços privados fora do câmpus. O acesso é garantido nas dependências do câmpus. Se a presença no câmpus é impedida, temos um problema. Mas temos um problema mais básico, de garantir a alimentação dos estudantes que dependem disso. A alimentação está sendo entregue em casa para os que tem uma modalidade específica de bolsa alimentar. Outras soluções estão em estudo. Na pós não temos esses problemas.

3- A universidade deve continuar ativa. Deve ajudar no que for possível.

Abraço
Rodrigo

--
Você recebeu essa mensagem porque está inscrito no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
Para cancelar inscrição nesse grupo e parar de receber e-mails dele, envie um e-mail para logica-l+u...@dimap.ufrn.br.

Thanos Tsouanas

to Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Mando so pra adicionar a situacao nas Universiades na Grecia:

As aulas continuam em modo remoto [excessao as aulas que necessitam
mesmo uso de laboratorio, que estao suspensas], e cada universidade
pode escolher a forma que vai lecionar remotamente, inclusive tem
liberdade entre professores. As opcoes sao: (1) gravar video com
camera e quadro e postar online e discutir; (2) criar video falando em
cima de slides, conotando, etc. (3) usar algo de conferencia(?) como
os team/zoom/webex/etc. Se nao me engano foram "perdidas" 1-2 semanas
de aulas, e a ideia eh tentar recupera-la para nao atrasar o semestre.

Parecida coisa acontece na universidade da Glasgow tambem.

Abracos.
> --
> Você está recebendo esta mensagem porque se inscreveu no grupo "LOGICA-L" dos Grupos do Google.
> [...]

Joao Marcos

to Thanos Tsouanas, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
> [...]
> mesmo uso de laboratorio, que estao suspensas], e cada universidade
> pode escolher a forma que vai lecionar remotamente, inclusive tem

Mesma coisa em Portugal, até onde sei... Os membros da lista baseados
em Lusitânia poderão confirmar.

Enquanto isso, aqui na nossa universidade: proibido dar aulas "em
qualquer modalidade", há oito dias.
JM

Marcelo Finger

Haniel Barbosa

to Marcelo Finger, Joao Marcos, Lista acadêmica brasileira dos profissionais e estudantes da área de LOGICA
Parar as aulas é uma coisa, parar as atividades de pesquisa (o foco do
texto) é outra.

Ao que me consta as universidades que suspenderam aulas (como a UFMG)
deixaram claro que o que puder continuar sendo feito remotamente, que
não envolva aulas, deve continuar. É claro que isso acarreta perda de
produtividade, mas é bem diferente de ter parado.